Treinos
Treino de força com poucas repetições emagrece? Funciona?
Gustavo Pereira
1 mês, 4 semanas atras
2 views
Pessoal, tenho 35 anos e tô tentando emagrecer uns quilinhos. Minha rotina é meio corrida, trabalho o dia todo e tenho pouco tempo pra academia. Ouvi falar que treino de força com poucas repetições é bom pra ganho de massa muscular, mas será que ajuda a emagrecer também? Alguém tem experiência com isso? Tô pensando em focar em exercícios como agachamento, supino e levantamento terra, mas não sei se é a melhor estratégia pra perder peso. Será que devo combinar com aeróbico? Quais os melhores exercícios e quantas repetições seriam ideais? Agradeço qualquer ajuda!
3 respostas
Melhor resposta
Thiago Almeida
2 semanas, 1 dia atras
Fala, Gustavo! Complementando o que a galera já falou, o treino de força com poucas repetições realmente pode ser um aliado no emagrecimento, principalmente se você busca manter a massa muscular durante o processo de perda de peso. Estudos mostram que o treinamento de força, especialmente com cargas mais elevadas (70-85% de 1RM), é eficaz para preservar a massa magra, que é fundamental para manter o metabolismo acelerado.
**Como aplicar isso na prática:**
1. **Escolha dos exercícios:** Foque em exercícios multiarticulares (agachamento, supino, levantamento terra, remada) que trabalham grandes grupos musculares simultaneamente.
2. **Número de repetições:** Trabalhe na faixa de 4 a 8 repetições, com uma carga que te desafie a completar o número de repetições com boa forma. Se você consegue fazer mais de 8 repetições com facilidade, aumente a carga.
3. **Descanso:** Dê um descanso adequado entre as séries (2 a 3 minutos) para permitir a recuperação muscular e garantir que você consiga manter a intensidade nos exercícios.
4. **Progressão de carga:** Tente aumentar a carga gradualmente ao longo do tempo. Isso vai estimular o crescimento muscular e manter o seu metabolismo em alta.
5. **Alimentação:** Combine o treino de força com uma dieta rica em proteínas (1,6 a 2,2 gramas por kg de peso corporal) para otimizar a recuperação muscular e o ganho de massa magra. Reduza o consumo de alimentos processados e açucarados.
6. **Cardio:** Adicione sessões de cardio moderado (30 a 45 minutos) 2 a 3 vezes por semana para aumentar o gasto calórico e melhorar a saúde cardiovascular.
**Dica final:** Consulte um profissional de educação física e um nutricionista para individualizar o seu plano de treino e alimentação de acordo com as suas necessidades e objetivos. Cada corpo é diferente, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O acompanhamento profissional é fundamental para garantir resultados seguros e eficazes.
Lucas Ferreira
2 semanas, 1 dia atras
E aí, Gustavo! Treino de força com poucas repetições pode sim ajudar no emagrecimento, mas não é a única coisa que vai te fazer perder peso. O lance é que, quando você ganha massa muscular, seu corpo gasta mais energia pra manter essa massa, o que aumenta seu metabolismo basal. Isso significa que você queima mais calorias em repouso.
Focar em exercícios compostos como agachamento, supino e levantamento terra é uma ótima ideia, porque eles recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo, o que maximiza o gasto calórico e o ganho de massa muscular.
Minha sugestão é fazer entre 6 e 8 repetições com uma carga que te desafie, mas que você consiga manter a boa forma. Descansa uns 2 minutos entre as séries pra dar tempo dos seus músculos se recuperarem. E não esquece de combinar com uma dieta balanceada e algum aeróbico pra potencializar a queima de gordura! Caminhada, corrida leve ou até um HIIT duas vezes por semana já ajudam bastante.
Fernanda Lima
2 semanas, 1 dia atras
Gustavo, super te entendo! Também tenho uma rotina super corrida e sei como é difícil encaixar tudo. Pelo que estudei e testei em mim, o treino de força é essencial para o emagrecimento a longo prazo. Quando você faz musculação, você não só queima calorias durante o treino, mas também aumenta a sua massa muscular, o que faz com que seu corpo gaste mais energia ao longo do dia, mesmo quando você está parado.
Com relação às repetições, o ideal é trabalhar com cargas mais altas e menos repetições (tipo 4 a 8) para estimular a hipertrofia (ganho de massa muscular). Se você está começando, foque na técnica correta para evitar lesões. Comece com pesos mais leves e vá aumentando gradualmente. Uma dica é procurar um profissional de educação física para te orientar nesse processo.
Além disso, a alimentação é fundamental. Não adianta treinar pesado e comer besteira depois. Priorize alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos e leguminosas, que ajudam na construção muscular. E claro, não se esqueça dos carboidratos complexos e das gorduras boas para ter energia e manter o corpo funcionando corretamente.
E para finalizar, não se cobre tanto no começo. O importante é ser consistente e ter paciência, pois os resultados vêm com o tempo. Acredite em você e não desista!
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta