Iniciantes
Qual roupa e tênis ideal para treinar na academia? Dicas para iniciantes
Felipe Araujo
2 meses atras
0 views
Olá pessoal! Comecei a frequentar a academia essa semana e estou super perdido em relação ao que vestir. Tenho 25 anos, estou buscando perder uns quilinhos e ganhar massa magra, mas me sinto meio deslocado com as roupas que uso normalmente. Sinto que preciso de algo mais adequado para treinar com conforto e segurança. Quais tecidos são melhores? Qual tipo de tênis devo usar para evitar lesões durante os exercícios? Quais marcas vocês recomendam para um bom custo-benefício? Agradeço qualquer ajuda, dicas e sugestões! Principalmente para quem está começando agora e não quer gastar muito.
4 respostas
Melhor resposta
Daniel Ribeiro
1 semana atras
Felipe, sua dúvida é super comum! Vou te dar um panorama mais completo, unindo conforto, performance e segurança, pensando no longo prazo e na sua evolução na academia.
**Roupas:** Como já disseram, fuja do algodão para atividades intensas. O ideal são tecidos tecnológicos, como poliéster com elastano (Lycra ou Spandex) ou poliamida. Eles permitem a evaporação do suor, mantendo o corpo seco e confortável. Marcas como Nike, Adidas, Under Armour e Lupo Sport oferecem ótimas opções, mas procure promoções e outlets para economizar. Leggings e shorts de compressão podem auxiliar na circulação sanguínea e reduzir a fadiga muscular. Para homens, camisetas de dry-fit e bermudas de compressão são ótimas. Não se esqueça de um bom top (para mulheres) com suporte adequado, essencial para evitar desconforto e dores.
**Tênis:** A escolha do tênis é crucial para evitar lesões e otimizar o desempenho. Um tênis de corrida serve para cardio, mas para musculação, prefira modelos com solado mais plano e estável. Tênis com bom amortecimento (EVA ou GEL) são importantes para proteger as articulações, especialmente se você tem problemas no joelho ou tornozelo. Procure tênis com boa aderência para evitar escorregões. O ideal é procurar uma loja especializada para fazer uma análise da sua pisada. Se for pronada, supinada ou neutra, isso influencia diretamente na escolha do tênis. Marcas como Asics, Mizuno e Nike oferecem ótimas opções para diferentes tipos de pisada.
**Dica Final:** Não tenha vergonha de pedir ajuda! Converse com os instrutores da academia, peça dicas de roupas e tênis, e observe o que os outros alunos estão usando. O importante é se sentir confortável e confiante para treinar. E lembre-se: a roupa e o tênis certos podem fazer toda a diferença no seu desempenho e na sua motivação!
Patricia Carvalho
1 semana atras
Oi Felipe! Entendo super sua dúvida, é normal se sentir um pouco perdido no começo. Para roupas, fuja do algodão puro! Ele absorve muito o suor e te deixa desconfortável. Opte por tecidos sintéticos como poliéster, elastano ou dry-fit. Eles são leves, respiráveis e secam rápido. Quanto ao tênis, o ideal é um modelo que ofereça bom amortecimento e suporte para o seu tipo de pisada. Se você não souber qual é o seu tipo, procure uma loja especializada para fazer um teste. Marcas como Adidas, Nike e Asics têm ótimas opções, mas você também pode encontrar alternativas mais acessíveis em marcas como Olympikus ou Fila. O importante é que o tênis seja confortável e te dê segurança para realizar os exercícios.
Thiago Almeida
1 semana atras
Fala Felipe! Complementando o que a Patricia falou, a escolha da roupa também depende muito do tipo de treino que você vai fazer. Para musculação, roupas mais justas podem te dar mais liberdade de movimento e evitar que a roupa enrosque nos equipamentos. Já para treinos de cardio, como esteira ou bicicleta, roupas mais leves e folgadas podem ser mais confortáveis. Em relação ao tênis, além do amortecimento e suporte, preste atenção na sola. Ela deve ser antiderrapante para evitar escorregões, principalmente se você for fazer exercícios de agilidade ou pliometria. E não se esqueça de usar meias de algodão ou de tecido específico para esportes para evitar odores e bolhas.
Bruna Nascimento
1 semana atras
Oi Felipe! Vou te dar algumas dicas práticas que funcionaram para mim quando comecei. Primeiro, invista em pelo menos dois conjuntos de roupa de treino. Assim, você sempre terá uma opção limpa e seca para usar. Segundo, compre um tênis específico para treino. Ele vai fazer toda a diferença no seu desempenho e na prevenção de lesões. Terceiro, não se preocupe em gastar muito dinheiro no começo. Compre o básico e, com o tempo, vá investindo em peças melhores. Quarto, experimente as roupas e o tênis antes de comprar. Veja se você se sente confortável e se consegue se movimentar livremente. E quinto, não se esqueça de levar uma toalha pequena e uma garrafa de água para a academia. São itens essenciais para o seu treino.
Perguntas relacionadas
Dor muscular depois do treino: é normal ou me machuquei?
4 respostasQuanto tempo de treino por dia para iniciantes na musculação?
2 respostasQuanto custa em média uma academia boa no Brasil em 2024?
3 respostasO que levar na mochila para academia? Kit essencial para iniciantes
2 respostasQual a frequência ideal na academia para iniciantes?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta