Daniel Ribeiro
Saude

Dor no ombro no supino: o que pode ser e como aliviar?

Daniel Ribeiro 1 mês, 4 semanas atras 0 views
E aí, galera do fórum! Ultimamente tenho sentido uma dor chata no ombro quando faço supino. Tenho 28 anos, treino há uns 5 anos, e o supino sempre foi um dos meus exercícios favoritos para peito. Só que de um tempo pra cá, depois de aumentar a carga, comecei a sentir essa fisgada no ombro, principalmente na hora de descer a barra. Alguém mais já passou por isso? Será que é só má postura, ou pode ser alguma lesão mais séria? Queria saber se alguém tem dicas de como aliviar essa dor, se devo parar de fazer supino por um tempo, ou se tem algum exercício específico que possa ajudar a fortalecer o ombro. Valeu!

2 respostas

Melhor resposta
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 4 dias, 15 horas atras
Fala, Daniel! Complementando o que a Camila falou, a dor no ombro no supino pode ter várias causas, mas geralmente está relacionada à técnica e à estabilidade da escápula. Muitas vezes, a gente foca tanto em empurrar a barra pra cima que esquece de manter as escápulas estabilizadas e retraídas, o que acaba jogando a tensão toda pro ombro. Aqui vão algumas dicas práticas: 1. **Ajuste a pegada:** Uma pegada muito aberta pode aumentar o estresse no ombro. Experimente fechar um pouco a pegada e veja se a dor diminui. 2. **Mantenha as escápulas retraídas:** Antes de tirar a barra do suporte, contraia os músculos das costas e “junte” as escápulas. Tente manter essa posição durante toda a execução do exercício. 3. **Controle a descida da barra:** Não deixe a barra cair de uma vez no peito. Desça lentamente, controlando o movimento e sentindo o trabalho dos músculos do peitoral. 4. **Alongue e aqueça:** Antes de começar o supino, faça um bom aquecimento com exercícios de mobilidade para os ombros e alongamentos para o peitoral. Isso vai preparar os músculos e articulações para o esforço. 5. **Fortaleça o manguito rotador:** Invista em exercícios específicos para fortalecer os músculos do manguito rotador. Eles são essenciais para estabilizar o ombro e prevenir lesões. E uma dica extra: grave um vídeo seu fazendo supino e peça para um profissional avaliar sua técnica. Às vezes, um pequeno ajuste na postura pode fazer toda a diferença. Melhoras!
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 4 dias, 15 horas atras
Oi, Daniel! Super comum essa dor no ombro no supino, viu? Principalmente quando a gente começa a aumentar a carga. Uma das causas mais comuns é a síndrome do impacto, que acontece quando os tendões do manguito rotador ficam comprimidos no ombro. Isso pode acontecer por má postura, falta de alongamento, ou até mesmo fraqueza nos músculos do ombro. O que eu te recomendo é o seguinte: primeiro, dá um tempo no supino por uns dias pra dor diminuir. Enquanto isso, foca em exercícios de fortalecimento para o manguito rotador, como rotações externas e internas com elástico, elevações laterais e frontais com pouco peso. Também é importante alongar bem os ombros e o peitoral. Se a dor persistir por mais de duas semanas, o ideal é procurar um ortopedista pra ele te avaliar e descartar lesões mais graves, como tendinite ou bursite. Boa recuperação!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta