Rafael Souza
Treinos

Como aumentar a carga nos exercícios sem me machucar? Dicas!

Rafael Souza 2 semanas, 2 dias atras 2 views
E aí, pessoal! Beleza? Tô com uma dúvida aqui que tá me travando na academia. Tenho 28 anos, malho há uns 2 anos direitinho, 3 vezes por semana. Sinto que tô estagnado nos pesos, sabe? Queria dar um gás pra ver se ganho mais massa muscular, mas tô com medo de me lesionar. Já ouvi tanta história de gente que se machucou aumentando a carga rápido demais… Alguém tem umas dicas de como aumentar a carga nos exercícios progressivamente e com segurança? Quais os melhores métodos e sinais que devo prestar atenção para não me machucar? Valeu!

4 respostas

Melhor resposta
Leticia Martins
Leticia Martins 2 dias, 10 horas atras
Oi, Rafael! Complementando o que já foi dito, queria dar uma visão um pouco mais técnica. Existem vários métodos de progressão de carga, e a escolha do melhor vai depender do seu nível de experiência e dos seus objetivos. Um método comum é o "double progression", onde você aumenta as repetições dentro de uma faixa específica (ex: 8-12 repetições) e, quando conseguir fazer 12 repetições em todas as séries, você aumenta a carga. Outro método é o "linear progression", onde você aumenta a carga em cada treino, mesmo que seja em pequenas quantidades. Esse método é mais adequado para iniciantes. O importante é monitorar o seu progresso e ajustar a carga de acordo com a sua capacidade. Um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* mostrou que a progressão de carga gradual é mais eficaz para o ganho de força e hipertrofia do que a progressão de carga rápida. Lembre-se de que a consistência é fundamental. Não adianta aumentar a carga rapidamente e depois ter que parar por causa de uma lesão. Vá com calma e construa uma base sólida.
Julia Santos
Julia Santos 2 dias, 10 horas atras
Fala, Rafael! Entendo sua preocupação total. Aumentar a carga é essencial para o progresso, mas tem que ser feito com inteligência. A primeira coisa é: esquece o "ego lifting", que é querer levantar mais peso do que você realmente aguenta só pra impressionar. Concentre-se na forma correta do exercício. Se a sua técnica estiver comprometida, não adianta nada aumentar a carga, só vai aumentar o risco de lesão. Comece aumentando a carga em incrementos pequenos, tipo 2,5kg ou 5kg. Preste atenção em como seu corpo reage. Se você sentir dor, diminua a carga imediatamente. E não tenha vergonha de pedir ajuda para um instrutor da academia. Eles podem te dar um feedback valioso sobre sua técnica e te ajudar a progredir com segurança. Além disso, descanse! O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para prevenir lesões. Durma bem e não treine o mesmo grupo muscular todos os dias.
Amanda Gomes
Amanda Gomes 2 dias, 10 horas atras
Oi Rafael! Super importante essa sua preocupação. Além do que a Júlia falou, que é essencial, eu adicionaria a importância do aquecimento. Antes de começar a pegar pesado, faça um aquecimento completo, com exercícios de mobilidade e alongamento dinâmico. Isso prepara seus músculos e articulações para o esforço. E não se esqueça do trabalho de fortalecimento dos músculos estabilizadores, como o core. Um core forte ajuda a manter a postura correta durante os exercícios e a prevenir lesões na coluna. Invista em exercícios como prancha, abdominal e rotações com peso leve. Outra coisa que me ajudou muito foi periodizar o treino. Não tente aumentar a carga em todos os exercícios ao mesmo tempo. Escolha alguns exercícios-chave para focar na progressão de carga e mantenha os outros com a mesma carga por um tempo.
Felipe Araujo
Felipe Araujo 2 dias, 10 horas atras
Fala, Rafael! Experiência própria aqui: já me ferrei tentando aumentar a carga rápido demais. A melhor dica que posso te dar é: escute o seu corpo! Se você sentir qualquer dor estranha, pare imediatamente. Não ignore a dor, ela é um sinal de alerta. Outra coisa que me ajudou muito foi usar um aplicativo de treino. Lá eu consigo registrar todas as cargas que uso em cada exercício e acompanhar meu progresso ao longo do tempo. Isso me ajuda a saber quando é hora de aumentar a carga e quando é hora de dar um descanso. Além disso, não se compare com os outros. Cada pessoa tem seu próprio ritmo de progressão. O importante é você se manter consistente e focado nos seus objetivos. E uma dica final: invista em um bom par de tênis para musculação. Um bom tênis ajuda a manter a estabilidade durante os exercícios e a prevenir lesões nos pés, tornozelos e joelhos.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta