Treinos
Treino de força com poucas repetições emagrece mesmo? Como funciona?
Pedro Oliveira
2 semanas, 5 dias atras
0 views
Pessoal, tenho 35 anos, trabalho o dia todo sentado e quero começar a levar o fitness mais a sério. Já tentei correr e fazer aeróbico, mas não me adaptei muito. Vi uns vídeos sobre treino de força com poucas repetições (tipo 5-8 repetições com bastante peso) e fiquei curioso. Será que essa estratégia ajuda a emagrecer, ou é mais pra quem quer ganhar massa muscular? Meu objetivo principal é perder uns quilinhos e definir o corpo, sem ficar gigante. Alguém tem experiência com isso? Funciona mesmo para queimar gordura e acelerar o metabolismo? Agradeço qualquer dica ou experiência!
3 respostas
Melhor resposta
Gustavo Pereira
1 semana, 6 dias atras
Pedro, a estratégia de treino de força com poucas repetições para emagrecimento é super válida e eficaz, especialmente se combinada com outras práticas saudáveis. Deixa eu te explicar como funciona e te dar umas dicas práticas:
**Por que funciona?**
* **Aumento da massa muscular:** Mesmo que você não queira ficar gigante, um pouco de massa muscular a mais faz toda a diferença no seu metabolismo. Músculos queimam mais calorias do que gordura, mesmo em repouso.
* **Efeito EPOC:** O "Excess Post-exercise Oxygen Consumption" (Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício) é o aumento do gasto calórico que acontece depois do treino. Treinos de força intensos, como os com poucas repetições e muito peso, geram um EPOC maior, fazendo com que você queime mais calorias por horas depois do treino.
* **Melhora da sensibilidade à insulina:** O treino de força ajuda a melhorar a forma como seu corpo utiliza a insulina, o que pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e reduzir o armazenamento de gordura.
**Passos Práticos:**
1. **Escolha os exercícios certos:** Foque em exercícios compostos que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo: agachamento, levantamento terra, supino, remada, desenvolvimento (ombro).
2. **Aprenda a técnica correta:** A execução correta é fundamental para evitar lesões e maximizar os resultados. Se possível, procure um profissional para te ensinar a técnica de cada exercício.
3. **Progressão de carga:** Comece com um peso que te desafie, mas que você consiga executar as repetições com boa forma. Aumente o peso gradualmente ao longo do tempo.
4. **Descanse adequadamente:** O descanso é tão importante quanto o treino. Seus músculos precisam de tempo para se recuperar e crescer.
5. **Combine com cardio:** Não precisa abandonar o aeróbico completamente! 2-3 sessões de cardio leve a moderada por semana (caminhada, bicicleta, natação) podem ajudar a acelerar a queima de gordura.
**Dica final:** A consistência é a chave! Não espere resultados da noite para o dia. Leva tempo para construir músculos e perder gordura. Seja paciente, consistente e aproveite o processo!
Lucas Ferreira
1 semana, 6 dias atras
Pedro, treino de força com poucas repetições pode sim te ajudar a emagrecer! Muita gente pensa que só aeróbico queima gordura, mas o treino de força, especialmente com cargas mais altas e menos repetições, tem um impacto enorme no seu metabolismo. Quando você força seus músculos a trabalharem pesado, eles precisam de mais energia para se recuperar e crescer (mesmo que pouco). Esse processo de recuperação gasta calorias por até 48 horas depois do treino, o que ajuda a aumentar seu gasto calórico total. Além disso, aumentar a massa muscular (mesmo que um pouco) acelera seu metabolismo basal, ou seja, você queima mais calorias em repouso. Foque em exercícios compostos como agachamento, supino, levantamento terra e remada, que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo. Combine isso com uma dieta equilibrada e você vai ver resultados!
Ana Silva
1 semana, 6 dias atras
Oi Pedro! Complementando o que o Lucas falou, é importante entender que o emagrecimento é um processo complexo que envolve tanto o treino quanto a alimentação. O treino de força com poucas repetições é ótimo para construir massa muscular, o que, como já disseram, aumenta o metabolismo. Mas se você não estiver em déficit calórico (consumindo menos calorias do que gasta), você não vai emagrecer. Então, foque em: 1) Treino de força 2-3 vezes por semana, com exercícios compostos e progressão de carga (aumentando o peso aos poucos); 2) Uma dieta rica em proteínas, fibras e gorduras saudáveis, controlando as calorias; 3) Descanso adequado (dormir bem é crucial para a recuperação muscular e para a perda de peso). E não se esqueça de procurar um profissional de educação física e um nutricionista para te orientarem!
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta