Dietas
Como contar calorias de forma simples, sem usar aplicativos?
Rafael Souza
2 meses, 1 semana atras
13 views
Pessoal, tô numa luta pra emagrecer, mas confesso que me perco todo com esses aplicativos de contagem de calorias. Tenho 32 anos, trabalho o dia todo no escritório e tento fazer uns exercícios em casa à noite. A parada é que fico mais tempo preenchendo as coisas no app do que realmente me dedicando à dieta. Existe alguma forma mais simples de controlar as calorias, tipo, sem ter que ficar escravo da tecnologia? Queria algo mais intuitivo e que não tome tanto do meu tempo. Alguma dica de algum método manual, planilhas, ou algo do tipo? Queria focar em uma dieta mais saudável e sustentável, mas sem essa complicação toda.
4 respostas
Melhor resposta
Thiago Almeida
3 semanas, 4 dias atras
Rafael, a chave é simplificar ao máximo! Eu recomendo usar um rastreador de alimentos apenas por alguns dias para obter uma estimativa das calorias e macros que você consome normalmente. Depois disso, você pode parar de usar o aplicativo e se concentrar em fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Por exemplo, priorize proteínas magras, vegetais, frutas e grãos integrais. Evite alimentos processados, bebidas açucaradas e gorduras não saudáveis. Ajuste as porções para controlar as calorias. Experimente usar pratos menores e preencha metade do prato com vegetais. Se você estiver comendo fora de casa, procure opções mais saudáveis no menu e peça para reduzir o tamanho das porções. Lembre-se que a consistência é mais importante do que a perfeição. Se você escorregar de vez em quando, não se culpe. Apenas volte aos trilhos na próxima refeição.
**Passos Práticos:**
1. **Registre sua alimentação por 3 dias:** Use um app simples (só pra ter uma base). Anote TUDO.
2. **Analise os dados:** Veja onde estão os maiores picos de calorias e onde você pode melhorar.
3. **Crie 'refeições-âncora':** Padronize 2-3 refeições saudáveis e fáceis de preparar.
4. **Ajuste as porções:** Use pratos menores e controle o tamanho das porções, especialmente de carboidratos e gorduras.
5. **Foco na qualidade:** Priorize alimentos naturais e evite ultraprocessados.
**Dica Final:** Não se prenda aos números! Use as calorias como um guia, mas confie na sua intuição e preste atenção aos sinais do seu corpo (fome e saciedade). O objetivo é criar hábitos alimentares saudáveis a longo prazo, não ficar obcecado com cada caloria.
Mateus Barbosa
3 semanas, 4 dias atras
Rafael, entendo completamente sua frustração! Eu também achava esses apps superdemorados. Uma forma que me ajudou MUITO foi usar o método da 'mão'. Cada parte da sua mão corresponde a uma porção de um grupo alimentar. Tipo, a palma da sua mão é uma porção de proteína (frango, peixe, carne), o punho fechado é uma porção de carboidrato (arroz, batata), e o polegar é uma porção de gordura (azeite, abacate). No começo, você pode pesquisar os valores nutricionais dos alimentos mais comuns na sua dieta e anotar num caderninho pra ter uma ideia das quantidades. Depois de um tempo, você já vai ter uma noção boa das calorias sem precisar consultar nada. Outra dica é focar em alimentos 'de verdade', menos processados. Eles geralmente são menos calóricos e mais nutritivos, o que facilita bastante o controle. Funciona super bem pra mim!
Camila Rodrigues
3 semanas, 4 dias atras
Oi Rafael! Uma coisa que me ajudou muito foi montar 'pratos modelo'. Tipo, você define algumas refeições que são suas 'bases' e calcula as calorias delas uma vez só. Por exemplo, meu café da manhã quase sempre é iogurte com frutas e granola. Eu pesei tudo uma vez, somei as calorias e agora já sei que dá X calorias. Almoço e jantar a mesma coisa: defino algumas opções balanceadas e já sei as calorias aproximadas. Assim, não preciso ficar calculando tudo toda hora! Também uso um app de vez em quando, mas só pra conferir se não tô exagerando em algum grupo alimentar. O importante é ter consistência e não se estressar demais com os números.
Gustavo Pereira
3 semanas, 4 dias atras
Concordo com o pessoal! Outra coisa que funciona é o bom e velho 'olhômetro'. Depois de um tempo prestando atenção nas quantidades, você começa a ter uma noção visual do que é uma porção razoável. Além disso, procure entender os princípios básicos da nutrição. Saber, por exemplo, que proteínas e fibras dão mais saciedade e ajudam a controlar o apetite já faz uma diferença enorme. Evite dietas muito restritivas, porque elas são difíceis de manter a longo prazo e podem até prejudicar seu metabolismo. O ideal é fazer mudanças graduais e sustentáveis na sua alimentação.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta