Treinos
Quantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
Lucas Ferreira
2 meses, 2 semanas atras
9 views
Galera, seguinte: tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e tô querendo levar a sério a musculação pra ganhar massa muscular. Tô meio perdido sobre a frequência ideal de treino. Quantas vezes por semana vocês acham que devo focar em cada grupo muscular pra ter bons resultados na hipertrofia? Tipo, perna, peito, costas... preciso de um guia! Valeu!
4 respostas
Melhor resposta
Bruna Nascimento
3 semanas, 5 dias atras
Oi Lucas! Complementando as respostas, vou te dar uma visão mais embasada na ciência. Estudos mostram que treinar um músculo 2-3 vezes por semana otimiza a síntese proteica muscular (o processo de construção muscular). O volume total de treino (número de séries x repetições x carga) parece ser mais importante do que a frequência em si, mas a frequência influencia na forma como você distribui esse volume.
Uma meta-análise recente, publicada no *Journal of Strength and Conditioning Research*, indicou que frequências de treino maiores (2-3x/semana) podem ser ligeiramente superiores para hipertrofia, especialmente em indivíduos treinados. Então, se você já tem alguma experiência, vale a pena experimentar.
A dica é: comece com 2x por semana, monitore seus resultados (força, medidas, fotos) e, se sentir que consegue se recuperar bem, aumente para 3x. E não se esqueça de uma boa alimentação e sono!
Patricia Carvalho
3 semanas, 5 dias atras
Lucas, a frequência ideal depende muito do seu nível de experiência e da intensidade dos seus treinos. Iniciantes geralmente se beneficiam de treinar cada grupo muscular 2 vezes por semana. Isso permite uma recuperação adequada e estimula o crescimento. Para quem já treina há mais tempo, pode aumentar para 3 vezes, mas com cuidado para não entrar em overtraining.
Uma sugestão seria:
* **Segunda e Quinta:** Peito e Tríceps
* **Terça e Sexta:** Costas e Bíceps
* **Quarta e Sábado:** Pernas e Ombros
Lembre-se de ajustar a carga e o volume para cada treino e ouvir o seu corpo. Descanso é tão importante quanto o treino!
Thiago Almeida
3 semanas, 5 dias atras
Concordo com a Patricia, mas queria adicionar um ponto importante: a divisão do treino (o 'split') também influencia. Um treino 'full body', onde você trabalha todos os grupos musculares em cada sessão, geralmente permite uma frequência maior, tipo 3 vezes por semana. Já um treino onde você isola cada grupo muscular (tipo 'segunda só peito'), talvez duas vezes seja suficiente.
Além disso, considere seu tempo disponível. Se você só consegue ir à academia 3 vezes por semana, um 'full body' ou um treino dividindo em 'superior/inferior' pode ser mais eficiente. O importante é ter consistência e progressão de carga!
Vinicius Dias
3 semanas, 5 dias atras
Cara, na minha experiência, o que mais funciona é você sentir o seu corpo. Eu já treinei cada grupo muscular 2x, 3x e até 4x por semana, e o que fez a diferença foi a minha capacidade de recuperação e a intensidade que eu colocava nos treinos.
Por exemplo, quando eu treino perna 2x por semana, eu dou o sangue nos dois treinos, faço um volume alto e chego na falha muscular em quase todos os exercícios. O resultado é que eu preciso de mais tempo pra me recuperar. Já quando eu treino 3x, eu diminuo um pouco o volume em cada treino pra conseguir manter a frequência e não me lesionar.
Minha dica é: experimenta diferentes frequências e observa como seu corpo reage. Se você tá sempre dolorido e cansado, diminui a frequência. Se você sente que consegue fazer mais, aumenta. E não se esqueça do descanso e da alimentação, que são fundamentais pra recuperação e pro crescimento muscular.
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta