Camila Rodrigues
Treinos

Por que sinto mais um lado do corpo que o outro no treino?

Camila Rodrigues 4 semanas, 1 dia atras 0 views
Oi, pessoal! Ultimamente, tenho notado uma coisa bem estranha nos meus treinos. Tenho 28 anos, treino musculação 3 vezes por semana e faço cárdio leve nos outros dias. Meu objetivo é hipertrofia, mas estou sentindo que um lado do meu corpo trabalha muito mais que o outro durante os exercícios, principalmente em exercícios como supino com barra e agachamento. Isso está me incomodando bastante, porque parece que estou desenvolvendo mais um lado do que o outro. Alguém mais passa por isso? Será que é falta de força em um lado? Ou algum desequilíbrio muscular? Quais exercícios seriam bons para corrigir isso e evitar lesões no futuro?

4 respostas

Melhor resposta
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 2 dias, 15 horas atras
Camila, entendo perfeitamente sua preocupação. Sentir um lado mais que o outro é algo que vejo bastante na academia. Além das dicas já mencionadas, que são ótimas, vou adicionar um pouco da perspectiva da biomecânica. O corpo humano raramente é 100% simétrico, e pequenas diferenças são normais. No entanto, quando essa diferença se torna muito grande, pode indicar um desequilíbrio muscular significativo, que pode levar a dores e lesões. **Aqui vai um plano de ação mais detalhado:** 1. **Avaliação Profissional:** O ideal seria procurar um fisioterapeuta ou um profissional de educação física qualificado para avaliar sua postura e força muscular. Eles podem identificar as causas específicas da sua assimetria. 2. **Exercícios Unilaterais Estratégicos:** Além dos já citados, considere adicionar: * **Agachamento Búlgaro:** Ótimo para fortalecer as pernas individualmente. * **Remada Cavalinho Unilateral:** Excelente para trabalhar as costas de forma isolada. * **Desenvolvimento com Halteres:** Ajuda a equilibrar a força nos ombros. 3. **Priorize a Técnica:** Concentre-se em realizar os exercícios com a técnica perfeita, mesmo que isso signifique usar menos peso. Filmar-se pode ser muito útil. 4. **Alongamento e Liberação Miofascial:** Alongue os músculos mais tensos e use um rolo de espuma para liberar pontos de tensão. Isso pode melhorar a amplitude de movimento e a ativação muscular. 5. **Fortalecimento do Core:** Como já mencionado, um core forte é fundamental. Inclua exercícios como prancha, prancha lateral e rotações russas. 6. **Atenção à Dieta:** Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, é essencial para a recuperação e o crescimento muscular. 7. **Descanso Adequado:** O descanso é tão importante quanto o treino. Certifique-se de dormir bem para que seus músculos se recuperem adequadamente. **Dica Final:** Seja paciente! Corrigir um desequilíbrio muscular leva tempo e consistência. Não desanime se não vir resultados imediatos. O importante é manter o foco e seguir o plano.
Ana Silva
Ana Silva 2 dias, 15 horas atras
Camila, isso é super comum! A maioria das pessoas tem um lado do corpo naturalmente mais forte que o outro. Se você é destra, por exemplo, geralmente o lado direito será um pouco mais dominante. No supino e agachamento, essa diferença fica mais evidente. O importante é identificar a causa e trabalhar para equilibrar. Comece filmando seus exercícios para identificar se a diferença é na técnica ou na força mesmo. Se for técnica, tente ajustar com a ajuda de um profissional. Se for força, foque em exercícios unilaterais (aqueles que você faz um lado de cada vez), como dumbbell bench press (supino com halteres), afundo e remada unilateral. Eles ajudam a fortalecer o lado mais fraco sem deixar o lado mais forte compensar. Comece com pesos menores no lado mais fraco e vá aumentando gradualmente.
Vinicius Dias
Vinicius Dias 2 dias, 15 horas atras
Oi, Camila! Complementando o que a Ana falou, essa assimetria é normal, mas precisa ser corrigida para evitar problemas maiores no futuro. Além dos exercícios unilaterais, é importante prestar atenção na sua postura durante o dia a dia. Muitas vezes, ficamos mais tempo sentados de um jeito, carregamos peso de um lado só, etc., o que agrava o problema. No treino, eu sugiro que você comece sempre pelo lado mais fraco. Por exemplo, se no afundo você consegue fazer 10 repetições com a perna direita e só 8 com a esquerda, comece fazendo 8 repetições com a direita também. Assim, você garante que os dois lados estejam trabalhando no mesmo nível. Outra dica: inclua exercícios de fortalecimento do core, como prancha e abdominal oblíquo. Um core forte ajuda a estabilizar a coluna e melhora a distribuição da força nos exercícios.
Carlos Mendes
Carlos Mendes 2 dias, 15 horas atras
Olá Camila! Concordo com todos os pontos levantados pelos colegas. Gostaria de adicionar uma perspectiva sobre a conexão mente-músculo. Às vezes, a diferença que sentimos não é só física, mas também mental. Experimente se concentrar intensamente no músculo que você sente menos durante o exercício. Imagine-o trabalhando, sinta a contração. Essa técnica pode ajudar a recrutar mais fibras musculares no lado 'preguiçoso'. Além disso, certifique-se de que sua amplitude de movimento está completa em ambos os lados. Um lado pode estar compensando a falta de amplitude no outro. Se for o caso, trabalhe a mobilidade com alongamentos dinâmicos e exercícios de mobilidade articular antes do treino.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta