Isabela Moreira
Saude

Estalo no joelho ao agachar na musculação: é preocupante?

Isabela Moreira 2 meses, 3 semanas atras 1 views
Olá pessoal! Tenho 28 anos e comecei a fazer musculação há uns 3 meses. Meu objetivo é ganhar massa muscular e definir o corpo. Tenho feito agachamento no treino de pernas e, de uns tempos pra cá, comecei a sentir um estalo no joelho quando agacho. Não sinto dor, mas o barulho me preocupa bastante. Será que é normal? Devo procurar um médico ou fisioterapeuta? Alguém já passou por isso e pode me dar alguma dica? Fico com receio de continuar treinando e acabar machucando o joelho. Agradeço qualquer ajuda!

2 respostas

Melhor resposta
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 2 meses, 1 semana atras
Isabela, entendo sua preocupação. Eu também já senti esses estalos no joelho ao agachar. No meu caso, o problema era falta de fortalecimento muscular. Comecei a focar em exercícios para fortalecer os músculos ao redor do joelho, como quadríceps, isquiotibiais e glúteos, e os estalos diminuíram bastante. Além do agachamento, inclua na sua rotina exercícios como cadeira extensora, flexora, leg press e stiff. Também é importante trabalhar a mobilidade do tornozelo, pois a falta de mobilidade pode sobrecarregar o joelho durante o agachamento. Uma dica extra é usar joelheira durante o treino, pois ela ajuda a dar mais estabilidade e segurança ao joelho. Mas lembre-se: cada corpo é diferente. O que funcionou para mim pode não funcionar para você. Se os estalos persistirem ou piorarem, procure um profissional para avaliar seu caso e te orientar da melhor forma.
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 2 meses, 1 semana atras
Oi, Isabela! É super comum ter estalos no joelho, principalmente quando começamos a pegar mais pesado na musculação. Na maioria das vezes, não é nada grave. Esses estalos podem ser causados por pequenas bolhas de ar se movendo dentro da articulação ou pelo atrito dos tendões sobre o osso. Como você não sente dor, provavelmente não é lesão. Mas, se o estalo vier acompanhado de dor, inchaço ou sensação de falseio no joelho, aí é importante procurar um médico ou fisioterapeuta para investigar. Uma dica é prestar atenção na sua postura durante o agachamento. Certifique-se de que seus joelhos estão alinhados com os pés e que você não está jogando o peso para frente. Alongamentos e aquecimento antes do treino também ajudam a preparar as articulações e diminuir o risco de lesões. Mas se a preocupação persistir, melhor consultar um profissional, viu?

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta