Dietas
Como contar calorias de forma simples, sem usar aplicativos?
Ana Silva
2 meses atras
0 views
Oi, pessoal! Tudo bem? Tenho 28 anos, trabalho o dia todo no escritório e tô tentando entrar em forma. Já comecei a fazer academia 3 vezes por semana, mas tô com dificuldade na parte da alimentação. Todo mundo fala que pra emagrecer tem que contar calorias, mas eu acho os aplicativos super complicados e demorados de usar. Alguém tem alguma dica de como fazer isso de um jeito mais simples, sem ter que ficar digitando tudo no celular o tempo todo? Queria algo prático e que se encaixe na minha rotina corrida. Será que é possível controlar as calorias sem app e ainda assim ter bons resultados na dieta?
3 respostas
Melhor resposta
Isabela Moreira
5 dias, 16 horas atras
Olá, Ana! Contar calorias pode ser mais fácil do que parece, mesmo sem apps! Concordo com a Bruna, um caderninho ajuda muito. Mas além disso, sugiro que você aprenda sobre o tamanho das porções. Use xícaras e colheres medidoras no começo para ter uma ideia visual das quantidades. Assim, você consegue estimar as calorias com mais facilidade. Outra dica é simplificar suas refeições. Prepare pratos com ingredientes básicos e saudáveis, como arroz integral, feijão, frango grelhado e salada. Desse jeito, você não precisa ficar pesquisando as calorias de um monte de ingredientes diferentes. Além disso, tente comer devagar e prestar atenção aos sinais de saciedade do seu corpo. Às vezes, a gente come mais do que precisa só porque está comendo rápido demais. Lembre-se que o mais importante é criar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis a longo prazo. Focar apenas nas calorias pode ser frustrante e não te ensinar a comer de forma equilibrada.
**Explicando o processo:** Contar calorias manualmente envolve conhecer os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e suas respectivas calorias por grama (4, 4 e 9, respectivamente). Ao invés de focar em cada grama, concentre-se em aproximar os valores. Por exemplo, um peito de frango médio tem cerca de 30g de proteína, o que equivale a aproximadamente 120 calorias (30 x 4).
**Passos práticos:**
1. **Crie uma lista de alimentos comuns:** Anote os alimentos que você come com frequência e suas estimativas calóricas.
2. **Use medidas caseiras:** Uma xícara de arroz, uma concha de feijão, etc. Isso facilita a estimativa.
3. **Simplifique as refeições:** Quanto menos ingredientes, mais fácil de calcular.
4. **Registre tudo:** Use um caderninho ou planilha simples.
5. **Seja consistente:** Não precisa ser perfeito, mas tente manter o controle.
**Dica final:** Não se prenda demais aos números. O objetivo é ter uma noção geral das calorias que você está consumindo e fazer ajustes na sua dieta para alcançar seus objetivos. Combinar o controle das calorias com uma alimentação saudável e exercícios físicos é a chave para o sucesso!
Bruna Nascimento
5 dias, 16 horas atras
Oi, Ana! Entendo super sua dificuldade! Eu também me sentia perdida com esses apps cheios de funções. Uma coisa que funcionou pra mim foi usar um caderninho. Parece meio antigo, mas é super prático! Anote tudo que você come ao longo do dia e, ao lado, a estimativa de calorias. No começo, você pode usar a internet para pesquisar as calorias dos alimentos (existem várias tabelas online). Com o tempo, você vai pegando o jeito e já sabe de cabeça a quantidade de calorias dos alimentos mais comuns que você come. Outra dica é focar em alimentos integrais e evitar processados, porque eles geralmente têm mais calorias e menos nutrientes. No final do dia, some as calorias e veja se está dentro da sua meta. E lembre-se: seja consistente! Não precisa ser perfeito, mas tente manter o controle na maior parte do tempo.
Pedro Oliveira
5 dias, 16 horas atras
Oi Ana, tudo bem? Eu já tentei de tudo pra controlar a alimentação, e contar calorias manualmente sempre funcionou melhor pra mim do que qualquer app! A chave é organização. Crie uma tabela simples no Excel ou Google Sheets com os alimentos que você costuma comer e as calorias correspondentes por porção. Por exemplo: Arroz (1 xícara) - 200 kcal, Frango grelhado (100g) - 165 kcal, etc. Assim, fica fácil consultar e somar as calorias das suas refeições. Outra coisa que ajuda é planejar as refeições com antecedência. No domingo, por exemplo, reserve um tempo para montar o cardápio da semana e calcular as calorias de cada prato. Desse jeito, você evita improvisar e acaba comendo coisas menos saudáveis. E não se esqueça de beber bastante água! Às vezes, a gente confunde sede com fome e acaba comendo mais do que precisa. Se você tiver dúvidas sobre as calorias de algum alimento específico, pode pesquisar em sites como o Tabela TACO ou o FatSecret. Mas com o tempo, você vai memorizando as informações e nem vai precisar consultar tanto.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta