Hipertrofia
Preciso mesmo de whey protein para ganhar massa muscular?
Carlos Mendes
4 semanas, 2 dias atras
1 views
E aí, galera! Beleza? Tenho uma dúvida que não me sai da cabeça. Tô treinando pesado na academia há uns 6 meses, com uma rotina de hipertrofia bem montada, e tô vendo alguns resultados, mas sinto que poderia ser melhor. Tenho 25 anos, trabalho o dia todo sentado e tento ir pra academia umas 4 vezes por semana. A questão é: vejo todo mundo tomando whey protein depois do treino, mas será que é *realmente* necessário? Minha dieta é ok, tento comer bastante proteína (frango, ovos, carne), mas confesso que nem sempre consigo bater a quantidade ideal. Será que o whey é o segredo para dar um 'up' nos meus ganhos, ou consigo resultados bons só com a alimentação?
4 respostas
Melhor resposta
Ana Silva
1 semana, 2 dias atras
Oi, Carlos! Sua dúvida é super comum, e a resposta não é tão simples quanto 'sim' ou 'não'. O whey protein é uma proteína completa, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que seu corpo precisa para construir e reparar músculos. Ele também é rapidamente absorvido, o que o torna uma opção conveniente para o pós-treino. No entanto, a necessidade de whey depende muito da sua dieta e rotina.
**Aqui está o que você precisa considerar:**
* **Ingestão proteica total:** O mais importante é atingir sua necessidade diária de proteína (1.6-2.2g por kg de peso corporal). Se você consegue isso através da alimentação, o whey é dispensável.
* **Qualidade da proteína:** Priorize fontes de proteína completas como carne, frango, peixe, ovos e laticínios. Se sua dieta é rica nessas fontes, você já está no caminho certo.
* **Conveniência:** O whey é super prático, especialmente se você tem uma rotina corrida e precisa de uma opção rápida para o pós-treino.
* **Orçamento:** Whey pode ser caro. Se o seu orçamento é limitado, concentre-se em fontes de proteína mais acessíveis.
**Passos práticos para decidir:**
1. **Calcule sua necessidade diária de proteína.**
2. **Monitore sua ingestão alimentar por alguns dias** para ver se você está atingindo sua meta.
3. **Se você estiver comendo bem e progredindo,** experimente ficar sem whey por algumas semanas e veja se há alguma diferença.
4. **Se você estiver com dificuldades para atingir sua meta de proteína ou precisar de uma opção rápida e conveniente,** o whey pode ser uma boa opção.
**Dica final:** Não se prenda a marcas ou tipos específicos de whey. O importante é escolher um produto de qualidade e que se encaixe no seu orçamento. Consulte um nutricionista para te ajudar a montar uma dieta equilibrada e personalizada para seus objetivos!
Isabela Moreira
1 semana, 2 dias atras
Carlos, entendo sua dúvida! Muita gente acha que whey é obrigatório, mas a verdade é que ele é um *facilitador*, não um milagre. Se você já está comendo bastante proteína na dieta (cerca de 1.6 a 2.2 gramas por kg de peso corporal por dia) e está progredindo na academia, o whey pode ser dispensável. Ele é prático porque é fácil de consumir e tem rápida absorção, ideal para o pós-treino. Mas, se você consegue atingir suas necessidades proteicas com a comida, ótimo! Agora, se você tem dificuldade em bater essa meta, aí sim o whey pode ser uma boa pedida pra complementar. Foca em comer bem, priorizando alimentos ricos em proteína, e veja como seu corpo responde. Se precisar de uma forcinha, o whey tá aí pra isso!
Mateus Barbosa
1 semana, 2 dias atras
Fala, Carlos! Complementando o que a Isabela disse, tem um estudo bem interessante publicado no 'Journal of the International Society of Sports Nutrition' que mostrou que a suplementação com whey protein pode sim auxiliar no ganho de massa muscular, especialmente em indivíduos que praticam treinamento de força. Mas, o ponto crucial é: a proteína total ingerida ao longo do dia é o que mais importa. O whey é uma fonte de proteína de alta qualidade, com todos os aminoácidos essenciais, mas outras fontes também servem. Se você estiver comendo bem e progredindo, não se prenda tanto ao whey. Ele pode ser útil se você tiver pressa ou dificuldade em consumir proteína suficiente, mas não é um pré-requisito absoluto. Pense nele como um 'extra' para otimizar seus resultados, não como algo essencial.
Felipe Araujo
1 semana, 2 dias atras
Brother, na real, whey é mó conveniência! Eu uso porque facilita a minha vida. Trabalho, estudo, treino... nem sempre rola fazer um rango decente depois do treino. Mas, se liga: antes de gastar dinheiro com whey, vê se tua dieta tá top. Frango, ovo, carne, feijão, lentilha... mete bronca nesses alimentos que já fazem um estrago! Se você já tá mandando bem na comida, aí o whey pode ser um plus pra te ajudar a bater a meta de proteína mais fácil. Mas, se a dieta tá furada, esquece whey e foca em comer direito. Senão, é dinheiro jogado fora!
Perguntas relacionadas
Como aumentar o glúteo sem engrossar muito as coxas?
2 respostasMusculação FEMINIZA ou MASCULINIZA o corpo da mulher? É mito?
2 respostasQual o melhor exercicio para aumentar o gluteo rapido?
2 respostasQuanto tempo para ver resultados visíveis na academia?
3 respostasMeu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta