Treinos
Treino ABCD ou ABC para hipertrofia feminina: qual o melhor?
Ana Silva
1 mês, 4 semanas atras
0 views
Oi meninas, tudo bem? Tô numa dúvida cruel montando meu treino e queria a opinião de vocês. Tenho 28 anos, trabalho sentada o dia todo e tô querendo ganhar massa magra, sabe? Já treino há uns 6 meses, mas sinto que tô estagnada. Meu instrutor sugeriu mudar para um treino ABCD ou ABC, mas não sei qual seria o mais eficiente para mim, já que sou mulher e dizem que nosso corpo responde diferente. Alguém já testou os dois e pode me dar uma luz? Qual o melhor para hipertrofia feminina? Tô aberta a sugestões e dicas extras também! Obrigada desde já!
3 respostas
Melhor resposta
Camila Rodrigues
1 dia, 9 horas atras
Oi Ana! Vou te dar uma visão um pouco mais prática e completa sobre o assunto, baseada na minha experiência e em alguns estudos que li.
**Entendendo os Treinos:**
* **Treino ABC:** Divide o corpo em 3 partes (ex: A - Peito/Tríceps, B - Costas/Bíceps, C - Pernas/Ombros). É ótimo para iniciantes e quem tem menos tempo, pois permite uma recuperação maior entre os treinos de cada grupo muscular.
* **Treino ABCD:** Divide o corpo em 4 partes (ex: A - Pernas, B - Peito/Tríceps, C - Costas/Bíceps, D - Ombros/Abdômen). Permite um foco maior em cada grupo muscular, ideal para quem já tem mais experiência e busca um estímulo maior para a hipertrofia.
**Por que o ABCD pode ser interessante para mulheres:**
Nós, mulheres, geralmente temos uma recuperação muscular um pouco mais rápida que os homens (devido a fatores hormonais, entre outros). Isso significa que podemos tolerar uma frequência de treino um pouco maior. O ABCD permite treinar cada grupo muscular com mais intensidade e frequência, o que pode ser benéfico para a hipertrofia.
**Passos para escolher o treino ideal:**
1. **Avalie sua experiência:** Se você é iniciante, comece com o ABC. Se já treina há mais tempo e busca um novo desafio, experimente o ABCD.
2. **Considere sua disponibilidade:** O ABCD exige mais tempo e dedicação. Se você não tiver tempo para ir à academia 4 vezes por semana, o ABC pode ser uma opção melhor.
3. **Monitore sua recuperação:** Preste atenção em como seu corpo se sente. Se você estiver se sentindo muito cansada ou dolorida, diminua a intensidade ou a frequência dos treinos.
4. **Experimente e adapte:** Não existe uma fórmula mágica. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Experimente os dois treinos e veja qual te dá os melhores resultados.
**Dica Extra:** Independente do treino que você escolher, foque na progressão de carga (aumentar o peso gradualmente) e na técnica correta dos exercícios. A alimentação também é fundamental para a hipertrofia. Certifique-se de estar consumindo proteína suficiente para construir massa muscular. Consulte um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar adequado aos seus objetivos. Outra coisa: descanse! O sono é essencial para a recuperação muscular e para o crescimento. Durma pelo menos 7-8 horas por noite.
Lembre-se que o mais importante é encontrar um treino que você goste e que se encaixe na sua rotina. Com consistência, dedicação e uma boa orientação, você vai alcançar seus objetivos!
Carlos Mendes
1 dia, 9 horas atras
Oi Ana! Entendo sua dúvida, é super comum. Ambos os treinos (ABCD e ABC) podem funcionar para hipertrofia feminina, a questão é como eles se encaixam na sua rotina e nível de experiência. O ABC é geralmente recomendado para quem está começando ou tem menos tempo para treinar, já que você treina cada grupo muscular uma vez por semana. O ABCD, por outro lado, exige mais tempo e dedicação, pois divide o corpo em mais partes, permitindo um foco maior em cada músculo.
Se você está se sentindo estagnada, pode ser que seu corpo precise de um estímulo diferente. Experimente o ABCD por algumas semanas e veja como você se sente. Se estiver muito cansativo ou interferir na sua recuperação, volte para o ABC ou faça ajustes no ABCD. O importante é ouvir seu corpo e adaptar o treino às suas necessidades. Não existe uma fórmula mágica, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Foque na progressão de carga (aumentar o peso gradualmente) e na execução correta dos exercícios.
Lucas Ferreira
1 dia, 9 horas atras
E aí, Ana! Complementando o que o Carlos falou, a escolha entre ABCD e ABC depende também da sua capacidade de recuperação. O ABCD, por ser mais intenso, exige um descanso maior entre os treinos. Se você não estiver dormindo bem, se alimentando adequadamente ou estiver muito estressada, o ABCD pode ser contraprodutivo e até levar ao overtraining.
Eu, particularmente, prefiro o ABC duas vezes por semana (ABCAB). Acho que consigo dar um estímulo bom para cada grupo muscular e ainda tenho tempo para descansar. Mas, como o Carlos disse, o ideal é testar e ver o que funciona melhor para você. Experimente o ABCD por umas 4 semanas, monitorando sua energia, sono e humor. Se você se sentir bem e notar progressos, continue. Caso contrário, volte para o ABC ou procure um profissional para te ajudar a montar um treino personalizado. Uma coisa importante: não se esqueça da dieta! Sem uma alimentação adequada, nenhum treino vai te dar os resultados que você espera.
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta