Dietas
Banana antes do treino: ajuda ou atrapalha o resultado?
Daniel Ribeiro
1 mês, 2 semanas atras
6 views
E aí, galera! Tudo bem? Tenho uma dúvida que tá me corroendo. Comecei a pegar firme na academia há uns 3 meses, tô tentando levar a dieta a sério pra ver se consigo ganhar uma massa magra e dar uma definida. Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e tô tentando encaixar uns treinos de musculação 3x por semana.
Sempre ouvi falar que comer banana antes do treino dá energia, mas outro dia me falaram que pode atrapalhar, que sobe muito rápido o açúcar no sangue e depois dá um pico de insulina que ferra com o treino. Alguém manja disso? Banana antes do treino, mito ou verdade? Me ajudem a entender se a banana é uma boa opção pre treino ou se devo procurar outra coisa pra comer antes de malhar.
3 respostas
Melhor resposta
Bruna Nascimento
1 mês atras
Daniel, sua dúvida é super comum! A banana antes do treino pode ser uma ótima aliada, mas a chave está em entender como ela age no seu corpo e ajustar a estratégia de acordo com suas necessidades.
**Por que a banana é boa?** Ela é rica em carboidratos, que são a principal fonte de energia para os músculos durante o exercício. Além disso, o potássio presente na banana ajuda na contração muscular e previne cãibras. Ela também é fácil de digerir, o que evita desconfortos durante o treino.
**Como usar a banana a seu favor:**
1. **Tempo:** Consuma a banana de 30 a 60 minutos antes do treino. Esse tempo permite que o corpo absorva os carboidratos e os utilize como energia.
2. **Quantidade:** Uma banana média geralmente é suficiente. Se você vai fazer um treino mais intenso, pode comer uma banana maior ou adicionar outra fonte de carboidrato.
3. **Combine:** Para um efeito ainda melhor, combine a banana com uma fonte de proteína e/ou gordura saudável. Isso ajuda a manter os níveis de energia estáveis e evitar picos de açúcar no sangue. Algumas opções são: banana com pasta de amendoim, banana com iogurte grego ou banana com um punhado de castanhas.
4. **Observe seu corpo:** Cada pessoa reage de forma diferente aos alimentos. Preste atenção em como você se sente após comer a banana e ajuste a quantidade e o tempo de acordo com suas necessidades. Se você sentir que a banana sozinha não está dando conta, experimente adicionar outras fontes de energia.
**Dica final:** Experimente diferentes combinações e horários para encontrar o que funciona melhor para você. O mais importante é que você se sinta bem e tenha energia para treinar!
Camila Rodrigues
1 mês atras
Oi, Daniel! Que bom que você está focado nos treinos e na alimentação! Sobre a banana antes do treino, a resposta é: depende! Para a maioria das pessoas, uma banana média, cerca de 30-60 minutos antes do treino, é uma excelente opção. Ela fornece carboidratos de rápida digestão, que dão energia para o treino. O potássio também ajuda na função muscular, prevenindo cãibras.
Agora, se você tem alguma condição específica, como resistência à insulina ou diabetes, é bom consultar um nutricionista para ajustar a quantidade e o tempo. Mas, no geral, a banana é uma ótima pedida! Experimente e veja como seu corpo reage.
Carlos Mendes
1 mês atras
Fala, Daniel! Concordo com a Camila. A banana é super prática e acessível. Eu, particularmente, adoro comer uma banana com pasta de amendoim uns 40 minutos antes de treinar. A pasta de amendoim adiciona um pouco de proteína e gordura, o que ajuda a manter a energia por mais tempo.
Se você sentir que a banana sozinha não está dando conta, experimenta adicionar uma fonte de proteína e gordura saudável. Pode ser um punhado de castanhas, um scoop de whey protein ou um pouquinho de iogurte grego. O importante é testar e ver o que funciona melhor para você. E não se esqueça de beber água para se manter hidratado durante o treino!
Perguntas relacionadas
Qual a quantidade ideal de proteína por dia? Tô meio perdido...
3 respostasO que comer pra ganhar massa muscular sendo mulher? Alguma dica?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
2 respostasPasta de amendoim todo dia engorda? É saudável ou não?
4 respostasCafé preto antes do treino substitui o pré-treino? Funciona?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta