Treinos
Como aumentar a carga nos exercícios sem me machucar? Dicas!
Thiago Almeida
1 mês, 3 semanas atras
2 views
E aí, galera! Tenho 28 anos, malho há uns 2 anos relativamente consistente, mas sinto que estanquei na força. Queria começar a aumentar a carga nos exercícios de musculação, principalmente no supino, agachamento e levantamento terra, mas tô com medo de me lesionar. Já tive umas fisgadas chatas no ombro e lombar antes, então quero fazer isso da forma mais segura possível. Alguém tem alguma dica de como progredir a carga gradualmente e evitar lesões? Quais os melhores métodos para aumentar a carga com segurança? Vale a pena usar cinto e outros acessórios?
4 respostas
Melhor resposta
Gustavo Pereira
3 dias, 12 horas atras
E aí, Thiago! Sua dúvida é super comum. A literatura científica mostra que a progressão de carga gradual é a chave para hipertrofia e ganho de força, mas o 'gradual' é crucial. Um estudo publicado no 'Journal of Strength and Conditioning Research' (Schoenfeld et al., 2019) demonstrou que micro-progressões (aumentos de carga muito pequenos, às vezes menos de 1kg) podem ser mais eficazes e seguras a longo prazo, especialmente para atletas experientes. No seu caso, que já teve histórico de lesões, eu recomendaria fortemente essa abordagem. Além disso, preste atenção aos sinais do seu corpo. Se sentir qualquer dor, pare imediatamente e avalie se precisa de descanso ou procurar um profissional. Outro ponto importante é a nutrição. Certifique-se de estar consumindo proteína suficiente para recuperação muscular e ganhos de força.
Bruna Nascimento
3 dias, 12 horas atras
Fala, Thiago! Entendo sua preocupação. Aumentar a carga é essencial pra continuar evoluindo, mas tem que ser feito com inteligência. Uma dica que sempre dou é focar na forma perfeita antes de pensar em peso. Se você não consegue executar o movimento com controle total, esquece aumentar a carga. Comece com um peso que você consiga fazer 8-12 repetições com boa forma. Quando conseguir fazer 12 repetições com folga, aí sim, aumenta a carga em pequenos incrementos (tipo 2,5kg no supino). Outra coisa: não tenha pressa! A progressão de carga é um processo gradual, não precisa adicionar peso todo treino. Descanso adequado também é crucial pra recuperação muscular e evitar lesões. E, por último, considere ter um acompanhamento de um profissional de educação física. Ele vai poder te orientar individualmente e montar um plano de treino seguro e eficaz pra você.
Camila Rodrigues
3 dias, 12 horas atras
Oi, Thiago! Concordo com a Bruna sobre a forma ser prioridade. Além disso, eu adicionaria a importância de variar os estímulos. Não fica preso só em aumentar a carga. Você pode tentar diminuir o tempo de descanso entre as séries, aumentar o número de repetições (dentro de uma faixa segura), ou usar técnicas de intensidade como drop sets ou rest-pause. Isso vai te ajudar a sair do platô sem necessariamente sobrecarregar tanto as articulações. Sobre os acessórios, o cinto pode ser útil em exercícios como agachamento e terra, mas não use sempre! Ele pode acabar enfraquecendo seus músculos do core. Use só quando for pegar cargas mais pesadas mesmo. E alongamento e aquecimento são fundamentais antes de qualquer treino! Não pule essa etapa!
Mateus Barbosa
3 dias, 12 horas atras
Thiago, seguinte, vou te dar a real, sem firula. Eu já me ferrei muito por querer aumentar peso rápido demais. Aprendi da pior forma que paciência é tudo. O que eu faço hoje é o seguinte: 1) Aqueço MUITO bem, com foco nos músculos que vou usar. 2) Começo com um peso leve pra sentir o movimento. 3) Vou aumentando aos poucos, de série em série, até chegar na carga que eu quero. 4) Se em alguma série eu sentir que a forma tá comprometida, eu paro e diminuo o peso. 5) Descanso bem entre as séries, pelo menos uns 2 minutos. E a dica de ouro: se você não estiver dormindo bem e comendo direito, esquece aumentar peso! Seu corpo precisa estar recuperado pra aguentar o tranco. E confia, o ego na academia só te leva pra sala de fisioterapia. Se precisar diminuir o peso pra manter a forma, diminua. Ninguém liga pro seu peso, só você.
Perguntas relacionadas
Como montar um treino ABC pra quem tá começando na academia?
4 respostasTreino Upper Lower é bom para quem treina 4 vezes na semana?
2 respostasTreino de manhã ou à noite: qual horário dá mais resultado?
4 respostasAeróbico antes ou depois da musculação? Qual a melhor ordem?
4 respostasQuantas vezes por semana devo treinar cada grupo muscular para hipertrofia?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta