Saude
Musculação na adolescência atrapalha o crescimento? Mito ou verdade?
Thiago Almeida
2 meses atras
3 views
Fala galera do fórum! Tenho 16 anos, quase 17, e tô super pilhado pra começar a musculação. Sempre fui magrelo e quero ganhar massa muscular, sabe? Só que meu pai vive dizendo que musculação nessa idade pode travar meu crescimento, que vai 'fechar' os ossos antes da hora. Isso me deixou preocupado, porque ainda quero crescer mais uns centímetros. Alguém sabe dizer se isso é verdade ou só um mito antigo? Será que preciso esperar mais um tempo pra começar a pegar pesado na academia? Queria muito a opinião de quem já passou por isso ou entende do assunto. Valeu!
4 respostas
Melhor resposta
Rafael Souza
6 dias, 9 horas atras
Concordo com a Julia! A musculação em si não trava o crescimento. O problema é a forma como ela é feita. Eu comecei a treinar com 15 anos e hoje tenho 1,85m. O segredo é ter paciência e aprender a técnica correta. No começo, foque em aprender a execução dos movimentos, sem se preocupar com a carga. Se possível, procure um personal trainer que tenha experiência em trabalhar com adolescentes. Ele vai montar um treino adequado para sua idade e te ensinar a técnica correta. Outra coisa importante é alongar e aquecer bem antes de treinar, e descansar o suficiente para que seus músculos se recuperem. E não esqueça da alimentação! Procure um nutricionista para te ajudar a montar uma dieta balanceada, rica em proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Ah, e fuja dos esteroides anabolizantes! Eles sim podem causar problemas de crescimento e outros efeitos colaterais graves.
Julia Santos
6 dias, 9 horas atras
Oi Thiago! Essa é uma dúvida super comum. A verdade é que a musculação, quando feita da forma correta e com orientação profissional, NÃO atrapalha o crescimento. O que pode acontecer é o seguinte: lesões graves, causadas por excesso de peso ou má execução dos exercícios, podem sim afetar as placas de crescimento dos ossos, principalmente se forem lesões nas articulações. Mas isso não é exclusivo da musculação, qualquer atividade física de alto impacto feita de forma errada pode causar problemas. A dica é: procure um bom profissional de educação física, comece com cargas leves, foque na técnica correta dos exercícios e não tenha pressa de levantar muito peso. Além disso, uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento muscular. 😉
Bruna Nascimento
6 dias, 9 horas atras
Thiago, complementando o que o pessoal já disse, vale a pena mencionar alguns estudos científicos sobre o tema. Uma revisão publicada no 'Journal of Strength and Conditioning Research' não encontrou evidências de que a musculação, quando realizada com supervisão e técnica adequada, prejudique o crescimento de adolescentes. Pelo contrário, alguns estudos sugerem que ela pode até mesmo trazer benefícios para a saúde óssea e muscular nessa fase da vida. É importante frisar que o acompanhamento profissional é essencial, assim como a moderação na carga e a técnica correta dos exercícios. Outro ponto crucial é garantir uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D, que são fundamentais para o desenvolvimento ósseo. Consulte um médico ou nutricionista para saber se você precisa de suplementação.
Patricia Carvalho
6 dias, 9 horas atras
Na minha experiência, o principal é ouvir o seu corpo. Comecei a musculação com 14 anos, bem magrinho também. No começo, sentia algumas dores, mas nada fora do normal. Sempre procurei respeitar meus limites e não exagerar na carga. Hoje, com 25 anos, vejo que a musculação me ajudou muito a ter mais força, resistência e confiança. Mas cada um é cada um. Se você sentir alguma dor forte ou desconforto, pare imediatamente e procure um médico. E lembre-se: o descanso é tão importante quanto o treino. Durma bem, alimente-se de forma saudável e não tenha pressa de ver resultados. O importante é aproveitar o processo e se divertir!
Perguntas relacionadas
Tontura durante o treino é normal ou devo me preocupar?
3 respostasTreinar com dor de cabeça: piora ou ajuda? Devo ir pra academia?
3 respostasDiabetes e exercício: como treinar com segurança e controlar a glicemia?
3 respostasComo perder peso com segurança após a gravidez? Dicas!
4 respostasEstalo no joelho ao agachar na musculação é preocupante? O que pode ser?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta