Suplementos
Whey Protein: Antes ou depois do treino, qual o melhor horário?
Carlos Mendes
2 meses atras
2 views
Fala galera do Clube Gaby! Tenho uma dúvida que tá me matando. Comecei a pegar firme na academia faz uns 6 meses, tô com 30 anos e tô tentando ganhar massa muscular. Já tô cuidando da alimentação, mas um amigo me indicou tomar whey protein pra dar um up.
Aí que tá: ele falou que o melhor é tomar depois do treino, pra recuperar os músculos. Mas outro cara da academia disse que o ideal é antes, pra dar mais energia. E agora, qual dos dois tá certo? Tem diferença mesmo? Ou tanto faz o horário? Se alguém puder me dar uma luz, agradeço!
2 respostas
Melhor resposta
Felipe Araujo
1 semana, 4 dias atras
Fala Carlos! Complementando o que o Daniel falou, a parada do whey é mais sobre atingir a quantidade diária de proteína do que sobre o horário em si.
Pra quem tá querendo ganhar massa, a recomendação geral é consumir entre 1.6 a 2.2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia. Se você não consegue atingir essa meta só com a comida, o whey entra como um facilitador.
Então, se sua dieta já tá ok e você tá tomando whey só pra dar um gás extra, o horário se torna menos relevante. Mas, se você tem dificuldade em comer proteína suficiente, usar o whey no pós-treino pode ser uma boa estratégia pra garantir que seus músculos recebam o que precisam pra se recuperar e crescer.
Eu, particularmente, prefiro tomar depois do treino porque sinto que meu corpo absorve melhor. Mas isso é bem pessoal, viu? O ideal é testar e ver o que funciona melhor pra você. E não se esqueça de consultar um nutricionista pra ajustar a dieta e a suplementação de acordo com suas necessidades individuais!
Daniel Ribeiro
1 semana, 4 dias atras
E aí, Carlos! Entendo sua dúvida, é super comum essa confusão no mundo do whey. A verdade é que ambos os horários têm seus benefícios, mas o contexto individual conta muito.
**Antes do treino:** Tomar whey antes pode te dar um pump de aminoácidos durante o exercício, o que teoricamente ajuda a proteger os músculos durante o esforço e até melhora o desempenho. Mas se você já faz uma refeição sólida pré-treino, talvez não seja tão crucial.
**Depois do treino:** Essa é a opção mais tradicional, porque o corpo está mais receptivo a nutrientes após o exercício. O whey ajuda a repor o glicogênio muscular (a energia que você gastou) e fornece aminoácidos para a reconstrução muscular.
**Minha opinião:** Se você só puder escolher um horário, eu diria pra ir no pós-treino. Mas, se possível, dividir a dose ao longo do dia pode ser ainda melhor pra manter um fluxo constante de aminoácidos no sangue.
Perguntas relacionadas
Creatina dá espinha? Incha ou retém líquido? Dúvida cruel!
2 respostasBCAA serve para alguma coisa ou é dinheiro jogado fora? Dúvida cruel!
3 respostasAshwagandha para treino e hipertrofia: funciona mesmo ou é moda?
4 respostasCreatina e pré treino juntos: Posso tomar no mesmo dia?
4 respostasWhey Protein: Antes ou Depois do Treino? Qual o Melhor Horário?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta