Treinos
Treino de força com poucas repetições emagrece? Dúvidas!
Leticia Martins
2 meses, 3 semanas atras
9 views
Oi pessoal! Tenho 32 anos, trabalho o dia todo sentada e estou tentando emagrecer. Sempre ouvi falar que para perder peso o ideal é fazer muito aeróbico e treinos com muitas repetições e pouca carga. Mas vi alguns posts sobre treino de força com poucas repetições, tipo musculação pesada mesmo, e fiquei curiosa. Será que esse tipo de treino também ajuda a emagrecer? Alguém aqui já experimentou? Fiquei pensando se não seria melhor para construir massa magra e acelerar o metabolismo a longo prazo, mas não sei se é eficaz para queimar gordura. Me ajudem a entender!
3 respostas
Melhor resposta
Thiago Almeida
1 mês, 1 semana atras
Leticia, complementando o que já foi dito, vários estudos comprovam a eficácia do treino de força para o emagrecimento. Um estudo publicado no 'Journal of Applied Physiology' mostrou que indivíduos que realizaram treino de força aumentaram o gasto energético em repouso em até 7% e reduziram a gordura corporal em média 1,4 kg após 12 semanas.
A grande vantagem do treino de força é que ele promove o chamado 'efeito EPOC' (Excess Post-exercise Oxygen Consumption), que é o consumo de oxigênio elevado após o exercício. Isso significa que você continua queimando calorias mesmo depois de ter terminado o treino.
**Como aplicar isso na prática:**
1. **Priorize exercícios multiarticulares:** Agachamento, levantamento terra, supino e remada trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, maximizando o gasto calórico.
2. **Use cargas desafiadoras:** Escolha um peso que te permita fazer 6-10 repetições com boa forma.
3. **Varie os estímulos:** Alterne entre treinos com mais carga e menos repetições e treinos com menos carga e mais repetições para evitar platôs.
4. **Não se esqueça do cárdio:** Combine o treino de força com sessões de cardio (HIIT ou aeróbico moderado) para potencializar a queima de gordura.
**Dica final:** Consulte um profissional de educação física para te orientar e montar um treino adequado às suas necessidades e objetivos. Ele poderá te ajudar a progredir de forma segura e eficiente.
Julia Santos
1 mês, 1 semana atras
Oi Letícia! Entendo sua dúvida, é super comum essa confusão. A verdade é que treino de força com poucas repetições PODE SIM ajudar a emagrecer, e muito! A ideia de que só aeróbico emagrece é um mito. O treino de força, principalmente com cargas mais altas e menos repetições (tipo 6-8), aumenta a massa muscular. Mais massa muscular significa um metabolismo basal mais alto, ou seja, você queima mais calorias em repouso. Além disso, o treino de força melhora a sensibilidade à insulina, o que facilita a utilização da glicose pelos músculos e dificulta o acúmulo de gordura. Então, combine aeróbico com treino de força e você terá resultados incríveis!
Felipe Araujo
1 mês, 1 semana atras
Concordo com a Julia! Letícia, a chave é entender que emagrecimento é um processo multifacetado. Treino de força com poucas repetições é ótimo para construir músculo, o que a longo prazo auxilia na perda de peso, mas ele sozinho não faz milagre. Você precisa combinar com uma dieta equilibrada e um bom descanso.
Além disso, não se prenda a números. O que importa é a intensidade do treino. Se você está conseguindo levantar um peso que te desafia por 6-8 repetições, ótimo! Se precisar fazer 10-12 para sentir o músculo trabalhando, tudo bem também. O importante é progredir a carga ao longo do tempo.
Uma dica extra: não tenha medo de pegar pesado! Muitas mulheres têm receio de 'ficar musculosas demais', mas isso é muito difícil de acontecer naturalmente. O treino de força te dará um corpo mais forte, definido e, consequentemente, te ajudará a emagrecer.
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta