Saude
Diabetes e Exercício Físico: Como Treinar Com Segurança?
Pedro Oliveira
1 mês, 2 semanas atras
3 views
Pessoal, fui diagnosticado com diabetes tipo 2 recentemente e estou tentando incluir exercícios físicos na minha rotina para controlar a glicemia. Tenho 45 anos, trabalho em escritório e sou sedentário há anos. A questão é que tenho medo de ter hipoglicemia durante ou após o treino. Alguém aqui com diabetes pode me dar umas dicas de como treinar com segurança? Quais cuidados devo tomar com a alimentação e a medicação? Quais tipos de exercícios são mais recomendados? Qualquer ajuda é bem-vinda!
4 respostas
Melhor resposta
Daniel Ribeiro
3 semanas, 2 dias atras
Pedro, excelente iniciativa de incluir exercícios na sua rotina! Como profissional de educação física e também portador de diabetes tipo 1, posso te dar algumas orientações mais específicas.
**1. Avaliação Médica e Plano Individualizado:** Antes de tudo, procure um endocrinologista e um profissional de educação física. Eles vão avaliar seu caso e criar um plano de treinamento individualizado, levando em consideração seu nível de condicionamento físico, tipo de diabetes, uso de medicação e outros fatores.
**2. Monitoramento Glicêmico:** Essencial! Meça a glicemia antes, durante (a cada 30 minutos, dependendo da intensidade) e após o exercício. Anote os resultados para entender como seu corpo reage a diferentes tipos de atividades.
**3. Ajuste da Medicação e Alimentação:** Converse com seu médico sobre a necessidade de ajustar a dose da insulina (se você usa) nos dias de treino. Planeje suas refeições e lanches para garantir um bom nível de energia e evitar hipoglicemia. Consuma carboidratos complexos (ex: grãos integrais) e proteínas antes do treino.
**4. Tipos de Exercícios:** Combine exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação, bicicleta) com exercícios de resistência (musculação). Os aeróbicos ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, enquanto a musculação aumenta a massa muscular, o que também contribui para o controle glicêmico.
**5. Intensidade e Duração:** Comece com exercícios de baixa intensidade e curta duração (ex: caminhada de 30 minutos). Aumente gradualmente a intensidade e a duração à medida que seu condicionamento físico melhora.
**6. Sinal de Alerta:** Aprenda a identificar os sinais de hipoglicemia (tremores, sudorese, tontura, confusão) e hiperglicemia (sede excessiva, micção frequente, visão turva). Tenha sempre à mão um lanche rápido para corrigir a hipoglicemia.
**7. Hidratação:** Beba bastante água antes, durante e depois do exercício.
**8. Aquecimento e Alongamento:** Não se esqueça de aquecer antes de começar e alongar depois de terminar o treino.
**9. Paciência e Persistência:** Leva tempo para o corpo se adaptar ao exercício físico. Seja paciente e persistente, e você verá os resultados no controle da glicemia e na sua qualidade de vida!
**Dica Final:** Use um aplicativo ou planilha para registrar seus treinos, níveis de glicemia e alimentação. Isso vai te ajudar a identificar padrões e ajustar sua rotina de acordo com suas necessidades.
Thiago Almeida
3 semanas, 2 dias atras
Olá Pedro! Entendo sua preocupação. É super comum ter receio no começo. Eu também tenho diabetes tipo 2 e pratico musculação regularmente. O principal é monitorar a glicemia antes, durante e depois do treino. Tenha sempre um lanche rápido à mão, como uma fruta ou barrinha de cereal, caso sinta que o açúcar está baixando. Converse com seu médico sobre a necessidade de ajustar a dose da medicação nos dias em que for treinar. Comece devagar, com exercícios leves, e aumente a intensidade gradualmente. Caminhada, natação e bicicleta são ótimas opções para começar.
Lucas Ferreira
3 semanas, 2 dias atras
E aí, Pedro! Complementando o que o Thiago falou, é importante saber que cada corpo reage de um jeito. Eu, por exemplo, preciso comer algo rico em proteína antes de treinar, senão me sinto fraco. Experimente diferentes tipos de carboidratos e observe como seu corpo responde. Além disso, evite treinar em jejum! Outra dica valiosa é usar um monitor de frequência cardíaca. Assim, você consegue controlar a intensidade do exercício e evitar picos de glicemia. Ah, e não se esqueça de beber bastante água!
Leticia Martins
3 semanas, 2 dias atras
Oi Pedro! Só para adicionar um ponto importante que pouca gente lembra: escolha roupas e calçados confortáveis! Parece bobagem, mas um sapato inadequado pode causar bolhas e machucados, que podem ser um problema maior para quem tem diabetes devido à dificuldade de cicatrização. Prefira tecidos que absorvam o suor e evitem atrito. E não se esqueça de verificar seus pés regularmente após o exercício para identificar qualquer sinal de lesão.
Perguntas relacionadas
Tontura durante o treino é normal ou devo me preocupar?
3 respostasTreinar com dor de cabeça: piora ou ajuda? Devo ir pra academia?
3 respostasDiabetes e exercício: como treinar com segurança e controlar a glicemia?
3 respostasComo perder peso com segurança após a gravidez? Dicas!
4 respostasEstalo no joelho ao agachar na musculação é preocupante? O que pode ser?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta