Treinos
Posso treinar o mesmo músculo 2 dias seguidos? Faz mal?
Bruna Nascimento
2 semanas, 1 dia atras
3 views
Oi, pessoal! Tenho uma dúvida que está me corroendo. Estou montando um treino novo e queria focar em glúteo e posterior de coxa, que são meus pontos fracos. Minha ideia era fazer um treino super intenso desses músculos na segunda e, como tenho mais tempo livre na terça, queria repetir. Será que treinar o mesmo músculo dois dias seguidos é muito arriscado? Tenho 28 anos, treino há uns 2 anos e meu objetivo principal é hipertrofia. Tenho medo de me lesionar ou de não ter resultados se fizer isso. Alguém já fez algo parecido? Me deem um help!
3 respostas
Melhor resposta
Vinicius Dias
5 dias, 10 horas atras
Concordo com a Camila. Pra hipertrofia, o descanso é tão importante quanto o treino em si. Só pra complementar, tem alguns estudos que mostram que a síntese proteica (o processo de reconstrução muscular) atinge o pico umas 24-48 horas depois do treino. Então, se você treina o mesmo músculo antes desse pico, você pode estar interrompendo esse processo. Além disso, o sistema nervoso central também precisa de descanso. Treinar em excesso pode levar à fadiga neural, o que afeta seu desempenho e aumenta o risco de lesões. Mas, falando por experiência própria, já fiz treinos de recuperação ativa no dia seguinte a um treino intenso de pernas. Tipo, um cardio leve na bike ou uns alongamentos. Isso pode ajudar a diminuir a dor muscular tardia (DOMS) e aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos, o que pode acelerar a recuperação. Mas nada de pegar pesado de novo!
Camila Rodrigues
5 dias, 10 horas atras
Bruna, entendo sua ansiedade pra ver resultados, mas treinar o mesmo músculo dois dias seguidos geralmente não é recomendado, principalmente se você está buscando hipertrofia. O músculo precisa de tempo para se recuperar e crescer depois de um treino intenso. Quando você treina, você causa microlesões nas fibras musculares. É durante o descanso que o corpo reconstrói essas fibras, tornando-as maiores e mais fortes. Se você não dá esse tempo, o músculo não se recupera adequadamente e você pode até entrar em overtraining, o que atrapalha seus ganhos e aumenta o risco de lesões. Minha sugestão é você dar pelo menos 48 horas de descanso entre os treinos do mesmo grupo muscular. Você pode, por exemplo, treinar glúteo e posterior na segunda, e depois focar em outros grupos musculares na terça, como costas e bíceps.
Pedro Oliveira
5 dias, 10 horas atras
Bruna, seguinte: treinar o mesmo músculo dois dias seguidos até dá, mas depende MUITO da intensidade do seu treino e do seu nível de experiência. Se você é iniciante ou está voltando aos treinos agora, definitivamente NÃO faça isso. Se você já é mais experiente e conhece bem seu corpo, você pode experimentar, mas com muita cautela. A chave é saber ouvir seu corpo e ajustar a intensidade do treino de acordo. Se sentir muita dor ou fadiga, pare e descanse. Uma estratégia que pode funcionar é fazer um treino mais pesado no primeiro dia e um treino mais leve e focado em técnica e amplitude no segundo dia. Por exemplo, no primeiro dia você faz agachamento com bastante peso e no segundo dia você faz elevação pélvica com foco em contração máxima. Outra coisa importante é a nutrição. Certifique-se de estar consumindo proteína suficiente para ajudar na recuperação muscular. E não se esqueça de dormir bem! O sono é fundamental para a recuperação. Dica final: se você realmente quer focar em glúteo e posterior, experimente treinar esses músculos duas vezes por semana, mas com pelo menos dois dias de descanso entre os treinos. Assim, você dá tempo para o músculo se recuperar e ainda consegue estimular o crescimento.
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta