Felipe Araujo
Hipertrofia

Meu braço não cresce! O que estou fazendo de errado na musculação?

Felipe Araujo 1 mês, 1 semana atras 0 views
E aí, galera! Preciso de uma ajuda urgente. Tenho 25 anos, malho há uns 2 anos, e sinto que meu corpo evoluiu legal, mas o braço simplesmente não cresce! Já tentei de tudo: aumentei o peso, diminuí, mudei os exercícios, mas nada parece funcionar. Minha rotina é: treino 5x por semana, com um dia específico para braço (bíceps e tríceps). Faço 3-4 exercícios para cada músculo, com 3-4 séries de 8-12 repetições. A dieta eu tento seguir certinho, com bastante proteína. Será que estou exagerando no treino de braço? Ou preciso mudar a estratégia? Me ajudem a entender o que estou errando, porque a frustração está grande!

4 respostas

Melhor resposta
Camila Rodrigues
Camila Rodrigues 1 semana, 1 dia atras
Oi, Felipe! Entendo sua frustração, já passei por isso! Depois de muita pesquisa e testes, montei uma estratégia que finalmente fez meus braços crescerem e quero compartilhar com você: **1. Avalie Seu Treino Atual:** Comece anotando todos os exercícios, séries, repetições e peso que você usa para bíceps e tríceps. Analise se há variedade de ângulos e se você realmente está sentindo o músculo trabalhar. **2. Mude a Abordagem (Microciclos):** Ao invés de treinar braço sempre igual, divida seus treinos em ciclos de 2-4 semanas com foco diferente. Exemplo: * **Semana 1-2: Força:** Foco em exercícios básicos com cargas mais altas (6-8 repetições) e descanso maior (2-3 minutos). Ex: Rosca direta com barra, supino fechado. * **Semana 3-4: Hipertrofia:** Foco em exercícios com repetições mais altas (10-15) e descanso menor (1 minuto). Ex: Rosca Scott, tríceps testa com barra. **3. Técnica Impecável:** Esqueça o ego! Use um peso que permita uma amplitude completa do movimento e contraia o músculo ao máximo em cada repetição. Se precisar, diminua a carga para garantir a forma correta. **4. Aumente o Volume:** Se você treina braço 1x por semana, aumente para 2x, dividindo o volume total. Ex: Em vez de fazer 4 exercícios para bíceps no mesmo dia, faça 2 exercícios em um dia e 2 em outro. **5. Nutrição Específica:** Além de garantir proteína (1.6-2.2g/kg), inclua carboidratos antes e depois do treino para fornecer energia e auxiliar na recuperação. Uma banana com pasta de amendoim pré-treino e um shake de proteína com dextrose pós-treino são ótimas opções. **6. Descanse e Monitore:** Dê tempo para o músculo se recuperar (48-72 horas entre os treinos de braço) e monitore seus resultados. Tire fotos, meça seus braços e anote a evolução dos pesos. Se não estiver vendo progresso, ajuste a estratégia. **Dica Final:** Não tenha medo de experimentar e adaptar a estratégia às suas necessidades. O que funciona para mim pode não funcionar para você, e vice-versa. O importante é encontrar o que te dá os melhores resultados! Seja consistente e tenha paciência, os resultados virão!
Vinicius Dias
Vinicius Dias 1 semana, 1 dia atras
Fala, Felipe! Entendo a sua frustração. É super comum o braço ser um músculo mais teimoso para crescer. Primeiro, vamos analisar algumas coisas: * **Frequência:** Treinar braço só uma vez por semana pode não ser o ideal para você. Tenta aumentar a frequência para 2x na semana, mas com volume menor em cada treino. Exemplo: um treino focado e outro mais leve, inserido em outro dia de treino (tipo, no dia de costas). * **Exercícios:** Quais exercícios você está fazendo? Às vezes, variar os exercícios e focar em exercícios compostos (que trabalham mais de um músculo ao mesmo tempo) pode dar um estímulo novo. Para bíceps, experimenta rosca direta com barra (boa para massa) e rosca concentrada (para pico). Para tríceps, paralelas e supino fechado são ótimos. * **Técnica:** A técnica é crucial! Não adianta colocar muito peso e fazer o movimento todo errado. Concentre-se em contrair o músculo em cada repetição, controlando a descida (fase excêntrica). * **Descanso:** Seus músculos precisam de descanso para crescer! Certifique-se de estar dormindo bem (7-8 horas por noite) e dando tempo para o braço se recuperar entre os treinos. Experimenta essas dicas e vê se faz diferença! Boa sorte!
Thiago Almeida
Thiago Almeida 1 semana, 1 dia atras
E aí, Felipe! Complementando o que o Vinicius falou, queria adicionar alguns pontos importantes: * **Dieta:** Você disse que tenta seguir a dieta, mas tem certeza que está ingerindo proteína suficiente? Para hipertrofia, o ideal é consumir cerca de 1.6 a 2.2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia. Distribua essa quantidade ao longo das refeições. * **Calorias:** Além da proteína, você precisa estar em superávit calórico (consumir mais calorias do que gasta). Se você está comendo poucas calorias, o corpo não terá energia suficiente para construir massa muscular. * **Suplementação:** Se a dieta estiver ok, você pode considerar usar creatina. Ela ajuda a aumentar a força e a resistência, o que pode te ajudar a levantar mais peso e estimular o crescimento muscular. * **Individualidade:** Cada corpo é diferente! O que funciona para um, pode não funcionar para outro. Experimente diferentes abordagens e veja o que funciona melhor para você.
Mateus Barbosa
Mateus Barbosa 1 semana, 1 dia atras
Fala, Felipe! Para complementar o que os outros caras disseram, e trazendo um pouco de embasamento científico, a hipertrofia muscular é um processo complexo que envolve diversos fatores. Um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* mostrou que a tensão mecânica (o peso que você levanta) é um dos principais estímulos para o crescimento muscular. Ou seja, progressão de carga é fundamental! Tente aumentar o peso gradualmente, mesmo que seja um pouquinho a cada semana. Outro ponto importante é o dano muscular. O exercício causa microlesões nas fibras musculares, que são reparadas durante o descanso, levando ao crescimento. O estudo também apontou que a alimentação rica em proteínas é crucial para esse processo de reparo e crescimento. Consuma fontes de proteína de alto valor biológico, como carne, ovos, frango e peixe. E não se esqueça do sono! Um estudo publicado no *Journal of Applied Physiology* mostrou que a privação de sono pode reduzir a síntese proteica muscular, ou seja, dificultar o crescimento. Durma bem para otimizar seus resultados!

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta