Motivacao
Me comparando nas redes sociais, to desanimada do treino! O que fazer?
Camila Rodrigues
2 meses atras
1 views
Oi gente! Ultimamente tenho me sentido super pra baixo em relação aos meus treinos. Comecei a seguir um monte de perfis fitness no Instagram e TikTok, e agora fico me comparando o tempo todo com as outras pessoas. Parece que todo mundo está tendo resultados incríveis, menos eu. Tenho 25 anos, trabalho o dia todo e tento ir na academia umas 3 vezes por semana, mas a motivação sumiu. Será que estou fazendo algo errado? Alguém mais passa por isso? Queria dicas de como lidar com essa comparação e voltar a ter prazer em treinar.
4 respostas
Melhor resposta
Leticia Martins
4 dias, 9 horas atras
Oi, Camila! Passei por isso também e sei como é frustrante. A comparação nas redes sociais é uma armadilha! O que me ajudou foi focar no processo, não só no resultado final. Comecei a acompanhar perfis que mostram a jornada real, com altos e baixos, e que dão dicas de treino e alimentação sem pressão. Também comecei a usar um aplicativo para registrar meus treinos e acompanhar meu progresso. Ver que estou ficando mais forte, que consigo aumentar a carga, me motiva muito mais do que ver fotos de corpos 'perfeitos'.
Além disso, comece a praticar o 'autocompaixão'. Em vez de se criticar por não estar onde você quer, seja gentil consigo mesma. Reconheça seus esforços e celebre suas pequenas conquistas. Lembre-se que cada corpo é único e tem seu próprio tempo. E se for preciso, dê um tempo das redes sociais! Um detox digital pode fazer maravilhas pela sua autoestima e motivação.
**Passos práticos para se libertar da comparação:**
1. **Deixe de seguir contas tóxicas:** Faça uma limpa no seu feed e siga apenas perfis que te inspiram positivamente.
2. **Foque no seu progresso:** Use um aplicativo, tire fotos, anote medidas. Acompanhe sua evolução pessoal.
3. **Defina metas realistas:** Pequenas vitórias são mais motivadoras do que metas inatingíveis.
4. **Pratique a autocompaixão:** Seja gentil consigo mesma e celebre suas conquistas.
5. **Faça um detox digital:** Dê um tempo das redes sociais quando sentir que elas estão te fazendo mal.
**Dica final:** Lembre-se que você é muito mais do que um corpo. Cuide da sua saúde mental e física, faça atividades que te dão prazer e se cerque de pessoas que te apoiam e te amam do jeito que você é.
Maria Costa
4 dias, 9 horas atras
Camila, super te entendo! Essa é uma situação super comum hoje em dia. A gente vê só o lado bom das pessoas nas redes sociais, as fotos editadas, os melhores ângulos... E esquece que cada um tem seu próprio ritmo e genética. Uma dica é: deixe de seguir esses perfis que te fazem mal! Foque em perfis que te inspiram de forma positiva, que mostram a realidade do dia a dia, os desafios, e não só os resultados perfeitos. Outra coisa importante é definir metas realistas para você mesma. Não adianta querer ter o corpo da musa fitness em um mês, se você está começando agora. Pequenas vitórias semanais já fazem toda a diferença! E o mais importante: lembre-se que você está treinando por você, pela sua saúde e bem-estar, e não para impressionar ninguém.
Daniel Ribeiro
4 dias, 9 horas atras
Camila, a Maria tocou em pontos cruciais. Além disso, sugiro que você comece a monitorar seu próprio progresso, ao invés de se comparar com os outros. Tire fotos suas, anote suas medidas, registre seus pesos no treino. Assim, você consegue ver a sua evolução ao longo do tempo e se sentir mais motivada. Outra dica é procurar um profissional de educação física para te ajudar a montar um treino personalizado e adequado aos seus objetivos e necessidades. Ele poderá te dar orientações mais específicas e te ajudar a alcançar resultados de forma mais eficiente e segura. E não se esqueça de se alimentar de forma saudável e descansar bem, pois isso também influencia muito nos resultados.
Fernanda Lima
4 dias, 9 horas atras
Complementando as ótimas dicas, Camila, é importante lembrar que a indústria fitness nas redes sociais muitas vezes vende uma imagem irrealista. Muitos 'influenciadores' usam recursos como Photoshop, filtros e até mesmo procedimentos estéticos para alcançar a aparência que exibem. Além disso, muitos usam anabolizantes e outras substâncias para melhorar a performance e o físico de forma muito mais rápida. É fundamental ter senso crítico e não se deixar levar por essa ilusão.
Busque informações em fontes confiáveis, como artigos científicos e profissionais qualificados. Entenda que o processo de ganho de massa muscular e perda de gordura é lento e gradual, e que exige disciplina, paciência e consistência. Não existe fórmula mágica! E o mais importante: consulte um profissional de nutrição para montar um plano alimentar adequado às suas necessidades e objetivos. A alimentação é a base para qualquer resultado no treino.
Perguntas relacionadas
A motivação sumiu! Alguém mais se sente assim?
2 respostasVergonha de ir na academia pela primeira vez: como superar?
2 respostasMe comparo nas redes sociais e desmotiva no treino. O que fazer?
2 respostasNão vejo resultado no espelho e desanimei! O que fazer?
2 respostasVergonha de ir na academia pela primeira vez: Como superar?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta