Treinos
Treino ABCD ou ABC para hipertrofia feminina: Qual o melhor?
Thiago Almeida
2 meses, 2 semanas atras
6 views
Olá pessoal! Tenho 28 anos, treino há uns 2 anos, e meu foco principal é hipertrofia, principalmente de membros inferiores (glúteos e coxas). Atualmente, estou fazendo um treino ABC, mas tenho visto algumas amigas com resultados ótimos com treino ABCD. Fico na dúvida se mudo a divisão do meu treino. Será que o ABCD é realmente superior para mulheres que buscam ganho de massa muscular, ou o ABC ainda entrega bons resultados? Quais as vantagens e desvantagens de cada um, considerando a recuperação muscular e a frequência de estímulo por grupo muscular? Agradeço qualquer ajuda!
4 respostas
Melhor resposta
Maria Costa
3 semanas, 4 dias atras
Olá Thiago! A questão entre ABC e ABCD para hipertrofia feminina é bem interessante. Ambos podem funcionar, mas o segredo está na periodização e na individualização do treino. O ABC permite uma frequência maior de estímulo por grupo muscular, o que pode ser vantajoso para quem busca hipertrofia. Já o ABCD, por ter um intervalo maior entre os treinos do mesmo grupo muscular, pode ser ideal para quem precisa de mais tempo de recuperação ou prefere treinar com maior intensidade.
Para decidir, considere o seguinte:
* **Frequência:** Quantas vezes por semana você consegue treinar?
* **Volume:** Quantas séries e repetições você está fazendo por treino?
* **Intensidade:** Qual a carga que você está utilizando?
* **Recuperação:** Quanto tempo seus músculos precisam para se recuperar?
* **Preferência pessoal:** Qual divisão de treino você se sente mais motivada a seguir?
**Passos práticos para escolher:**
1. **Experimente:** Faça um teste de 4-6 semanas com cada divisão de treino.
2. **Monitore:** Anote o seu progresso, tanto em termos de carga quanto de medidas.
3. **Ajuste:** Adapte o treino conforme necessário, levando em consideração seus resultados e sensações.
**Dica final:** A hipertrofia é um processo individual e multifatorial. Além do treino, a alimentação e o descanso são cruciais para o sucesso. Consulte um profissional de educação física e um nutricionista para te ajudar a montar um plano personalizado.
Julia Santos
3 semanas, 4 dias atras
Oi Thiago! Entendo sua dúvida, é super comum essa indecisão. A verdade é que não existe um treino 'melhor' absoluto, e sim aquele que se encaixa melhor na sua rotina e no seu corpo. O ABC é ótimo para quem consegue treinar 5-6 vezes por semana, dando um bom descanso para cada grupo muscular. Já o ABCD pode ser interessante se você tem menos tempo e quer focar em dar um estímulo mais intenso em cada grupo muscular por treino. Eu, particularmente, prefiro o ABC porque sinto que consigo manter a frequência e o volume de treino mais altos, o que é crucial para hipertrofia. Mas, no fim das contas, o mais importante é experimentar e ver o que funciona melhor para você. Uma dica: monitore seu progresso, tanto em termos de carga quanto de medidas, e ajuste o treino conforme necessário.
Leticia Martins
3 semanas, 4 dias atras
Thiago, concordo com a Julia! A escolha entre ABC e ABCD depende muito da sua individualidade e rotina. Eu já testei os dois e senti que o ABCD funcionou melhor para mim, porque consigo focar mais em cada grupo muscular e dar um estímulo mais intenso. Atualmente, meu treino é: A (glúteo e posterior de coxa), B (quadríceps e panturrilha), C (peito, ombro e tríceps), D (costas, bíceps e abdômen). Com esse treino, consigo treinar 4 vezes por semana e sinto que meus músculos têm tempo suficiente para se recuperar. Experimente os dois e veja qual te dá mais resultados! Uma dica extra: não se esqueça da alimentação e do descanso, que são tão importantes quanto o treino para a hipertrofia.
Pedro Oliveira
3 semanas, 4 dias atras
Na minha experiência, a escolha entre ABC e ABCD é menos importante do que a consistência e a progressão de cargas. Se você está conseguindo aumentar as cargas no ABC e sente que está se recuperando bem, não vejo motivo para mudar. O mais importante é garantir que você esteja treinando com intensidade e que esteja comendo o suficiente para construir massa muscular. Foque em exercícios compostos, como agachamentos, levantamento terra e supino, e não se esqueça de incluir exercícios de isolamento para os grupos musculares que você quer priorizar. E lembre-se: a paciência é fundamental! Resultados consistentes levam tempo.
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta