Isabela Moreira
Iniciantes

Primeira semana de academia: o que esperar e como sobreviver?

Isabela Moreira 1 mês, 3 semanas atras 4 views
Oi gente! Tô super ansiosa pra começar na academia semana que vem. Sempre fui sedentária e agora, aos 28 anos, resolvi mudar isso. Me matriculei numa academia perto do trabalho pra tentar ir pelo menos 3 vezes por semana. Mas tô com um pouco de medo e não sei muito bem o que esperar da primeira semana. Alguém que já passou por isso pode me dar umas dicas? O que esperar em termos de dor muscular? Tem algum erro comum que iniciantes cometem e que eu posso evitar? E qual a melhor forma de montar um treino pra quem tá começando do zero? Quero muito criar uma rotina saudável, mas confesso que tô meio perdida e com receio de me machucar ou desanimar logo de cara.

4 respostas

Melhor resposta
Mateus Barbosa
Mateus Barbosa 2 semanas, 6 dias atras
Fala, Isabela! A primeira semana é crucial pra criar o hábito. Evite faltar, mesmo que esteja dolorida. Um treino leve é melhor que nenhum treino. Comece com um treino full body, que trabalha todos os grupos musculares. Faça 2-3 séries de 10-12 repetições de cada exercício. Priorize exercícios compostos, como agachamento, supino, remada e desenvolvimento, que trabalham vários músculos ao mesmo tempo e são mais eficientes. **Exemplo de treino para iniciantes:** * Aquecimento: 5 minutos de esteira ou bicicleta. * Agachamento livre: 3 séries de 10-12 repetições. * Supino reto: 3 séries de 10-12 repetições. * Remada curvada com barra: 3 séries de 10-12 repetições. * Desenvolvimento com halteres: 3 séries de 10-12 repetições. * Prancha: 3 séries de 30 segundos. * Alongamento: 10 minutos. Não se preocupe em levantar muito peso no começo. O importante é aprender a técnica correta e evitar lesões. Aumente a carga gradualmente, à medida que for se sentindo mais forte. E não se esqueça de descansar entre os treinos para que seus músculos possam se recuperar. Para a primeira semana, treine segunda, quarta e sexta para permitir a recuperação adequada.
Amanda Gomes
Amanda Gomes 2 semanas, 6 dias atras
Oi, Isabela! Relaxa, é normal se sentir assim no começo. A primeira semana é sempre a mais desafiadora, mas com as dicas certas, você tira de letra. A dor muscular tardia (DOMS) é quase inevitável, mas não precisa ser insuportável. Pra diminuir, faça um bom aquecimento antes do treino e alongue bem depois. Não exagere na carga logo de cara, comece com pesos leves e foque na execução correta dos movimentos. Outra dica importante é não ter vergonha de pedir ajuda aos instrutores da academia. Eles estão lá pra te orientar e montar um treino adequado pro seu nível. E não se compare com os outros! Cada um tem seu ritmo e seus objetivos. O importante é ser consistente e curtir o processo.
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 2 semanas, 6 dias atras
Oi Isabela! Super te entendo, também me senti assim quando comecei. Uma coisa que me ajudou muito foi focar na alimentação. Nos dias de treino, priorize proteínas (frango, peixe, ovos) e carboidratos complexos (batata doce, arroz integral) pra dar energia e ajudar na recuperação muscular. Evite frituras e alimentos processados, que só vão te deixar mais cansada e inflamada. Além disso, não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia. A hidratação é fundamental para evitar cãibras e melhorar o desempenho nos treinos. E tente dormir bem, o sono é essencial para a recuperação muscular e para a sua energia no dia seguinte. Pequenos ajustes na alimentação e no sono fazem toda a diferença!
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 2 semanas, 6 dias atras
E aí, Isabela! Complementando o que os outros já falaram, a dor muscular é normal, mas se for uma dor muito forte e persistente, procure um médico ou fisioterapeuta. Pode ser sinal de lesão. Outra dica é usar roupas e calçados confortáveis, que permitam a livre movimentação. E leve uma garrafa de água e uma toalha pra academia. Uma coisa que me ajudou muito a manter a motivação foi encontrar um amigo ou amiga pra treinar junto. Assim, vocês se incentivam mutuamente e tornam o treino mais divertido. E não se cobre demais! O importante é dar o primeiro passo e ser consistente. Os resultados vêm com o tempo e com a dedicação. Lembre-se que cada treino é uma vitória!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta