Saude
Tontura durante o treino é normal? Devo me preocupar?
Patricia Carvalho
1 mês, 1 semana atras
2 views
Olá pessoal! Tenho 35 anos e comecei a pegar firme na academia há uns 2 meses. Estou tentando emagrecer e ganhar um pouco de massa muscular, então minha rotina inclui musculação e cardio. Ultimamente, tenho sentido umas tonturas durante e logo após o treino, principalmente quando faço exercícios mais intensos ou levanto muito rápido. Isso é normal para quem está começando ou devo procurar um médico? Alguém mais passa por isso? Fico preocupada de ser algo mais sério ou se estou fazendo algo errado na minha alimentação ou hidratação.
2 respostas
Melhor resposta
Julia Santos
3 semanas, 3 dias atras
Olá, Patricia! Concordo com a Fernanda, a tontura no início é bem comum. Mas é importante prestar atenção aos sinais do seu corpo. Além das dicas que ela já deu, vou adicionar algumas coisas que aprendi com a minha nutricionista esportiva. Primeiro, certifique-se de estar consumindo carboidratos suficientes na sua dieta. Eles são a principal fonte de energia para o seu corpo durante o exercício. Segundo, evite ficar muito tempo sem comer antes do treino. Um intervalo de 2 a 3 horas entre a refeição e o exercício é o ideal. Terceiro, experimente tomar uma bebida isotônica durante o treino, principalmente se você estiver suando muito. Ela ajuda a repor os eletrólitos perdidos no suor. Se mesmo assim a tontura persistir, pode ser que você esteja com alguma deficiência de vitaminas ou minerais, como ferro ou vitamina B12. Um exame de sangue pode ajudar a identificar o problema. Uma dica final: converse com um profissional de educação física para ajustar o seu treino e garantir que você está executando os exercícios corretamente. Às vezes, a tontura pode ser causada por uma técnica inadequada.
Fernanda Lima
3 semanas, 3 dias atras
Oi Patricia! É super comum sentir tontura no começo, principalmente se você está pegando pesado e não tinha uma rotina de exercícios antes. Geralmente, a tontura pode ser causada por vários fatores: queda da pressão arterial (hipotensão postural), desidratação, baixa glicemia (falta de açúcar no sangue) ou até mesmo esforço excessivo. Para evitar, beba bastante água antes, durante e depois do treino. Faça um lanche leve antes de ir para a academia, como uma fruta ou barrinha de cereal. E, o mais importante, não exagere na intensidade logo de cara. Vá aumentando aos poucos para o seu corpo se acostumar. Se a tontura persistir ou vier acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça forte ou visão turva, aí sim, procure um médico para descartar qualquer problema.
Perguntas relacionadas
Tontura durante o treino é normal ou devo me preocupar?
3 respostasTreinar com dor de cabeça: piora ou ajuda? Devo ir pra academia?
3 respostasDiabetes e exercício: como treinar com segurança e controlar a glicemia?
3 respostasComo perder peso com segurança após a gravidez? Dicas!
4 respostasEstalo no joelho ao agachar na musculação é preocupante? O que pode ser?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta