Hipertrofia
Treinar perna 3 vezes na semana é exagero ou funciona pra hipertrofia?
Maria Costa
3 semanas, 6 dias atras
2 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos e tô focada em ganhar massa muscular nas pernas. Atualmente, tô indo pra academia 5 vezes por semana e tava pensando em dedicar 3 desses dias só para treino de perna. Será que isso é exagero e pode me prejudicar, ou pode ser uma boa estratégia pra ver resultados mais rápido na hipertrofia? Tenho medo de entrar em overtraining ou lesionar, mas também quero muito ver minhas pernas crescerem. Alguém já tentou algo parecido? Que tipo de divisão de treino seria ideal nesse caso? Aceito dicas e opiniões!
2 respostas
Melhor resposta
Daniel Ribeiro
1 semana, 5 dias atras
Concordo com a Fernanda! Pra hipertrofia, o volume de treino é crucial, e treinar perna 3x pode te dar um bom volume. Mas, como ela disse, a intensidade e o descanso são cruciais. Vou dar um exemplo prático:
* **Dia 1: Foco em Quadríceps:** Agachamento livre (3-4 séries de 6-10 repetições), Leg Press (3-4 séries de 10-15 repetições), Extensora (3 séries de 15-20 repetições).
* **Dia 2: Foco em Posteriores e Glúteos:** Levantamento Terra (1-2 séries de 5-8 repetições), Stiff (3 séries de 10-12 repetições), Flexora (3 séries de 15-20 repetições), Elevação Pélvica (3-4 séries de 15-20 repetições).
* **Dia 3: Treino Completo:** Agachamento Frontal (3 séries de 8-12 repetições), Afundo (3 séries de 10-12 repetições por perna), Passada (3 séries de 10-12 repetições por perna), Panturrilha (4 séries de 15-20 repetições).
**Passos práticos:**
1. **Aquecimento:** 5-10 minutos de cardio leve e alongamento dinâmico.
2. **Progressão de Carga:** Aumente o peso gradualmente a cada semana, mantendo a forma correta.
3. **Descanso:** 1-2 minutos entre as séries.
4. **Nutrição:** Consuma proteína suficiente (1.6-2.2g por kg de peso corporal) e carboidratos complexos para energia.
5. **Sono:** Durma 7-9 horas por noite para uma recuperação ideal.
**Dica final:** Se estiver difícil se recuperar, considere diminuir o volume ou a frequência. O overtraining é um inimigo da hipertrofia. Priorize a qualidade do movimento e o descanso, e você verá resultados incríveis!
Fernanda Lima
1 semana, 5 dias atras
Maria, treinar perna 3 vezes na semana pode funcionar super bem pra hipertrofia, mas precisa ser bem planejado pra evitar lesões e overtraining. Não é o número de vezes que importa, mas sim a intensidade, o volume e a recuperação. Se você tá começando agora, talvez seja melhor começar com 2 vezes e ir aumentando gradualmente. Presta atenção nos sinais do seu corpo! Se sentir muita dor, fadiga excessiva ou queda no desempenho, diminua o ritmo. Divide bem os treinos. Por exemplo, um dia foca em quadríceps, outro em posteriores e glúteos, e um terceiro mais completo com exercícios compostos. E não esquece do descanso e da alimentação, que são fundamentais para a recuperação e o crescimento muscular.
Perguntas relacionadas
Como aumentar o glúteo sem engrossar muito as coxas?
2 respostasMusculação FEMINIZA ou MASCULINIZA o corpo da mulher? É mito?
2 respostasQual o melhor exercicio para aumentar o gluteo rapido?
2 respostasQuanto tempo para ver resultados visíveis na academia?
3 respostasMeu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta