Lucas Ferreira
Saude

Posso treinar gripado ou resfriado? Devo interromper a musculação?

Lucas Ferreira 1 mês, 1 semana atras 3 views
Pessoal, seguinte: tô com aquela gripe chata, sabe? Nariz entupido, um pouco de dor de cabeça, mas sem febre. Geralmente malho 5 vezes por semana, faço musculação e um pouco de cardio pra manter a forma e ganhar massa muscular. Tenho 28 anos e não queria perder o ritmo, ainda mais agora que estou focado em aumentar a carga nos exercícios. A dúvida é: posso continuar treinando assim ou é melhor dar um tempo? Corro o risco de piorar a gripe ou até pegar algo mais sério? E se for pra treinar, quais cuidados devo tomar? Valeu!

3 respostas

Melhor resposta
Fernanda Lima
Fernanda Lima 2 semanas, 1 dia atras
Lucas, vou te dar uma visão mais completa sobre isso. Treinar doente é uma faca de dois gumes. Se você está com sintomas leves, como um resfriado comum, um treino leve pode até ajudar a aliviar o desconforto, liberando endorfinas que atuam como analgésicos naturais. No entanto, se você está com gripe, com febre, dores no corpo e outros sintomas mais fortes, o repouso é fundamental. O exercício físico, nessas condições, pode sobrecarregar o sistema imunológico, que já está trabalhando para combater o vírus, e prolongar o tempo de recuperação. **Passos práticos:** 1. **Avalie seus sintomas:** Se forem leves (coriza, dor de garganta leve), um treino leve pode ser ok. 2. **Reduza a intensidade e o tempo:** Diminua pela metade a carga e a duração do treino. 3. **Priorize exercícios leves:** Caminhada, alongamento, yoga leve são boas opções. 4. **Evite exercícios em grupo:** Para não contaminar outras pessoas. 5. **Hidrate-se e descanse:** Beba bastante água e durma bem. 6. **Monitore seus sintomas:** Se piorarem, pare imediatamente e descanse. **Dica final:** Lembre-se que o descanso é tão importante quanto o treino para o ganho de massa muscular e a melhora do desempenho físico. Não se sinta culpado por tirar alguns dias de folga. O seu corpo vai agradecer!
Julia Santos
Julia Santos 2 semanas, 1 dia atras
Oi Lucas! Entendo sua preocupação em não perder o ritmo. Quando a gente está só resfriado, com sintomas leves como coriza e um pouco de dor de garganta, geralmente dá pra fazer um treino leve sim. Mas esquece de pegar pesado! Nada de tentar bater recorde ou fazer séries até a falha. O ideal é reduzir a intensidade e o tempo do treino pela metade. Priorize exercícios mais leves, como caminhada ou alongamento. Se sentir tontura, falta de ar ou qualquer outro sintoma que te incomode, pare imediatamente. E super importante: hidrate-se muito e descanse bastante!
Ana Silva
Ana Silva 2 semanas, 1 dia atras
Lucas, concordo com a Julia! E adiciono: observe seu corpo. Cada pessoa reage de um jeito à gripe e ao resfriado. Se você se sentir muito cansado ou com dores no corpo, o melhor é descansar mesmo. Forçar a barra pode até te deixar mais doente. Além disso, evite exercícios em grupo para não transmitir o vírus para outras pessoas na academia. E lembre-se: a alimentação também é fundamental para a recuperação. Priorize alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão e acerola, e evite alimentos processados e ricos em açúcar, que podem prejudicar o sistema imunológico.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta