Bruna Nascimento
Saude

Formigamento no braço durante treino de ombro: o que pode ser?

Bruna Nascimento 3 meses atras 0 views
Oi, pessoal! Ultimamente tenho sentido um formigamento chato no braço durante meus treinos de ombro. Tenho 28 anos, sou a Bruna, e malho regularmente há uns 3 anos, focando em hipertrofia. Acontece principalmente quando faço elevação lateral ou desenvolvimento. Não é uma dor forte, mas incomoda bastante e me deixa preocupada. Será que é má postura? Algum nervo comprimido? Ou algo mais sério? Alguém já passou por isso e pode me dar uma luz? Quais exercícios devo evitar? Grata pela ajuda!

4 respostas

Melhor resposta
Julia Santos
Julia Santos 1 mês, 4 semanas atras
Oi Bruna! Entendo sua preocupação. Formigamento durante o treino pode ter diversas causas, e é importante investigar. Uma possibilidade é a síndrome do desfiladeiro torácico, que envolve a compressão de nervos ou vasos sanguíneos na região entre a clavícula e a primeira costela. Outra causa comum é a compressão nervosa no pescoço, como uma hérnia de disco ou osteófitos (bicos de papagaio). Para aliviar os sintomas, você pode tentar alguns exercícios de mobilidade para o pescoço e ombros, como rotações suaves e inclinações laterais. Evite exercícios que exacerbam o formigamento e, se a dor persistir, consulte um médico para um diagnóstico preciso. Ele poderá solicitar exames de imagem, como ressonância magnética, para identificar a causa do problema.
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 1 mês, 4 semanas atras
Oi Bruna, tudo bem? Já passei por algo parecido e, no meu caso, era compressão do nervo ulnar. Acontecia porque eu estava com a postura errada e sobrecarregando a região do pescoço e ombro. Uma dica é prestar bastante atenção na sua postura durante os exercícios. Tente manter a escápula estabilizada e o peito aberto. Se o formigamento persistir, procure um fisioterapeuta ou ortopedista para avaliar a causa com mais precisão e evitar problemas maiores. Experimente também alongamentos para o pescoço e ombros antes e depois do treino. Isso pode ajudar a aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea na região.
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 1 mês, 4 semanas atras
Oi Bruna! Complementando o que os colegas já disseram, o formigamento pode ser um sinal de alerta do seu corpo. Além das causas já mencionadas, a má circulação sanguínea também pode contribuir. Certifique-se de estar bem hidratada antes, durante e após o treino. A desidratação pode levar à contração muscular e compressão de nervos. Outra dica importante é variar os exercícios e evitar a repetição excessiva dos mesmos movimentos. Isso pode ajudar a prevenir a sobrecarga de determinadas áreas do corpo. Se o formigamento for acompanhado de dor intensa, fraqueza muscular ou perda de sensibilidade, procure um médico imediatamente. Ah, e procure um profissional de educação física qualificado para revisar sua técnica e garantir que você está executando os exercícios corretamente.
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 1 mês, 4 semanas atras
Olá Bruna, como profissional da área, posso te dar algumas dicas práticas e te explicar melhor o que pode estar acontecendo. O formigamento, também conhecido como parestesia, geralmente indica alguma compressão nervosa. No seu caso, durante o treino de ombro, é provável que o nervo esteja sendo comprimido em algum ponto do trajeto, desde a coluna cervical até o braço. **Passos práticos para investigar:** 1. **Avalie sua postura:** Filmar seus treinos pode ajudar a identificar erros na execução dos exercícios. Ombros curvados para frente e pescoço tensionado são erros comuns. 2. **Alongamentos e Mobilidade:** Inclua na sua rotina alongamentos específicos para a região do pescoço, ombros e punhos. Exercícios de mobilidade da coluna torácica também podem ser benéficos. 3. **Varie os exercícios:** Alterne exercícios com pesos livres e máquinas. As máquinas podem ajudar a estabilizar a articulação e reduzir a pressão sobre os nervos. 4. **Controle a carga:** Diminua a carga e aumente o número de repetições. O foco deve ser na execução correta do movimento e não no peso. 5. **Procure um profissional:** Um fisioterapeuta ou ortopedista pode realizar testes específicos para identificar o local da compressão nervosa e indicar o tratamento adequado. **Dica final:** Não ignore o formigamento. Ele é um sinal de que algo não está funcionando corretamente. Quanto mais cedo você procurar ajuda, maiores as chances de resolver o problema sem maiores complicações. Além disso, a suplementação com vitaminas do complexo B pode ajudar na saúde dos nervos, mas sempre consulte um profissional antes de iniciar qualquer suplementação.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta