Camila Rodrigues
Resultados

Peso na balança subiu, mas o corpo está melhor: é normal?

Camila Rodrigues 4 semanas, 2 dias atras 4 views
Oi, pessoal! Preciso da ajuda de vocês. Tenho 28 anos, comecei a treinar musculação há uns 3 meses com o objetivo de ganhar massa magra e definir o corpo. Estou seguindo uma dieta com acompanhamento nutricional, focada em proteínas e carboidratos complexos. Acontece que, nas últimas semanas, o peso na balança aumentou uns 2 quilos. Ao mesmo tempo, minhas roupas estão vestindo melhor, sinto meus músculos mais firmes e até tirei umas fotos e achei meu corpo mais definido. Será que isso é normal? Devo me preocupar com o aumento do peso na balança? Alguém já passou por isso? Quais os melhores indicadores para acompanhar a evolução, além da balança?

2 respostas

Melhor resposta
Rafael Souza
Rafael Souza 1 semana, 5 dias atras
Camila, relaxa! Isso é super comum e, na verdade, um ótimo sinal. O que está acontecendo é que você provavelmente está ganhando massa muscular e perdendo gordura. O músculo é mais denso que a gordura, então ele pesa mais. Por isso, mesmo que você esteja perdendo gordura e afinando a silhueta, o peso na balança pode aumentar. A balança não conta a história toda. O ideal é você acompanhar outras medidas também: * **Medidas corporais:** Tire as medidas da cintura, quadril, coxas e braços. Se essas medidas estiverem diminuindo, é sinal de que você está perdendo gordura. * **Fotos:** Tire fotos suas em intervalos regulares (a cada duas semanas, por exemplo) para comparar o antes e depois. As fotos mostram a evolução da sua forma física muito melhor do que a balança. * **Percentual de gordura:** Se você tiver acesso a uma balança de bioimpedância ou puder fazer uma avaliação física com um profissional, acompanhe seu percentual de gordura. Ele vai te dar uma ideia mais precisa da sua composição corporal. * **Como as roupas estão servindo:** Como você mesma notou, se as roupas estão vestindo melhor, é porque você está mudando sua composição corporal. Foca nos resultados que você está vendo e sentindo, e não se prenda tanto ao número da balança. Continue com a dieta e o treino, e você vai ver ainda mais resultados!
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 1 semana, 5 dias atras
Oi, Camila! Complementando o que o Rafael disse, a balança pode até te desmotivar se você focar só nela. Além do ganho de massa muscular, outros fatores podem influenciar o peso na balança, como: * **Retenção de líquidos:** Principalmente para nós mulheres, a retenção de líquidos pode variar muito ao longo do ciclo menstrual. * **Consumo de sódio:** Uma dieta rica em sódio pode te fazer reter mais líquidos. * **Horário da pesagem:** O ideal é se pesar sempre no mesmo horário, de preferência em jejum, para ter uma comparação mais precisa. * **Nível de estresse:** O estresse libera cortisol, que pode influenciar no ganho de peso e na retenção de líquidos. Então, não se apegue tanto ao peso. Foque em se sentir bem, em ter mais energia e em ver as mudanças no seu corpo. Se você está seguindo a dieta e treinando direitinho, os resultados vão aparecer, mesmo que a balança não mostre isso de imediato. Uma dica extra: experimente usar um app de fotos para sobrepor fotos suas em momentos diferentes. O visual ajuda muito a ver a evolução!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta