Ana Silva
Treinos

Treino ABCD ou ABC para hipertrofia feminina: qual o melhor?

Ana Silva 1 mês, 4 semanas atras 0 views
Oi meninas, tudo bem? Tô numa dúvida cruel montando meu treino e queria a opinião de vocês. Tenho 28 anos, trabalho sentada o dia todo e tô querendo ganhar massa magra, sabe? Já treino há uns 6 meses, mas sinto que tô estagnada. Meu instrutor sugeriu mudar para um treino ABCD ou ABC, mas não sei qual seria o mais eficiente para mim, já que sou mulher e dizem que nosso corpo responde diferente. Alguém já testou os dois e pode me dar uma luz? Qual o melhor para hipertrofia feminina? Tô aberta a sugestões e dicas extras também! Obrigada desde já!

3 respostas

Melhor resposta
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 1 dia, 9 horas atras
Oi Ana! Vou te dar uma visão um pouco mais prática e completa sobre o assunto, baseada na minha experiência e em alguns estudos que li. **Entendendo os Treinos:** * **Treino ABC:** Divide o corpo em 3 partes (ex: A - Peito/Tríceps, B - Costas/Bíceps, C - Pernas/Ombros). É ótimo para iniciantes e quem tem menos tempo, pois permite uma recuperação maior entre os treinos de cada grupo muscular. * **Treino ABCD:** Divide o corpo em 4 partes (ex: A - Pernas, B - Peito/Tríceps, C - Costas/Bíceps, D - Ombros/Abdômen). Permite um foco maior em cada grupo muscular, ideal para quem já tem mais experiência e busca um estímulo maior para a hipertrofia. **Por que o ABCD pode ser interessante para mulheres:** Nós, mulheres, geralmente temos uma recuperação muscular um pouco mais rápida que os homens (devido a fatores hormonais, entre outros). Isso significa que podemos tolerar uma frequência de treino um pouco maior. O ABCD permite treinar cada grupo muscular com mais intensidade e frequência, o que pode ser benéfico para a hipertrofia. **Passos para escolher o treino ideal:** 1. **Avalie sua experiência:** Se você é iniciante, comece com o ABC. Se já treina há mais tempo e busca um novo desafio, experimente o ABCD. 2. **Considere sua disponibilidade:** O ABCD exige mais tempo e dedicação. Se você não tiver tempo para ir à academia 4 vezes por semana, o ABC pode ser uma opção melhor. 3. **Monitore sua recuperação:** Preste atenção em como seu corpo se sente. Se você estiver se sentindo muito cansada ou dolorida, diminua a intensidade ou a frequência dos treinos. 4. **Experimente e adapte:** Não existe uma fórmula mágica. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Experimente os dois treinos e veja qual te dá os melhores resultados. **Dica Extra:** Independente do treino que você escolher, foque na progressão de carga (aumentar o peso gradualmente) e na técnica correta dos exercícios. A alimentação também é fundamental para a hipertrofia. Certifique-se de estar consumindo proteína suficiente para construir massa muscular. Consulte um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar adequado aos seus objetivos. Outra coisa: descanse! O sono é essencial para a recuperação muscular e para o crescimento. Durma pelo menos 7-8 horas por noite. Lembre-se que o mais importante é encontrar um treino que você goste e que se encaixe na sua rotina. Com consistência, dedicação e uma boa orientação, você vai alcançar seus objetivos!
Carlos Mendes
Carlos Mendes 1 dia, 9 horas atras
Oi Ana! Entendo sua dúvida, é super comum. Ambos os treinos (ABCD e ABC) podem funcionar para hipertrofia feminina, a questão é como eles se encaixam na sua rotina e nível de experiência. O ABC é geralmente recomendado para quem está começando ou tem menos tempo para treinar, já que você treina cada grupo muscular uma vez por semana. O ABCD, por outro lado, exige mais tempo e dedicação, pois divide o corpo em mais partes, permitindo um foco maior em cada músculo. Se você está se sentindo estagnada, pode ser que seu corpo precise de um estímulo diferente. Experimente o ABCD por algumas semanas e veja como você se sente. Se estiver muito cansativo ou interferir na sua recuperação, volte para o ABC ou faça ajustes no ABCD. O importante é ouvir seu corpo e adaptar o treino às suas necessidades. Não existe uma fórmula mágica, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Foque na progressão de carga (aumentar o peso gradualmente) e na execução correta dos exercícios.
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 1 dia, 9 horas atras
E aí, Ana! Complementando o que o Carlos falou, a escolha entre ABCD e ABC depende também da sua capacidade de recuperação. O ABCD, por ser mais intenso, exige um descanso maior entre os treinos. Se você não estiver dormindo bem, se alimentando adequadamente ou estiver muito estressada, o ABCD pode ser contraprodutivo e até levar ao overtraining. Eu, particularmente, prefiro o ABC duas vezes por semana (ABCAB). Acho que consigo dar um estímulo bom para cada grupo muscular e ainda tenho tempo para descansar. Mas, como o Carlos disse, o ideal é testar e ver o que funciona melhor para você. Experimente o ABCD por umas 4 semanas, monitorando sua energia, sono e humor. Se você se sentir bem e notar progressos, continue. Caso contrário, volte para o ABC ou procure um profissional para te ajudar a montar um treino personalizado. Uma coisa importante: não se esqueça da dieta! Sem uma alimentação adequada, nenhum treino vai te dar os resultados que você espera.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta