Ana Silva
Treinos

Qual o melhor tipo de treino para perder peso na academia? Iniciante!

Ana Silva 1 mês atras 3 views
Oi pessoal! Sou a Ana, tenho 28 anos e tô super perdida! Faz um tempinho que assinei a academia, mas não sei por onde começar para perder peso. Trabalho sentada o dia todo e minha alimentação não é das melhores, mas tô tentando mudar. Queria saber qual o tipo de treino mais eficiente pra queimar gordura na academia. Devo focar em cardio, musculação ou os dois? Quais exercícios são mais indicados para iniciantes como eu? Me ajudem, por favor! Quero emagrecer e ter mais disposição.

3 respostas

Melhor resposta
Felipe Araujo
Felipe Araujo 1 semana, 2 dias atras
Ana, beleza? A galera já deu ótimas dicas, e eu queria complementar com algo mais prático e baseado na ciência do exercício. Para iniciantes, o treino ideal para perder peso na academia é uma combinação inteligente de musculação focada em grandes grupos musculares e cardio intervalado de baixa intensidade (LISS). **Musculação:** * **Frequência:** 3 vezes por semana, com descanso de pelo menos um dia entre os treinos. * **Exercícios:** Priorize agachamento, leg press, supino, remada, puxada alta, desenvolvimento militar e stiff. Faça 3 séries de 10-12 repetições com uma carga que te desafie, mas que permita manter a boa forma. * **Por que funciona:** A musculação aumenta a massa muscular, que por sua vez aumenta o gasto calórico em repouso. Além disso, a musculação melhora a sensibilidade à insulina, facilitando a queima de gordura. **Cardio LISS (Low Intensity Steady State):** * **Frequência:** 2-3 vezes por semana, em dias alternados aos da musculação. * **Exercícios:** Caminhada inclinada na esteira, bicicleta ergométrica ou elíptico em um ritmo leve a moderado. * **Duração:** 30-45 minutos. * **Por que funciona:** O cardio LISS utiliza a gordura como principal fonte de energia durante o exercício. Além disso, é um tipo de cardio menos agressivo para as articulações e mais fácil de manter a longo prazo. **Dica Final:** Não se prenda apenas à balança! Tire fotos do seu corpo a cada duas semanas e meça suas circunferências (cintura, quadril, braços, pernas). Muitas vezes, a balança não reflete a perda de gordura e o ganho de massa muscular, mas as medidas e as fotos sim! E lembre-se de procurar um profissional de educação física para te orientar e montar um treino personalizado.
Fernanda Lima
Fernanda Lima 1 semana, 2 dias atras
Oi Ana! Entendo sua situação, muita gente se sente assim no começo. O ideal é combinar cardio com musculação, mas com foco diferente dependendo do dia. A musculação ajuda a construir massa magra, o que aumenta seu metabolismo basal (quantas calorias você queima em repouso). Comece com treinos de corpo inteiro 2-3 vezes por semana, focando em exercícios como agachamento, supino, remada, desenvolvimento e levantamento terra (com peso leve!). No cardio, comece com caminhadas na esteira ou elíptico por 30 minutos, 3 vezes por semana. Aos poucos, aumente a intensidade e o tempo. Uma dica: HIIT (treino intervalado de alta intensidade) é ótimo pra queimar gordura, mas deixe para quando estiver mais condicionada. E não esqueça: a alimentação é fundamental! Procure um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar adequado.
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 1 semana, 2 dias atras
Concordo com a Fernanda! A combinação de musculação e cardio é o caminho. Só queria complementar com alguns pontos importantes. Primeiro, não tenha medo da musculação! Muitas mulheres acham que vão ficar musculosas demais, mas isso é muito difícil de acontecer naturalmente. A musculação vai te ajudar a tonificar o corpo e acelerar o metabolismo. Foque em exercícios multiarticulares (que trabalham vários músculos ao mesmo tempo) como os que a Fernanda mencionou. Segundo, preste atenção na sua frequência cardíaca durante o cardio. Para queimar gordura, você precisa estar na zona de frequência cardíaca ideal. Uma forma simples de calcular é subtrair sua idade de 220 e multiplicar por 0,6 e 0,7. Por exemplo, no seu caso (28 anos): 220 - 28 = 192. 192 x 0,6 = 115 e 192 x 0,7 = 134. Ou seja, sua frequência cardíaca deve estar entre 115 e 134 batimentos por minuto. Terceiro, seja consistente! Não adianta treinar pesado por uma semana e depois parar. O segredo é a consistência a longo prazo.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta