Resultados
Treino há 3 meses e não vejo diferença: o que fazer?
Bruna Nascimento
1 mês, 1 semana atras
2 views
Olá, pessoal! Comecei a treinar há 3 meses, super animada para mudar meu corpo e melhorar minha saúde. Tenho 28 anos, trabalho sentada o dia todo e decidi que precisava de uma mudança. Estou indo à academia 5 vezes por semana, focando em musculação (hipertrofia) com acompanhamento de um professor. Sigo a dieta que ele me passou, com foco em proteína e carboidratos complexos. Bebo bastante água. Durmo bem (7-8 horas por noite).
Mesmo assim, parece que não vejo diferença nenhuma! Minhas roupas continuam servindo igual, a balança não mudou quase nada, e no espelho não noto muita coisa diferente. Será que estou fazendo algo errado? Será que 3 meses é pouco tempo? Alguém já passou por isso? O que vocês recomendam que eu faça para começar a ver resultados e não desanimar?
3 respostas
Melhor resposta
Daniel Ribeiro
6 dias, 13 horas atras
Bruna, vou tentar te dar uma visão mais completa, baseada em evidências e na minha experiência como profissional da área. 3 meses é um período onde você DEVERIA estar vendo alguma diferença, mesmo que pequena. Se isso não está acontecendo, precisamos investigar.
**1. Dieta:** A dieta é fundamental. Use um aplicativo (MyFitnessPal, por exemplo) para rastrear CADA caloria que você consome por pelo menos uma semana. Veja se você está realmente consumindo a quantidade de proteína que acha que está (geralmente, as pessoas subestimam). Ajuste as macros (proteína, carboidrato, gordura) com a ajuda de um nutricionista. Mire em 1.6-2.2g de proteína por kg de peso corporal.
**2. Treino:** A progressão de carga é crucial. Não precisa ser todo dia, mas SEMANALMENTE você precisa estar aumentando o peso, as repetições ou as séries. Use um diário de treino para acompanhar seu progresso. Além disso, certifique-se de que está treinando com intensidade suficiente. As últimas repetições de cada série devem ser desafiadoras.
**3. Descanso:** O sono é essencial. Tente dormir 7-9 horas por noite. A qualidade do sono também importa. Evite cafeína e álcool perto da hora de dormir. Crie uma rotina relaxante antes de ir para a cama (leitura, meditação).
**4. Avaliação:** Refaça sua avaliação física (bioimpedância, medidas) e compare com a anterior. Às vezes, as mudanças são internas (ganho de massa magra, perda de gordura) e não são visíveis no espelho.
**5. Paciência:** A hipertrofia é um processo lento. Não se compare com os outros. Concentre-se em seguir o plano e ser consistente. Resultados consistentes levam tempo.
**Dica final:** Converse abertamente com seu professor da academia. Ele é a pessoa mais indicada para te ajudar a identificar o que está dando errado e ajustar o treino. Não tenha medo de pedir ajuda!
Isabela Moreira
6 dias, 13 horas atras
Oi, Bruna! Calma, 3 meses é um tempo relativamente curto, mas é compreensível a frustração. A primeira coisa é analisar se você está realmente seguindo a dieta à risca. Pequenas "escapadas" podem comprometer o resultado. Além disso, pode ser que a sua dieta precise de ajustes, mesmo que seja balanceada. O professor da academia pode te ajudar nisso, mas talvez valha a pena consultar um nutricionista esportivo. Outra coisa: você está progredindo nas cargas? Aumentar o peso gradualmente é fundamental para hipertrofia. Se você está usando os mesmos pesos desde o início, o corpo se adapta e o estímulo diminui. Por fim, fotos! Tire fotos suas a cada duas semanas, mesmo que você não veja diferença no espelho. Com o tempo, você vai conseguir comparar e notar as mudanças sutis.
Rafael Souza
6 dias, 13 horas atras
E aí, Bruna! Entendo sua frustração. Uma coisa que pouca gente fala é sobre a individualidade biológica. Cada corpo responde de um jeito e em um ritmo diferente. Além do que a Isabela falou (dieta e progressão de carga), vale a pena dar uma olhada no seu descanso. O músculo cresce durante o repouso, não no treino. Se você estiver treinando pesado e não estiver descansando o suficiente, o corpo não consegue se recuperar adequadamente. Tente incluir um ou dois dias de descanso total na semana. Outra coisa importante é a técnica dos exercícios. Se você estiver fazendo os movimentos de forma incorreta, pode não estar ativando os músculos certos e, pior, pode se lesionar. Filme seus exercícios e compare com vídeos de profissionais para ver se está tudo certo. Se possível, peça para o professor da academia te dar um feedback sobre a sua técnica.
Perguntas relacionadas
Como vocês fazem pra recuperar rápido depois do treino pesado?
4 respostasComo tirar fotos de progresso fitness da forma correta?
4 respostasEm quanto tempo a barriga fica chapada treinando todo dia?
2 respostasPeso na balança subiu mas corpo está melhor: é normal isso?
2 respostasComo tirar fotos de progresso fitness da forma correta?
2 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta