Patricia Carvalho
Saude

Como prevenir caimbras durante e depois do treino? Alguém me ajuda!

Patricia Carvalho 1 mês, 1 semana atras 0 views
Oi, pessoal! Tenho 35 anos e comecei a pegar mais pesado na musculação faz uns 2 meses. Tô super animada com os resultados, mas as caimbras estão me matando! Acontecem direto durante o treino, principalmente na panturrilha, e depois, à noite, chegam a me acordar. Já tentei comer banana antes, mas não resolveu muito. Alguém tem alguma dica de como prevenir caimbras antes, durante e depois do exercício? Será que é falta de algum nutriente? Ou tô exagerando na carga? Qualquer ajuda é bem-vinda!

4 respostas

Melhor resposta
Leticia Martins
Leticia Martins 4 dias, 14 horas atras
Oi, Patricia! Sofri muito com isso no começo e descobri algumas coisas que me ajudaram demais. Primeiro, a hidratação é crucial, mas não é só água. Durante o treino, levo sempre uma garrafa com água e um pouco de sal (cloreto de sódio mesmo) – tipo uma pitada pra cada litro. Parece estranho, mas repõe o sódio perdido e faz diferença. Segundo, alongamento é fundamental, mas alongamento dinâmico antes (movimentos suaves que preparam o músculo) e estático depois (segurar a posição por 30 segundos). Terceiro, e talvez o mais importante, é a técnica correta dos exercícios. Muitas vezes a caimbra vem porque estamos compensando com outros músculos, sobrecarregando a panturrilha, por exemplo. Se possível, peça para um profissional da academia dar uma olhada na sua execução. Por fim, considere suplementar com magnésio quelato. É uma forma de magnésio mais biodisponível, ou seja, o corpo absorve melhor. **Resumindo:** 1. **Hidratação com Sódio:** Beba água com uma pitada de sal durante o treino. 2. **Alongamento:** Dinâmico antes, estático depois. 3. **Técnica:** Revise a execução dos seus exercícios com um profissional. 4. **Magnésio Quelato:** Converse com um nutricionista sobre suplementação. **Dica Extra:** Se a caimbra pegar, alongue o músculo afetado imediatamente e massageie a região. Se for na panturrilha, puxe os dedos do pé para cima em direção à canela.
Rafael Souza
Rafael Souza 4 dias, 14 horas atras
Patricia, super entendo seu problema! Caimbras são horríveis e podem atrapalhar muito o treino. Uma coisa que funciona bem pra mim é manter a hidratação em dia. Beba bastante água ao longo do dia, não só antes e durante o treino. E experimenta adicionar uma bebida isotônica durante o treino, pra repor os eletrólitos que você perde no suor. Potássio (banana) ajuda, mas o sódio também é importante. Outra coisa: alongamento! Faça alongamentos antes e depois do treino, focando nos músculos que você mais usa. Ajuda a relaxar a musculatura e prevenir as caimbras.
Mateus Barbosa
Mateus Barbosa 4 dias, 14 horas atras
Além da hidratação e dos eletrólitos, como o Rafael falou, vale a pena investigar a sua alimentação como um todo. Caimbras podem ser sinal de deficiência de magnésio. Inclua alimentos ricos em magnésio na sua dieta, como folhas verdes escuras, castanhas e sementes. Se não conseguir pela alimentação, converse com um nutricionista pra ver se vale a pena suplementar. Outra coisa importante é o aquecimento. Antes de começar o treino pesado, faça um aquecimento adequado, com exercícios de baixa intensidade e alongamentos dinâmicos. Isso prepara o músculo para o esforço e diminui o risco de caimbras. E não exagere na carga! Aumente o peso gradualmente, pra não sobrecarregar os músculos.
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira 4 dias, 14 horas atras
Complementando o que os colegas já disseram, é importante lembrar que a fadiga muscular também pode ser um fator. Se você está treinando muito intenso e não está dando tempo para o corpo se recuperar, as caimbras podem aparecer com mais frequência. Tente ajustar o seu treino, incluindo dias de descanso ou treinos mais leves. E não se esqueça de dormir bem! O sono é fundamental para a recuperação muscular. Se as caimbras persistirem, mesmo com todas essas dicas, procure um médico. Pode ser que exista alguma condição médica subjacente que esteja causando as caimbras.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta