Mateus Barbosa
Saude

Formigamento no braço durante treino de ombro: o que pode ser?

Mateus Barbosa 1 mês atras 1 views
E aí, pessoal! Ultimamente, tenho sentido um formigamento chato no braço durante meus treinos de ombro. Tipo, começa a formigar e incomodar bastante, principalmente quando faço elevações laterais ou desenvolvimento. Tenho 28 anos, malho há uns 3 anos, e meu objetivo é hipertrofia. Será que é alguma coisa com a postura, nervo comprimido, ou tô pegando muito peso? Alguém já passou por isso e sabe o que pode ser? To meio preocupado em me machucar feio e ter que parar de treinar. Já tentei alongar antes e depois, mas não resolveu. Também dei uma maneirada no peso, mas o formigamento ainda aparece. Alguma dica ou sugestão do que pode estar causando isso e como aliviar?

2 respostas

Melhor resposta
Carlos Mendes
Carlos Mendes 1 semana, 4 dias atras
E aí, Mateus! Complementando o que o Daniel falou, já passei por algo parecido e no meu caso era a postura. Trabalho o dia todo no computador e acabava levando essa postura ruim para o treino. O que resolveu pra mim foi focar na técnica dos exercícios e fazer alguns ajustes: * **Elevação lateral:** Comecei a prestar atenção pra não levantar os braços muito acima da linha do ombro e usei menos carga. O formigamento sumiu quando foquei em sentir o músculo trabalhando e diminuí a amplitude do movimento. * **Desenvolvimento:** Ajustei o banco para ter um apoio melhor para as costas e comecei a usar halteres em vez da barra, porque me dava mais liberdade de movimento e permitia uma postura mais natural. * **Alongamentos:** Além dos alongamentos que o Daniel mencionou, comecei a fazer exercícios de mobilidade para a coluna torácica, que ajudaram a melhorar a postura geral. Outra coisa importante: descansa! Às vezes, o formigamento pode ser sinal de overtraining. Dá um tempo pros ombros se recuperarem e vê se melhora. Se continuar, procura um profissional da área da saúde, como um ortopedista ou fisioterapeuta. Eles podem te ajudar a identificar a causa exata e indicar o tratamento adequado. E não se esqueça de aquecer bem antes de começar o treino. Um bom aquecimento prepara os músculos e articulações para o esforço, diminuindo o risco de lesões e compressões nervosas. Uma dica extra é usar um rolo de espuma (foam roller) na região do pescoço e ombros para soltar a musculatura antes do treino.
Daniel Ribeiro
Daniel Ribeiro 1 semana, 4 dias atras
Fala, Mateus! Cara, formigamento durante o treino pode ter várias causas, e é bom ficar ligado. Uma das mais comuns é a compressão nervosa, tipo o nervo ulnar (que passa pelo cotovelo) ou algum nervo na região do pescoço. Quando você faz elevações laterais ou desenvolvimento, a postura e o movimento podem estar comprimindo esses nervos, causando o formigamento que você sente. Outra possibilidade é a síndrome do desfiladeiro torácico, que envolve a compressão de nervos e vasos sanguíneos na região entre a clavícula e a primeira costela. Isso pode acontecer por má postura, músculos tensos ou até mesmo por movimentos repetitivos. A postura durante o treino é crucial. Tente manter a escápula estabilizada e o peito aberto. Pra aliviar, experimente fazer alongamentos específicos para o pescoço e ombros antes de treinar. Fortalecer os músculos do manguito rotador também pode ajudar a estabilizar a articulação do ombro e diminuir a compressão nervosa. Se persistir, vale a pena procurar um fisioterapeuta ou médico para avaliar e te dar um diagnóstico preciso. Evite ignorar a dor, beleza?

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta