Treinos
Posso treinar o mesmo músculo 2 dias seguidos? Faz mal?
Vinicius Dias
3 semanas, 1 dia atras
3 views
E aí, galera do Clube Gaby! Tudo bem com vocês?
Tenho uma dúvida que tá me corroendo. Tô montando um treino novo e queria saber se posso treinar o mesmo músculo dois dias seguidos. Tipo, segunda feira peito e triceps e terça feira peito e triceps de novo. Tenho 25 anos, treino há uns 3 anos e tô querendo ganhar mais massa muscular. Será que isso atrapalha o crescimento ou tem problema de lesão? Ouvi dizer que o músculo precisa de descanso, mas queria saber se rola dar um 'choque' as vezes. Alguém já fez isso e teve resultado?
Valeu pela ajuda!
2 respostas
Melhor resposta
Rafael Souza
1 semana, 3 dias atras
E aí, Vinicius! Complementando o que o Gustavo falou, treinar o mesmo músculo dois dias seguidos não é recomendado para a maioria das pessoas que buscam hipertrofia ou força. A recuperação muscular é crucial para o crescimento. Quando você treina, causa microlesões nas fibras musculares. É durante o período de descanso que o corpo repara essas lesões, fortalecendo o músculo.
**Por que não é recomendado:**
* **Fadiga:** Se você não permite a recuperação adequada, o músculo estará fatigado no segundo dia, o que pode diminuir a sua performance e aumentar o risco de lesões.
* **Sobrecarga:** Treinar o mesmo músculo repetidamente sem descanso pode levar ao overtraining, causando fadiga crônica, diminuição da imunidade e até problemas hormonais.
* **Recuperação:** A maioria dos estudos sugere que os músculos precisam de pelo menos 48 a 72 horas para se recuperar completamente, dependendo da intensidade do treino.
**Quando pode ser aceitável:**
* **Iniciantes:** Para iniciantes, treinar o mesmo músculo duas vezes por semana pode ser benéfico para aprender a técnica correta e desenvolver uma base sólida.
* **Treinos de baixa intensidade:** Se o treino do segundo dia for de baixa intensidade (ex: alongamento, exercícios de mobilidade), pode não ser tão prejudicial.
* **Divisão de treino:** Você pode treinar o mesmo músculo indiretamente em diferentes exercícios. Por exemplo, fazer supino (peito) e depois remada (costas) pode ativar indiretamente o peito durante a remada, sem sobrecarregá-lo.
**O que fazer:**
1. **Priorize o descanso:** Dê pelo menos 48 horas de descanso para cada grupo muscular.
2. **Varie o treino:** Alterne os grupos musculares a cada dia para evitar a sobrecarga.
3. **Ouça seu corpo:** Se sentir dor ou fadiga excessiva, descanse.
4. **Ajuste a intensidade:** Adapte a intensidade do treino à sua capacidade de recuperação.
**Dica final:** Experimente diferentes divisões de treino e observe como seu corpo responde. Cada pessoa é única, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. O importante é encontrar um equilíbrio entre treino, descanso e nutrição para alcançar seus objetivos.
Gustavo Pereira
1 semana, 3 dias atras
Fala, Vinicius! Beleza?
Treinar o mesmo músculo dois dias seguidos não é o ideal na maioria das vezes, principalmente se você busca hipertrofia. O músculo cresce durante o descanso, quando as fibras musculares se recuperam e se reconstroem mais fortes. Se você não dá esse tempo, pode acabar prejudicando o crescimento muscular e até entrar em overtraining, que é quando o corpo não consegue se recuperar do esforço e aí vira uma bola de neve.
No geral, o músculo precisa de pelo menos 48 horas de descanso antes de ser trabalhado novamente com a mesma intensidade. Se você está querendo dar um 'choque', pode tentar técnicas de variação de treino, como dropsets ou supersets, mas sem repetir o mesmo grupo muscular no dia seguinte. Uma outra opção é você periodizar seu treino, com períodos de maior intensidade e períodos de descanso ativo. Pensa assim, o descanso é tão importante quanto o treino em si!
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta