Dietas
Qual o melhor horário para jantar sem engordar? Dicas!
Mateus Barbosa
4 semanas, 1 dia atras
0 views
Pessoal, tenho 30 anos e trabalho o dia todo, então minha rotina de exercícios é mais à noite, depois do trabalho. Ultimamente, tenho me sentido um pouco inchado e acho que pode ser por causa do horário que estou jantando. Geralmente, janto bem tarde, umas 22h, quase na hora de dormir, porque chego cansado e com fome.
Minha dúvida é: qual seria o melhor horário para jantar sem engordar? Será que jantar mais cedo faz tanta diferença assim? Teria alguma dica de lanche para comer antes de dormir, caso eu sinta fome depois de jantar mais cedo? Queria ajustar minha dieta para ter mais resultados na academia e me sentir melhor.
2 respostas
Melhor resposta
Vinicius Dias
1 semana, 3 dias atras
Fala, Mateus! Complementando o que o Felipe disse, o impacto do horário do jantar no peso é mais complexo do que simplesmente 'jantar tarde engorda'. O que realmente conta é o seu balanço calórico total ao longo do dia. Se você consome mais calorias do que gasta, vai engordar, independentemente do horário.
No entanto, jantar tarde pode desregular seus hormônios, como a insulina e o cortisol, o que pode dificultar a perda de peso. Além disso, a qualidade do sono pode ser prejudicada, o que também influencia o metabolismo.
**Minhas dicas práticas são:**
1. **Planeje suas refeições:** Prepare o jantar com antecedência para evitar escolhas ruins quando estiver com fome.
2. **Priorize alimentos leves e nutritivos:** Saladas, legumes cozidos, proteínas magras (frango, peixe) são ótimas opções.
3. **Controle as porções:** Evite comer em grandes quantidades.
4. **Experimente comer mindful:** Coma devagar, prestando atenção aos sinais de saciedade do seu corpo.
**Dica final:** Se você treina à noite, faça um lanche pós-treino leve com proteína e carboidrato para repor as energias e evitar a fome excessiva na hora do jantar. Isso pode te ajudar a jantar mais cedo e de forma mais equilibrada.
Felipe Araujo
1 semana, 3 dias atras
Mateus, super te entendo! Essa é uma dúvida comum. A ciência mostra que o horário da refeição realmente importa, mas não é o único fator. O ideal é tentar jantar pelo menos 2-3 horas antes de dormir. Isso permite que seu corpo digira melhor os alimentos antes de entrar em repouso.
Jantar muito tarde pode afetar a qualidade do sono e até mesmo aumentar o armazenamento de gordura, porque o metabolismo tende a diminuir durante a noite. Tente antecipar o jantar para umas 19h ou 20h, no máximo. Se sentir fome mais tarde, opte por um lanche leve e proteico, como um iogurte natural com frutas vermelhas ou um punhado de castanhas. O importante é não ir para a cama de estômago muito cheio. Preste atencao na sua alimentação durante o dia para diminuir a ansiedade de comer muito a noite.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta