Motivacao
Comecei a academia tem 1 semana e já quero desistir: é normal?
Lucas Ferreira
1 semana, 6 dias atras
3 views
E aí, pessoal! Beleza? Preciso de um help! Comecei a academia faz uma semana e tô me sentindo super desmotivado. A dor muscular tá pegando, a rotina tá puxada e a vontade de ficar em casa vendo Netflix tá gigante. Eu tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentado e queria começar a me exercitar pra ter mais energia e perder uns quilinhos.
Será que é normal essa sensação de querer desistir logo no começo? Alguém já passou por isso? Tem alguma dica pra me manter motivado e não jogar tudo pro alto? Tô me sentindo super frustrado porque achei que ia ser mais fácil e prazeroso, mas tá sendo um sufoco.
3 respostas
Melhor resposta
Gustavo Pereira
1 semana, 1 dia atras
Lucas, total! A maioria das pessoas passa por isso. O começo é sempre um choque, tanto físico quanto mental. Para te ajudar, vou te dar algumas dicas que funcionaram comigo:
1. **Defina metas realistas:** Não espere perder 10kg em um mês. Comece com metas pequenas, como ir à academia 3 vezes por semana e aumentar a carga em 5% a cada duas semanas.
2. **Encontre um parceiro de treino:** Ter alguém para te incentivar e te acompanhar faz toda a diferença. Vocês podem combinar de ir juntos e se motivar mutuamente.
3. **Varie os treinos:** Não fique só na musculação. Experimente aulas de ginástica, funcional, yoga... O importante é encontrar algo que você goste e que te motive a continuar.
4. **Recompense-se:** Depois de uma semana de treinos, se dê um presente. Pode ser um dia no spa, um jantar especial ou qualquer outra coisa que te faça feliz.
5. **Lembre-se do seu objetivo:** Tenha sempre em mente o motivo pelo qual você começou a ir à academia. Visualize os resultados que você quer alcançar e use isso como combustível para não desistir.
6. **Alimente-se corretamente:** A alimentação é fundamental para ter energia e se recuperar dos treinos. Procure um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar adequado aos seus objetivos. Priorize proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis.
E a dica de ouro: não se cobre tanto! Se um dia você não estiver com vontade de ir, não se force. Descanse e volte no dia seguinte com a energia renovada. O importante é manter a consistência a longo prazo.
Julia Santos
1 semana, 1 dia atras
Oi, Lucas! Super normal! A primeira semana é sempre a mais difícil. Seu corpo está se adaptando a uma rotina completamente nova, e a dor muscular tardia (DOMS) pode ser bem intensa. O importante é não se desesperar! Diminua o ritmo, não precisa pegar pesado logo de cara. Foque na técnica correta dos exercícios, mesmo que isso signifique usar menos peso. A dor vai diminuir gradativamente e você vai se sentir mais confiante.
Uma dica é: não foque tanto nos resultados imediatos. Concentre-se em criar o hábito de ir à academia. Comece com 3 vezes por semana, por exemplo, e vá aumentando aos poucos. E não se compare com os outros! Cada um tem seu próprio ritmo. O importante é você se sentir bem e perceber que está evoluindo, mesmo que seja aos poucos.
Maria Costa
1 semana, 1 dia atras
Lucas, super compreendo! Acredite, essa vontade de desistir é mais comum do que você imagina. A ciência explica: quando começamos a nos exercitar, nosso corpo libera cortisol (hormônio do estresse) em resposta ao esforço. Isso, combinado com a dor muscular, pode gerar desânimo.
Uma estratégia que funciona bem é o treino intervalado de alta intensidade (HIIT), mas adaptado para iniciantes. Comece com sessões curtas (15-20 minutos) e alterne momentos de alta intensidade com descanso ativo (caminhada leve, por exemplo). Isso vai te ajudar a queimar calorias e melhorar o condicionamento físico sem sobrecarregar o corpo.
Outra dica importante é prestar atenção na sua respiração durante os exercícios. Uma respiração adequada ajuda a controlar o ritmo cardíaco e a reduzir a sensação de cansaço. Inspire pelo nariz e expire pela boca, de forma controlada e profunda.
Por fim, lembre-se que a consistência é a chave para o sucesso. Não desista na primeira semana! Dê tempo para o seu corpo se adaptar e para você começar a sentir os benefícios da atividade física. Comemore cada pequena vitória e não se compare com os outros. O importante é você estar se cuidando e investindo na sua saúde!
Perguntas relacionadas
A motivação sumiu! Alguém mais se sente assim?
2 respostasVergonha de ir na academia pela primeira vez: como superar?
2 respostasMe comparo nas redes sociais e desmotiva no treino. O que fazer?
2 respostasNão vejo resultado no espelho e desanimei! O que fazer?
2 respostasVergonha de ir na academia pela primeira vez: Como superar?
3 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta