Patricia Carvalho
Iniciantes

Dor muscular após o treino: é normal ou sinal de lesão?

Patricia Carvalho 3 semanas, 6 dias atras 5 views
Oi pessoal! Comecei a treinar tem uns 2 meses, tô super animada pra ganhar massa magra e definir o corpo. Tenho 28 anos e tô tentando ir na academia 3 vezes por semana. Só que depois de cada treino, principalmente nos primeiros dias, sinto uma dor muscular forte, principalmente nas pernas e braços. Fico me perguntando se essa dor é normal, tipo um sinal de que o treino tá funcionando, ou se eu tô exagerando e posso me machucar. Alguém mais sente isso? Será que preciso procurar um médico ou mudar alguma coisa no meu treino? Tô preocupada de estar fazendo algo errado e me lesionar.

3 respostas

Melhor resposta
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 3 semanas, 5 dias atras
Concordo com o Thiago! A DMIT é normal, mas é importante saber diferenciar de uma lesão. A dor da DMIT geralmente aparece 24-72 horas após o treino e diminui gradualmente. Uma lesão muscular geralmente causa dor imediata, forte e constante, além de poder vir acompanhada de inchaço e hematoma. Pra evitar que a DMIT te atrapalhe, faça um aquecimento adequado antes do treino, aumente a intensidade gradualmente e não se esqueça do descanso. Uma alimentação rica em proteínas também ajuda na recuperação muscular. Outra dica é experimentar o foam roller para massagear os músculos doloridos. Isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e aliviar a tensão.
Thiago Almeida
Thiago Almeida 3 semanas, 5 dias atras
Oi Patricia! Fica tranquila, essa dor que você tá sentindo provavelmente é a famosa dor muscular de início tardio (DMIT), ou em inglês, DOMS (Delayed Onset Muscle Soreness). É super comum, principalmente quando a gente começa um treino novo ou aumenta a intensidade. Acontece por microlesões nas fibras musculares durante o exercício, e o corpo leva um tempinho pra se recuperar. Pra aliviar, você pode fazer alongamentos leves, massagem e tomar um banho quente. Descanso também é fundamental! Se a dor for muito forte, persistente ou vier acompanhada de outros sintomas (inchaço, dificuldade de movimentar), aí sim vale procurar um médico.
Leticia Martins
Leticia Martins 3 semanas, 5 dias atras
Complementando o que os meninos falaram, é bom lembrar que cada corpo reage de um jeito. O que funciona pra um, pode não funcionar tão bem pra outro. No seu caso, como você é iniciante, o ideal seria procurar um profissional de educação física pra te ajudar a montar um treino adequado pro seu nível e objetivos. Ele vai saber te orientar sobre a intensidade ideal, os exercícios mais indicados e a melhor forma de evitar lesões. Além disso, preste atenção aos sinais do seu corpo. Se estiver sentindo muita dor, não force! O descanso é tão importante quanto o treino. E uma dica extra: experimente tomar um suco de beterraba antes do treino. Alguns estudos mostram que a beterraba pode ajudar a reduzir a dor muscular e melhorar o desempenho físico. Mas consulte um nutricionista antes de fazer qualquer mudança na sua dieta!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta