Maria Costa
Suplementos

BCAA serve pra alguma coisa ou é dinheiro jogado fora? Dúvida cruel!

Maria Costa 2 meses atras 1 views
Gente, tô com uma dúvida cruel aqui. Comecei a malhar tem uns 3 meses, tô focada em ganhar massa muscular e minha amiga me indicou tomar BCAA. Ela jura que faz toda a diferença na recuperação muscular e no crescimento, mas eu tô meio cética. Já gastei uma grana com whey protein e creatina, e não queria jogar mais dinheiro fora se o BCAA não fizer diferença. Tenho 28 anos, treino 5 vezes por semana e sigo uma dieta com bastante proteína. Será que o BCAA realmente vale a pena no meu caso? Ou é só mais um suplemento caro que não traz resultados reais? Alguém aí já usou e pode me dar um feedback honesto? Me ajudem a decidir se invisto ou não nesse suplemento!

4 respostas

Melhor resposta
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 1 semana atras
Oi, Maria! Deixa eu te dar meu ponto de vista como nutricionista esportiva. A verdade é que, para a maioria das pessoas que treinam regularmente e consomem proteína suficiente na dieta, o BCAA é dispensável. Ele é formado por três aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina) que já estão presentes em alimentos como carne, frango, peixe, ovos e laticínios. Se você já come esses alimentos em quantidade adequada, seu corpo já tem o BCAA que precisa. **Quando o BCAA pode ser útil?** * **Veganos e vegetarianos:** Pessoas que não consomem proteína animal podem ter dificuldade em obter BCAA suficiente através da dieta. Nesses casos, a suplementação pode ser interessante. * **Atletas de endurance:** Em treinos longos e intensos, o BCAA pode ajudar a reduzir a fadiga e melhorar o desempenho. * **Restrição calórica:** Durante dietas de emagrecimento, o BCAA pode ajudar a preservar a massa muscular. **Como saber se você precisa de BCAA?** O ideal é procurar um nutricionista para avaliar sua dieta e necessidades individuais. Ele poderá te orientar sobre a suplementação mais adequada para o seu caso. **Dica final:** Antes de gastar dinheiro com BCAA, invista em uma dieta equilibrada e rica em proteínas. Isso sim fará toda a diferença nos seus resultados! E não se esqueça de descansar e dormir bem, que também são fundamentais para a recuperação muscular.
Felipe Araujo
Felipe Araujo 1 semana atras
Oi, Maria! Entendo sua dúvida, é super comum. A verdade é que o BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) pode ser útil, mas não é essencial pra todo mundo. Se você já tem uma dieta rica em proteínas, como você mencionou, provavelmente já está consumindo BCAA suficiente através da alimentação. Alimentos como carne, frango, peixe e ovos são ótimas fontes. O BCAA pode ser mais interessante para quem tem dificuldade em consumir proteína suficiente na dieta ou para atletas de alta performance que treinam intensamente. Em termos de recuperação muscular, o BCAA pode ajudar a reduzir a dor muscular tardia (DOMS), mas os efeitos são modestos. A creatina, por exemplo, tem um impacto muito maior no ganho de força e massa muscular. Se você já usa creatina, o BCAA pode ser um "plus", mas não é prioridade. Minha sugestão é: se o seu orçamento está apertado, continue focando na dieta e na creatina. Se sobrar uma grana, você pode experimentar o BCAA pra ver se sente alguma diferença. Mas não espere milagres! Foco na alimentação e no treino, que isso sim faz a diferença de verdade.
Rafael Souza
Rafael Souza 1 semana atras
Maria, seguinte: eu já usei BCAA por um tempo e, sinceramente, não vi uma diferença gritante. Pra mim, foi mais efeito placebo do que outra coisa. Acredito que a base de tudo é uma boa alimentação e um treino bem estruturado. Se você já está cuidando desses dois aspectos, talvez o BCAA não seja o melhor investimento. O que eu percebi que funciona pra mim é garantir que eu esteja comendo proteína suficiente ao longo do dia, especialmente após o treino. Um bom shake de whey protein com creatina já faz um baita trabalho. Além disso, dormir bem e controlar o estresse também são cruciais para a recuperação muscular. Se você quiser testar o BCAA, compra um pote pequeno e vê como seu corpo reage. Mas não coloque todas as suas fichas nisso, beleza? Foca no básico que dá mais resultado!
Thiago Almeida
Thiago Almeida 1 semana atras
Maria, a questão do BCAA é polêmica mesmo. Tem estudos que mostram benefícios, principalmente na redução da fadiga durante o exercício e na diminuição do dano muscular. Mas, como já disseram, se sua dieta é rica em proteínas, a necessidade de suplementar com BCAA diminui bastante. Um ponto importante é a dosagem. Geralmente, as doses recomendadas variam de 5 a 20 gramas por dia, dependendo do seu peso e nível de atividade física. Além disso, o timing da ingestão também pode fazer diferença. Algumas pessoas preferem tomar antes, durante ou depois do treino. Se você decidir experimentar, procure um profissional de nutrição para te orientar sobre a dosagem e o melhor momento para tomar. Assim, você aumenta as chances de obter algum benefício e evita jogar dinheiro fora.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta