Dietas
Café preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
Maria Costa
2 meses, 2 semanas atras
1 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentada e tento ir pra academia umas 3 vezes por semana depois do trabalho. Meu objetivo é ganhar um pouco de massa magra e perder aquela gordurinha abdominal que me incomoda. Ultimamente, tenho visto muita gente falando sobre tomar café preto antes do treino como uma alternativa ao pré-treino industrializado. Será que funciona mesmo? Eu tomo café todo dia de manhã, mas nunca pensei em tomar antes de malhar. Queria saber se o café realmente dá energia e ajuda a queimar mais calorias, ou se é melhor investir em um pré-treino de farmácia. Alguém tem experiência com isso? Quais os benefícios e malefícios do café antes do treino? E qual a dose ideal?
3 respostas
Melhor resposta
Thiago Almeida
3 semanas, 3 dias atras
Maria, vou te dar uma visão mais completa sobre o assunto, com base em estudos e experiência própria. A cafeína presente no café preto atua como um estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, reduzindo a percepção de esforço e melhorando a performance em exercícios de resistência e força. Estudos mostram que a ingestão de cafeína (em doses de 3-6 mg/kg de peso corporal) pode aumentar a queima de gordura durante o exercício, além de melhorar o foco e a concentração.
**Como usar o café preto como pré-treino:**
1. **Dose:** Comece com uma dose baixa (1-2 mg/kg de peso corporal) para avaliar sua tolerância. Uma xícara de café (200ml) geralmente contém entre 80-120mg de cafeína. Ajuste a dose conforme necessário, mas não ultrapasse 6 mg/kg.
2. **Tempo:** Tome o café cerca de 30-60 minutos antes do treino, para dar tempo da cafeína ser absorvida e começar a fazer efeito.
3. **Tipo de café:** Opte por café puro, sem açúcar ou adoçantes, para evitar picos de glicemia e comprometer a queima de gordura.
4. **Hidratação:** Beba bastante água antes, durante e depois do treino, já que a cafeína tem um efeito diurético.
5. **Atenção aos efeitos colaterais:** Se você sentir ansiedade, palpitações, insônia ou outros efeitos colaterais desagradáveis, reduza a dose ou suspenda o uso.
**Dica final:** Experimente combinar o café com outros alimentos que forneçam energia, como frutas (banana, maçã) ou carboidratos complexos (aveia, batata doce), para um pré-treino ainda mais completo e eficaz. Lembre-se sempre de consultar um profissional de nutrição para avaliar suas necessidades individuais e montar um plano alimentar adequado aos seus objetivos.
Bruna Nascimento
3 semanas, 3 dias atras
Oi, Maria! Eu também já me fiz essa pergunta. Comecei a testar o café preto antes do treino há uns meses e, pra mim, funciona super bem! Sinto que ele me dá um gás extra, principalmente naqueles dias que estou mais cansada depois do trabalho. A cafeína realmente ajuda a aumentar o foco e a disposição, o que permite que eu treine com mais intensidade. Além disso, alguns estudos mostram que a cafeína pode ajudar a queimar mais gordura durante o exercício. Eu tomo uma xícara grande (uns 200ml) uns 30 minutos antes de ir pra academia. Mas é importante lembrar que cada pessoa reage de um jeito à cafeína. Algumas pessoas podem ficar muito agitadas ou ter insônia se tomarem muito café. Então, o ideal é começar com uma dose menor e ir aumentando aos poucos, até encontrar a quantidade ideal para você. Ah, e beber bastante água durante o treino também é fundamental!
Lucas Ferreira
3 semanas, 3 dias atras
Maria, seguinte: o café preto pode ser um bom substituto para o pré-treino sim, mas com algumas ressalvas. O principal ativo do pré-treino que te dá energia é a cafeína, e o café tem isso de sobra. A vantagem do pré-treino industrializado é que ele geralmente tem outros componentes, como creatina, beta-alanina, etc., que podem auxiliar na performance e recuperação muscular. Mas, se o seu foco é só energia e disposição, o café pode ser uma ótima opção, e bem mais barata!
A dose ideal vai depender da sua tolerância à cafeína. Comece com uma xícara pequena e veja como você se sente. Se precisar de mais, aumente gradualmente. Evite tomar muito tarde, pra não atrapalhar o sono. E lembre-se que o café não faz milagre, viu? Uma boa alimentação e descanso são fundamentais para ter bons resultados na academia.
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta