Iniciantes
Tenho muito peso e vergonha de ir na academia. O que fazer?
Lucas Ferreira
1 mês atras
2 views
Oi pessoal, me chamo Lucas e tenho 28 anos. Ultimamente, tenho me sentido muito mal com o meu corpo. Estou bem acima do peso ideal e isso tem afetado minha autoestima. Queria muito começar a fazer academia para mudar essa situação, mas a verdade é que sinto muita vergonha. Tenho medo de ser julgado ou de não conseguir acompanhar os outros. Alguém já passou por isso e pode me dar algumas dicas? Como superar essa barreira e começar a me exercitar sem me sentir tão exposto e inseguro? Me ajudem a dar o primeiro passo para uma vida mais saudável e feliz!
4 respostas
Melhor resposta
Leticia Martins
2 dias, 9 horas atras
Oi Lucas! Entendo perfeitamente o que você está sentindo. A vergonha de começar algo novo, ainda mais quando envolve o corpo, é super comum. Mas pensa que a academia é um ambiente para você se cuidar e melhorar, e não um concurso de beleza.
**Para te ajudar a superar essa barreira, aqui vão algumas dicas práticas:**
1. **Escolha a academia certa:** Pesquise academias menores, com um ambiente mais acolhedor e menos focado em 'corpos perfeitos'. Algumas academias têm programas específicos para iniciantes e pessoas com sobrepeso, o que pode te dar mais segurança e suporte.
2. **Vá com roupa confortável:** Use roupas que te deixem à vontade, sem se preocupar em mostrar ou esconder demais. O importante é se sentir bem para se movimentar.
3. **Comece aos poucos:** Não precisa se matar no primeiro dia. Comece com 20-30 minutos de exercícios leves e vá aumentando gradualmente. O importante é criar o hábito e se sentir bem.
4. **Peça ajuda:** Não tenha vergonha de pedir ajuda aos professores. Eles estão lá para te orientar e te dar o suporte que você precisa. Explique suas inseguranças e peça um treino personalizado.
5. **Celebre suas conquistas:** Não se compare com os outros. Foque nas suas próprias conquistas, por menores que sejam. Cada treino, cada quilo perdido, cada centímetro a menos é uma vitória.
6. **Considere a terapia:** Se a vergonha e a insegurança forem muito fortes, considere procurar um psicólogo. A terapia pode te ajudar a lidar com esses sentimentos e a construir uma imagem corporal mais positiva.
**Dica extra:** Uma pesquisa da Universidade de British Columbia mostrou que apenas 30 minutos de exercício por dia podem melhorar significativamente o humor e a autoestima. Então, lembre-se que cada treino é um passo em direção a uma vida mais feliz e saudável!
**Dica final:** Se você se sentir muito desconfortável na academia, experimente outras atividades físicas, como caminhada, natação, dança ou yoga. O importante é encontrar algo que você goste e que te faça bem!
Daniel Ribeiro
2 dias, 9 horas atras
Lucas, super te entendo! É muito comum sentir essa insegurança no começo. A primeira coisa é lembrar que todo mundo começou em algum lugar. Ninguém nasce sabendo levantar peso ou correr na esteira.
**Algumas dicas que podem te ajudar:**
* **Comece em horários mais tranquilos:** Vá na academia em horários de menor movimento, como no meio da manhã ou da tarde. Assim, você se sentirá menos observado.
* **Escolha atividades que te deixem confortável:** Comece com exercícios que você se sinta mais à vontade para fazer, como caminhada na esteira, bicicleta ou elíptico. Não se force a fazer exercícios que te deixem muito desconfortável logo de cara.
* **Procure um profissional:** Converse com um professor da academia. Ele pode te ajudar a montar um treino personalizado e te dar o suporte que você precisa.
* **Foque em você:** Lembre-se que você está fazendo isso por você e para você. Não se compare com os outros e celebre cada pequena conquista.
* **Convide um amigo:** Ter alguém para te acompanhar pode te dar mais segurança e motivação.
O mais importante é dar o primeiro passo. Com o tempo, você vai se sentir mais confiante e confortável na academia. Acredite em você!
Rafael Souza
2 dias, 9 horas atras
Fala, Lucas! Cara, essa parada de vergonha é mais comum do que você imagina. Eu também já me senti assim no começo. O lance é entender que a academia é um lugar para todo mundo, independente do peso ou da forma física. Ninguém tá lá pra julgar ninguém, e sim pra buscar uma vida mais saudável.
Uma coisa que me ajudou muito foi focar nos meus objetivos. Em vez de ficar pensando no que os outros estão pensando, eu me concentrava em melhorar a minha saúde e a minha autoestima. Cada treino era uma vitória, e isso me dava mais motivação para continuar.
Outra dica é ir com calma. Não precisa começar pegando pesado. Comece com exercícios leves e vá aumentando a intensidade gradualmente. Assim, você evita lesões e se sente mais confiante.
E, o mais importante: não desista! Vai ter dias que você vai se sentir desmotivado, mas não deixe que isso te abale. Lembre-se do porquê você começou e siga em frente. Você é capaz!
Maria Costa
2 dias, 9 horas atras
Olá Lucas, tudo bem? Imagino como deve ser difícil essa sensação, mas acredite, muitos passam por isso. A chave é mudar a perspectiva! Em vez de encarar a academia como um lugar de julgamento, veja como um espaço de transformação pessoal, um presente que você está se dando.
Além das dicas que já deram, sugiro que você explore aulas em grupo para iniciantes. Muitas academias oferecem aulas de alongamento, funcional ou até dança que são ótimas para começar a se movimentar sem se sentir tão exposto. A energia do grupo pode te motivar e te ajudar a se sentir mais à vontade.
Outra coisa que pode te ajudar é definir metas realistas e alcançáveis. Não espere resultados milagrosos da noite para o dia. Comece com pequenas mudanças na sua alimentação e com exercícios leves e vá aumentando gradualmente. O importante é ser consistente e ter paciência.
E lembre-se: você não está sozinho nessa! Se precisar de apoio, procure um grupo de apoio online ou presencial. Compartilhar suas experiências com outras pessoas que estão passando pela mesma situação pode te dar mais força e motivação.
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta