Resultados
Treino há 3 meses e não vejo resultado: o que fazer?
Maria Costa
4 semanas, 2 dias atras
2 views
Oi, pessoal! Tudo bem?
Preciso da ajuda de vocês. Comecei a treinar faz uns 3 meses, estou indo na academia certinho, 5 vezes por semana. Faço musculação e um pouco de cárdio. A questão é que eu não vejo diferença nenhuma no meu corpo! Minhas roupas continuam iguais, o peso na balança é o mesmo, e sinceramente, tô ficando super desanimada. Tenho 28 anos, trabalho sentada o dia todo e queria muito ganhar um pouco de massa muscular e me sentir mais forte e confiante. Será que estou fazendo algo errado? Ou 3 meses é pouco tempo mesmo? Aceito todas as dicas!
Obrigada desde já!
3 respostas
Melhor resposta
Daniel Ribeiro
3 dias, 7 horas atras
Maria, beleza? Complementando o que as meninas disseram, é importante considerar alguns aspectos mais técnicos. Em primeiro lugar, a periodização do treino é crucial. Não dá pra ficar fazendo o mesmo treino para sempre. É preciso variar os estímulos para que o corpo não se adapte. Uma periodização bem estruturada envolve ciclos de treino com diferentes intensidades, volumes e tipos de exercícios. Outra coisa que influencia muito nos resultados é a intensidade do treino. Se você está fazendo musculação, precisa estar treinando perto da falha muscular. Isso significa que você deve escolher um peso que te permita fazer um determinado número de repetições (geralmente entre 8 e 12) e, na última repetição, você quase não consegue completar o movimento. Além disso, a alimentação é fundamental. Para ganho de massa muscular, é preciso consumir proteína suficiente (cerca de 1.6 a 2.2 gramas por quilo de peso corporal por dia) e um superávit calórico (consumir mais calorias do que você gasta). Se você não está consumindo calorias suficientes, seu corpo não terá energia para construir músculos. Por fim, o descanso é tão importante quanto o treino e a alimentação. Durante o sono, o corpo libera hormônios que ajudam na recuperação e no crescimento muscular. Tente dormir pelo menos 7-8 horas por noite.
**Passos Práticos:**
1. **Revise sua dieta:** Calcule suas necessidades calóricas e de proteína. Consulte um nutricionista para obter um plano alimentar personalizado.
2. **Avalie seu treino:** Verifique se você está treinando com intensidade suficiente e se está progredindo nas cargas. Considere contratar um personal trainer para te ajudar a montar um treino periodizado.
3. **Monitore seu descanso:** Priorize o sono e evite o overtraining.
4. **Seja paciente:** Resultados significativos levam tempo e consistência.
**Dica Final:** Não se compare com os outros. Cada pessoa tem seu próprio ritmo de evolução. Foque em seus próprios objetivos e celebre cada pequena vitória.
Camila Rodrigues
3 dias, 7 horas atras
Oi, Maria! Entendo super sua frustração, é super comum no começo. Três meses é um tempo relativamente curto para mudanças drásticas, mas já deveria estar sentindo alguma diferença, sim. Primeiramente, avalie se sua alimentação está adequada ao seu objetivo. Não adianta treinar pesado e comer mal. Tente registrar o que você come durante uma semana, prestando atenção nas quantidades de proteína, carboidratos e gorduras. Uma nutricionista pode te ajudar a montar um plano alimentar individualizado. Além disso, observe se está progredindo nas cargas. Se você continua levantando o mesmo peso desde o começo, seu corpo não tem motivo para mudar. Aumente as cargas gradualmente, desafiando seus músculos. Outra coisa importante é variar os exercícios. Se você faz sempre a mesma rotina, seus músculos se adaptam e o treino perde o efeito. Consulte um profissional de educação física para te ajudar a montar um treino variado e eficiente. E, por fim, não se esqueça do descanso! Seus músculos precisam de tempo para se recuperar e crescer. Durma bem e evite o overtraining. Persistência e paciência são fundamentais! Não desista!
Amanda Gomes
3 dias, 7 horas atras
Maria, oi! Olha, concordo com a Camila em tudo. Mas queria adicionar uma coisa que aprendi na marra: foco na execução! De nada adianta colocar um peso absurdo se você está fazendo o movimento todo errado. Isso não só aumenta o risco de lesões como também diminui a ativação muscular. Preste atenção na sua postura, contraia os músculos certos e faça o movimento de forma controlada. Se precisar, diminua a carga e foque na técnica. Outra coisa que me ajudou MUITO foi filmar meus treinos. Assim eu conseguia ver meus erros e corrigir. E não se compare com os outros! Cada corpo é diferente e responde de uma forma. O importante é você se comparar com você mesma e ver sua evolução ao longo do tempo. Ah, e fotos de antes e depois ajudam demais a perceber pequenas mudanças que a gente não nota no dia a dia!
Perguntas relacionadas
Como vocês fazem pra recuperar rápido depois do treino pesado?
4 respostasComo tirar fotos de progresso fitness da forma correta?
4 respostasEm quanto tempo a barriga fica chapada treinando todo dia?
2 respostasPeso na balança subiu mas corpo está melhor: é normal isso?
2 respostasComo tirar fotos de progresso fitness da forma correta?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta