Hipertrofia
Quanto peso usar para ganhar massa muscular? Dicas!
Camila Rodrigues
3 semanas, 4 dias atras
2 views
Oi, pessoal! Sou a Camila, tenho 28 anos e tô começando a levar a musculação mais a sério pra ganhar massa muscular. Malho 3 vezes por semana, mas sempre fico na dúvida de quanto peso colocar nos exercícios. Tenho medo de me machucar se pegar muito peso, mas também não quero ficar estagnada se usar sempre a mesma carga.
Qual a melhor forma de saber o peso ideal para hipertrofia? Existe alguma regra geral ou depende muito do exercício? E como sei quando devo aumentar o peso? Alguém pode me dar umas dicas práticas?
2 respostas
Melhor resposta
Vinicius Dias
1 semana, 1 dia atras
Camila, Daniel já deu umas ótimas dicas! Complementando, a progressão de carga é fundamental para hipertrofia. Não adianta usar sempre o mesmo peso. O corpo se adapta, e você para de ter resultados. Existem algumas formas de progredir a carga:
* **Aumentar o peso:** É a forma mais óbvia. Adicione pequenas cargas (1-2kg) quando conseguir completar todas as séries e repetições com boa forma.
* **Aumentar as repetições:** Se não tiver pesos menores, tente aumentar o número de repetições dentro da faixa (8-12). Quando conseguir fazer 12 repetições em todas as séries, aumente o peso.
* **Aumentar as séries:** Se você faz 3 séries de um exercício, pode tentar fazer 4. Isso aumenta o volume total de treino.
* **Diminuir o tempo de descanso:** Reduzir o tempo de descanso entre as séries aumenta a intensidade do treino.
O mais importante é prestar atenção no seu corpo e ir aumentando a carga gradualmente. Se sentir dor, pare e avalie a técnica. Descanso e nutrição também são cruciais para a recuperação muscular e o crescimento. Não se esqueça de comer proteína suficiente e dormir bem!
Daniel Ribeiro
1 semana, 1 dia atras
Oi, Camila! Entendo sua dúvida, é super comum. A verdade é que não existe uma fórmula mágica, mas alguns princípios podem te guiar. O peso ideal é aquele que te permite fazer o número de repetições planejadas (geralmente entre 8 e 12 para hipertrofia) com boa forma, sentindo o músculo trabalhar, mas chegando perto da falha muscular (não conseguir fazer mais nenhuma repetição com boa forma) na última repetição. Se você consegue fazer mais de 12 repetições com facilidade, provavelmente está leve demais. Se não consegue chegar a 8, está pesado demais.
Uma dica é começar com um peso que você acha que consegue fazer umas 10 repetições. Se conseguir fazer mais, aumente um pouco na próxima série. Se não conseguir, diminua. Anote os pesos que você usa em cada exercício, assim você tem um controle melhor do seu progresso. E lembre-se: priorize a técnica correta em vez de levantar o máximo de peso possível. Uma execução ruim pode levar a lesões.
Perguntas relacionadas
Como aumentar o glúteo sem engrossar muito as coxas?
2 respostasMusculação FEMINIZA ou MASCULINIZA o corpo da mulher? É mito?
2 respostasQual o melhor exercicio para aumentar o gluteo rapido?
2 respostasQuanto tempo para ver resultados visíveis na academia?
3 respostasMeu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta