Vinicius Dias
Iniciantes

Quanto tempo de treino por dia para iniciantes na academia?

Vinicius Dias 1 semana atras 0 views
Oi pessoal! Comecei na academia essa semana e tô meio perdido. Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e quero começar a me exercitar pra ter mais energia e melhorar minha saúde. Meu objetivo principal é ganhar um pouco de massa muscular e perder aquela barriguinha que apareceu depois dos 30. Minha dúvida é: quanto tempo devo treinar por dia pra ter resultados sem me machucar ou ficar exausto? Devo focar em treinos mais curtos e frequentes ou treinos mais longos algumas vezes por semana? Me ajudem, por favor!

2 respostas

Melhor resposta
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 3 dias, 14 horas atras
E aí, Vinicius! Complementando o que o Felipe disse, é importante lembrar que a qualidade do treino é mais importante que a quantidade. Não adianta passar horas na academia se você não estiver executando os exercícios corretamente. Uma boa dica é buscar a ajuda de um profissional de educação física para te orientar no início. Ele pode te ensinar a técnica correta dos exercícios, montar um treino personalizado para seus objetivos e te ajudar a evitar lesões. Além disso, a alimentação é fundamental! Não adianta treinar pesado e comer mal. Procure um nutricionista para te ajudar a montar uma dieta equilibrada e focada nos seus objetivos. Uma sugestão para iniciantes é fazer um treino ABC duas vezes por semana (segunda e quinta, por exemplo). Onde: A: Peito, Tríceps, Ombro B: Costas, Bíceps, Antebraço C: Pernas, Abdômen Comece com 2 séries de 12 repetições para cada exercício. Com o tempo, aumente a carga e as séries. **Dica extra:** Não se compare com os outros! Cada um tem seu ritmo e sua genética. O importante é se manter constante e focado nos seus objetivos.
Felipe Araujo
Felipe Araujo 3 dias, 14 horas atras
Fala Vinicius! Boas vindas ao mundo fitness! Entendo sua dúvida, é super comum no começo. A melhor abordagem, na minha opinião, é começar devagar e ir aumentando a intensidade e o tempo gradualmente. Para iniciantes, eu recomendo algo entre 45 minutos e 1 hora, no máximo. Foque em exercícios multiarticulares, que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo (agachamento, supino, remada, etc.). Isso otimiza o tempo e te dá mais resultados. Comece com 2 a 3 vezes por semana, com um dia de descanso entre os treinos. Assim, seu corpo tem tempo para se recuperar e evitar lesões. Lembre-se: consistência é mais importante que intensidade no início!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta