Camila Rodrigues
Treinos

Qual o melhor tipo de treino para perder peso na academia?

Camila Rodrigues 2 meses, 1 semana atras 3 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos e estou tentando entrar em forma, mas estou meio perdida sobre qual o melhor tipo de treino para perder peso na academia. Minha rotina é meio corrida, trabalho o dia todo sentada e só consigo ir para a academia umas 3 vezes por semana. O que seria mais eficaz para mim: musculação, cardio ou uma combinação dos dois? Me ajudem a montar um plano de treino que realmente funcione para queimar gordura e definir o corpo. Aceito dicas de séries e exercícios também!

2 respostas

Melhor resposta
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 1 semana, 6 dias atras
Camila, concordo com a Julia, a combinação é o ideal. Só queria adicionar alguns pontos importantes. Além da musculação e do cardio, a intensidade do treino é crucial. Não adianta só ir à academia e fazer qualquer coisa. Se você quer resultados, precisa se desafiar. Uma boa forma de medir isso é pela percepção subjetiva de esforço (PSE). Numa escala de 1 a 10, tente manter seus treinos em torno de 7 ou 8 (moderadamente difícil). Outra dica é variar os treinos. O corpo se adapta rapidamente aos estímulos, então é importante mudar os exercícios, a ordem, o número de séries e repetições. Uma forma de fazer isso é periodizar o treino, ou seja, dividir o treinamento em ciclos com objetivos diferentes (por exemplo, um ciclo de força, um ciclo de hipertrofia e um ciclo de resistência). Para o cardio, o HIIT é excelente, mas se você não gosta ou não consegue fazer, pode optar por um cardio moderado por mais tempo (45-60 minutos). O importante é se manter ativa e consistente. E por último, não se esqueça do descanso. O sono é fundamental para a recuperação muscular e para a perda de peso. Tente dormir pelo menos 7-8 horas por noite. Ah, e antes de começar qualquer programa de exercícios, consulte um médico para verificar se está tudo bem com a sua saúde.
Julia Santos
Julia Santos 1 semana, 6 dias atras
Oi, Camila! Entendo sua dúvida, é super comum no começo. Para perder peso de forma eficaz, a combinação de musculação e cardio é a chave. A musculação ajuda a construir massa muscular, o que aumenta seu metabolismo basal (a quantidade de calorias que você queima em repouso). Isso significa que você vai queimar mais calorias mesmo quando não estiver se exercitando. O cardio, por sua vez, é excelente para queimar calorias durante o treino. Recomendo começar com 2-3 sessões de musculação por semana, focando em exercícios compostos (aqueles que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo), como agachamento, levantamento terra, supino e remada. Para cardio, você pode escolher entre corrida, bicicleta, elíptico ou HIIT (treino intervalado de alta intensidade). O HIIT é ótimo porque queima muitas calorias em pouco tempo e continua queimando após o treino (efeito EPOC). Uma sugestão de treino seria: * **Segunda:** Musculação (corpo todo) * **Quarta:** Cardio (30-40 minutos) * **Sexta:** Musculação (corpo todo) Lembre-se de ajustar a intensidade e duração dos treinos de acordo com seu nível de condicionamento físico. Comece devagar e aumente gradualmente a carga e o tempo. E não se esqueça da alimentação! Ela é fundamental para o emagrecimento. Procure um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar adequado aos seus objetivos.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta