Bruna Nascimento
Dietas

Como contar calorias de forma simples, sem usar aplicativos complicados?

Bruna Nascimento 1 semana, 4 dias atras 0 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, trabalho o dia todo e estou tentando entrar em forma. Já tentei várias dietas, mas sempre desisto porque acho muito chato ficar controlando tudo em aplicativos. A rotina é corrida e no fim do dia a última coisa que quero é ficar digitando tudo que comi. Alguém conhece alguma forma simples de contar calorias, sem precisar usar esses apps complicados? Tipo, alguma técnica mais 'raiz' ou um método que dê para ter uma ideia geral sem pirar na precisão? Meu objetivo principal é perder uns quilinhos e me sentir mais saudável, sem virar escrava da dieta. Me ajudem, por favor!

2 respostas

Melhor resposta
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 10 horas, 53 minutos atras
Bruna, sua busca por simplificar a contagem de calorias é totalmente válida e possível! A chave é entender os grupos alimentares e suas estimativas calóricas. Por exemplo, uma porção de carboidrato complexo (arroz integral, batata doce) do tamanho do seu punho equivale a aproximadamente 150-200 calorias. Uma porção de proteína magra (frango, peixe) do tamanho da palma da sua mão, cerca de 200-250 calorias. Vegetais folhosos são praticamente livres em calorias, então pode abusar! A gordura boa (azeite, abacate) use com moderação, uma colher de sopa tem cerca de 120 calorias. **Passos práticos para simplificar:** 1. **Monte um prato padrão:** Divida seu prato mentalmente: metade com vegetais, um quarto com proteína e um quarto com carboidrato. Isso te dará uma base consistente. 2. **Aprenda as medidas caseiras:** Use xícaras e colheres de medida no começo para se familiarizar com as porções. Depois de um tempo, você saberá estimar visualmente. 3. **Priorize alimentos não processados:** Eles tendem a ser menos calóricos e mais nutritivos. Além disso, você saberá exatamente o que está comendo. 4. **Monitore seu progresso:** Pese-se uma vez por semana e tire fotos. Isso te dará um feedback objetivo sobre seus resultados. 5. **Ajuste conforme necessário:** Se você não estiver vendo resultados, ajuste suas porções ou a qualidade dos alimentos. **Dica Final:** Não se prenda a números exatos! O objetivo é ter uma ideia geral e fazer escolhas mais saudáveis. Se você estiver comendo alimentos nutritivos e controlando as porções, provavelmente estará no caminho certo. Focar na qualidade dos alimentos e na consistência é muito mais importante do que a precisão obsessiva. Lembre-se que pequenas mudanças consistentes levam a grandes resultados ao longo do tempo.
Rafael Souza
Rafael Souza 10 horas, 53 minutos atras
Oi, Bruna! Entendo super sua dificuldade. Eu também não sou fã de aplicativos para tudo. Uma forma simples que eu uso é focar no tamanho das porções e na qualidade dos alimentos. Por exemplo, em vez de pesar cada grama de arroz, tente usar um prato menor para controlar a quantidade. Quanto à qualidade, priorize alimentos frescos e integrais, que geralmente são menos calóricos e mais nutritivos. Outra dica é aprender a ler os rótulos dos alimentos. Preste atenção nas calorias por porção e nos ingredientes. Evite alimentos processados e ricos em açúcar e gordura. No começo, pode parecer um pouco complicado, mas com o tempo você pega o jeito e consegue estimar as calorias de forma mais intuitiva. Uma dica extra: use um caderno para anotar o que você come durante a semana. Não precisa ser super detalhado, apenas um registro geral. Isso te ajudará a identificar padrões e áreas onde você pode melhorar. E lembre-se, o mais importante é ser consistente e não se cobrar demais!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta