Mateus Barbosa
Treinos

Como adaptar o treino na TPM e falta de energia?

Mateus Barbosa 1 semana, 3 dias atras 2 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Estou com uma dúvida cruel. Tenho 28 anos, treino musculação 4 vezes por semana e geralmente me sinto super bem. Só que, na TPM, parece que uma carreta me atropelou! A energia some, fico super inchada e qualquer exercício parece o Monte Everest. Não quero perder o ritmo, mas também não quero me matar na academia. Alguém tem dicas de como adaptar o treino nesses dias? Diminuo a intensidade? Troco por outra atividade? Aceito sugestões, porque do jeito que está, está bem difícil manter a consistência. Obrigada desde já!

3 respostas

Melhor resposta
Leticia Martins
Leticia Martins 2 dias, 10 horas atras
Oi, Mateus! Entendo perfeitamente sua situação, e tenho algumas dicas que me ajudam muito. A TPM causa alterações hormonais que afetam diretamente a nossa energia e até o humor. A chave é adaptar, não desistir! **1. Reduza a intensidade e o volume:** Diminua a carga nos exercícios de musculação em cerca de 30-50%. Se você faz 4 séries, reduza para 2 ou 3. O objetivo é manter o corpo ativo sem exaustão. **2. Priorize exercícios de baixo impacto:** Troque a musculação por atividades como caminhada leve, natação, yoga ou alongamento. Essas atividades liberam endorfinas, que ajudam a melhorar o humor e reduzir o estresse. **3. Foque em exercícios que você goste:** Se você odeia esteira, não se force a fazer esteira! Escolha atividades que te dão prazer, mesmo que sejam mais leves. **4. Alimentação é fundamental:** Evite alimentos processados, ricos em sal e açúcar, que podem aumentar o inchaço e a irritabilidade. Priorize alimentos ricos em magnésio (vegetais de folhas verdes, castanhas), cálcio (leite, iogurte) e triptofano (banana, abacate), que ajudam a regular o humor. **5. Suplementação (se necessário):** Converse com um nutricionista sobre a possibilidade de suplementar com magnésio, vitamina B6 e ômega 3, que podem auxiliar no alívio dos sintomas da TPM. **6. Descanse!** Se você estiver se sentindo muito mal, não se force a treinar. O descanso é fundamental para a recuperação do corpo. Um dia de descanso extra pode fazer toda a diferença. **Dica final:** Ouça o seu corpo! Se você sentir dor, pare. Não se compare com o seu desempenho em outros dias do ciclo menstrual. A TPM é uma fase passageira, e você voltará a ter energia em breve. O importante é manter a consistência, mesmo que em menor intensidade. Lembre-se que se exercitar libera endorfinas, que são ótimas para combater o mau humor e a sensação de cansaço. Adapte, não pare!
Rafael Souza
Rafael Souza 2 dias, 10 horas atras
Mateus, super te entendo! Eu também passo por isso. A primeira coisa é: se perdoe! Não se cobre tanto nesses dias. Diminuir a intensidade é uma ótima pedida. Em vez de pegar pesado na musculação, que tal optar por exercícios de baixo impacto? Caminhada leve, yoga, pilates... Essas atividades ajudam a aliviar o inchaço e a melhorar o humor, sem te deixar exausta. Outra dica é focar em exercícios que você goste mais, assim a chance de você se sentir desmotivada diminui. E, claro, não esqueça da alimentação! Priorize alimentos leves e nutritivos, evitando ultraprocessados e muito sal, que podem piorar a retenção de líquidos. Se sentir muita dor, não force! Descanso também faz parte do treino.
Thiago Almeida
Thiago Almeida 2 dias, 10 horas atras
Fala, Mateus! A TPM mexe muito com a gente, né? Do ponto de vista fisiológico, a queda de estrogênio e progesterona pode influenciar diretamente na sua energia e disposição. Uma boa estratégia é ajustar o volume do treino. Se você costuma fazer 4 séries de cada exercício, experimente fazer 2 ou 3. Diminua também a carga e aumente o tempo de descanso entre as séries. Outra coisa que pode ajudar é focar em exercícios compostos (agachamento, supino, levantamento terra) no início do treino, quando você ainda tem um pouco mais de energia, e deixar os exercícios isolados para o final. Não se esqueça do aquecimento e alongamento, que ajudam a preparar o corpo e a prevenir lesões. E, por último, hidrate-se! A água ajuda a reduzir o inchaço e a melhorar a circulação.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta