Treinos
Treino ABCD ou ABC para hipertrofia feminina: qual o melhor?
Lucas Ferreira
1 mês atras
2 views
Olá pessoal, tudo bem? Tenho 28 anos, sou mulher e treino há uns dois anos, mas sinto que estanquei nos resultados. Meu foco principal é hipertrofia, especialmente pernas e glúteos. Atualmente, estou fazendo um treino ABC, mas tenho visto algumas meninas no Instagram falando sobre treino ABCD. Será que essa divisão é mais eficiente para mulheres que buscam ganhar massa magra? Qual a diferença entre os dois e qual vocês recomendariam para o meu caso? Estou aberta a sugestões e dicas para otimizar meus treinos e voltar a ver resultados!
2 respostas
Melhor resposta
Gustavo Pereira
1 semana atras
Lucas, a principal diferença entre ABC e ABCD está na frequência e no volume de treino por grupo muscular. No ABC, você treina cada músculo uma vez por semana, enquanto no ABCD, dependendo da divisão, pode ser possível aumentar a frequência. Para hipertrofia, o volume de treino (número de séries e repetições) é crucial. Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research mostrou que um volume maior de treino está associado a maior hipertrofia muscular.
Considerando que você está estagnada, sugiro analisar seu treino ABC atual: você está chegando à falha muscular em cada série? Está aumentando a carga progressivamente? Se a resposta for não, tente otimizar o ABC antes de mudar para o ABCD. Se você já está fazendo tudo certo e ainda não vê resultados, o ABCD pode ser uma opção para aumentar o estímulo. Uma possível divisão seria: A - Quadríceps, B - Posterior/Glúteo, C - Peito/Ombro/Tríceps, D - Costas/Bíceps/Abdômen.
**Passos práticos:**
1. **Avalie seu treino ABC atual:** Volume, intensidade, progressão de carga.
2. **Otimize o ABC:** Aumente a carga, faça mais repetições, diminua o descanso.
3. **Experimente o ABCD:** Se o ABC não funcionar, teste o ABCD por 4-6 semanas.
4. **Ajuste a dieta:** Garanta um consumo adequado de proteínas (1.6-2.2g/kg).
5. **Monitore o descanso:** Durma 7-9 horas por noite.
**Dica final:** Não se prenda a um modelo fixo. Adapte o treino à sua realidade e às suas necessidades. Consulte um profissional de educação física para te auxiliar na montagem e progressão do treino.
Rafael Souza
1 semana atras
Oi Lucas! Entendo sua frustração com a estagnação. Tanto o treino ABC quanto o ABCD podem funcionar para hipertrofia feminina, a chave está na individualização e progressão. O ABC normalmente divide o treino em 3 dias, focando em grupos musculares maiores em cada dia (ex: A - Peito/Tríceps, B - Costas/Bíceps, C - Pernas/Ombro). Já o ABCD geralmente divide em 4 dias, permitindo mais foco em grupos musculares específicos (ex: A - Pernas, B - Peito/Ombro, C - Costas/Tríceps, D - Bíceps/Abdômen).
A escolha vai depender da sua disponibilidade de tempo, capacidade de recuperação e preferência pessoal. Se você está sentindo que o ABC não está dando o estímulo necessário, o ABCD pode ser uma boa opção para aumentar o volume de treino em cada grupo muscular. Experimente por algumas semanas e veja como seu corpo responde. Não se esqueça de ajustar a dieta e o descanso para otimizar a hipertrofia!
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta