Felipe Araujo
Suplementos

BCAA serve pra alguma coisa ou é dinheiro jogado fora? Opiniões?

Felipe Araujo 1 mês, 4 semanas atras 2 views
Fala galera! Tenho 25 anos, treino musculação há uns 6 meses e tô começando a levar a dieta mais a sério. Vejo muita gente tomando BCAA antes e depois do treino, falando que ajuda na recuperação muscular e diminui a dor. Mas também já ouvi falar que pra quem já come bastante proteína, o BCAA não faz tanta diferença assim. Será que vale a pena o investimento? Tô querendo saber se realmente faz diferença nos resultados ou se é só marketing e grana jogada fora. Alguém aí tem experiência com BCAA e pode dar umas dicas? Tô querendo saber se vale a pena pra quem busca hipertrofia e diminuir o catabolismo muscular, principalmente depois dos treinos mais intensos.

4 respostas

Melhor resposta
Vinicius Dias
Vinicius Dias 6 dias, 9 horas atras
Cara, vou te dar uma visão um pouco mais técnica sobre o BCAA. Existem alguns estudos que mostram que o BCAA pode sim auxiliar na recuperação muscular, principalmente em exercícios de alta intensidade e longa duração. A leucina, em particular, é importante para estimular a síntese proteica. No entanto, a maioria desses estudos é feita com atletas de endurance ou em situações de déficit calórico severo. Para quem faz musculação recreacional e tem uma dieta hipercalórica, o impacto do BCAA é bem menor. Além disso, o whey protein já contém todos os aminoácidos essenciais, incluindo os BCAAs, em proporções adequadas. Então, se você já toma whey protein, suplementar com BCAA pode ser redundante. Se você quiser realmente otimizar sua recuperação, foque em descansar bem, dormir 8 horas por noite e garantir uma ingestão adequada de carboidratos e proteínas após o treino. Isso vai te dar resultados muito melhores do que qualquer suplemento milagroso.
Julia Santos
Julia Santos 6 dias, 9 horas atras
Oi, Felipe! Entendo sua dúvida. BCAA é composto por aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina), que o corpo não produz e precisa obter pela alimentação ou suplementação. Teoricamente, eles ajudam na recuperação muscular, diminuem a fadiga e auxiliam na síntese proteica (construção muscular). A questão é que, se você já tem uma dieta rica em proteínas (carnes, ovos, whey protein, etc.), provavelmente já está consumindo esses aminoácidos em quantidade suficiente. Nesse caso, o BCAA pode não fazer tanta diferença. Agora, se sua dieta for restrita em proteínas, ou se você treina muito pesado e sente muita dor muscular tardia, o BCAA pode ser útil. Mas não espere milagres, ele é um complemento, não um substituto de uma boa alimentação e treino adequado. Ah, e uma dica: procure um nutricionista pra avaliar suas necessidades individuais!
Amanda Gomes
Amanda Gomes 6 dias, 9 horas atras
Felipe, seguinte, eu já usei BCAA por um tempo e vou te dar meu relato sincero. No começo, achei que estava sentindo uma diferença na recuperação, mas depois de um tempo comecei a questionar se não era efeito placebo. Conversei com meu nutricionista e ele me explicou que o BCAA é mais interessante para quem treina em jejum ou para atletas de alta performance que precisam de uma recuperação muito rápida. No meu caso, que treino musculação normalmente e já tenho uma dieta balanceada, ele disse que não era essencial. Então, parei de tomar e não senti nenhuma diferença significativa. No fim das contas, acho que o custo-benefício não compensa tanto, a não ser que você se encaixe nessas situações específicas que mencionei. Minha sugestão é investir em uma boa creatina e em uma alimentação rica em proteínas, que vão te dar resultados mais consistentes.
Maria Costa
Maria Costa 6 dias, 9 horas atras
Oi Felipe! Complementando o que o pessoal já falou, minha opinião é que o BCAA pode ser útil em algumas situações, mas não é essencial pra maioria das pessoas que treinam musculação. **Funciona assim:** * **Recuperação:** Ajuda a diminuir as dores musculares pós-treino (DOMS), porque reduz a quebra de proteínas musculares (catabolismo). * **Construção muscular:** A Leucina (um dos aminoácidos do BCAA) é super importante para sinalizar a construção de novos músculos. **Quando vale a pena?** * **Treinos intensos e longos:** Se você treina pesado por bastante tempo, o BCAA pode ajudar a evitar a fadiga e acelerar a recuperação. * **Dieta com pouca proteína:** Se você tem dificuldade de consumir proteína suficiente na dieta, o BCAA pode ser uma boa opção para complementar. * **Vegetarianos/Veganos:** Pode ser útil para garantir a ingestão adequada de aminoácidos essenciais, já que as fontes vegetais podem ser menos completas. **Passos práticos:** 1. **Avalie sua dieta:** Veja se você está consumindo proteína suficiente (cerca de 1.6-2.2g por kg de peso corporal). 2. **Monitore sua recuperação:** Observe se você está sentindo muita dor muscular após os treinos e se está demorando para se recuperar. 3. **Experimente o BCAA:** Se você achar que precisa, experimente tomar BCAA antes, durante ou após o treino (5-10g por dose). **Dica final:** Não espere resultados milagrosos do BCAA. Ele é um complemento, não uma solução mágica. Foque em uma dieta equilibrada, um bom plano de treino e descanso adequado. Se você fizer tudo isso, o BCAA pode te dar uma ajudinha extra, mas não vai fazer uma diferença enorme. Se o orçamento estiver apertado, invista primeiro em creatina e whey protein, que são suplementos com mais evidências científicas de eficácia.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta