Hipertrofia
Como aumentar glúteo sem engrossar muito as pernas? Dicas!
Camila Rodrigues
2 meses atras
1 views
Olá, pessoal! Meu nome é Camila e tenho 28 anos. Faço academia há uns 6 meses, focada em hipertrofia, mas tô com uma dúvida cruel. Quero muito aumentar o tamanho do meu glúteo, mas tenho medo de acabar engrossando demais as pernas. Já tenho coxas relativamente grandes e não queria que elas ficassem desproporcionais.
Existe alguma forma de isolar mais o glúteo durante o treino? Quais exercícios seriam mais indicados para evitar o crescimento excessivo das pernas? E a alimentação, influencia muito nisso? Aceito dicas de treino e dieta! Queria muito equilibrar o volume das pernas com o glúteo, sem ficar com um aspecto desproporcional. Obrigada!
4 respostas
Melhor resposta
Daniel Ribeiro
5 dias, 15 horas atras
Camila, a chave é a combinação de treino e dieta. Para o treino, como o Vinicius disse, foque em exercícios que ativem bem o glúteo. Além dos que ele mencionou, adicionaria stiff (com a técnica correta, sentindo alongar bem o glúteo e posterior), búlgaro e glute bridge. Use cargas que te desafiem, mas sem comprometer a forma. Quanto à dieta, consuma proteína suficiente para a hipertrofia (1.6-2.2g por kg de peso corporal). Não tenha medo de carboidratos, eles são importantes para a energia e recuperação muscular. Uma estratégia que pode te ajudar é ajustar as calorias. Se você está ganhando peso muito rápido e sentindo que está indo mais para as pernas, talvez precise reduzir um pouco o excedente calórico. Procure um nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar individualizado. Ele vai te orientar nas melhores escolhas alimentares e quantidades adequadas para seus objetivos.
Vinicius Dias
5 dias, 15 horas atras
Oi, Camila! Entendo sua preocupação, é super comum! A hipertrofia é um processo complexo e o corpo responde de forma individual. Não existe uma fórmula mágica para isolar completamente um músculo, mas dá pra otimizar o treino pro glúteo sim. Uma dica é focar em exercícios que ativam mais o glúteo máximo, como elevações pélvicas (hip thrust), abduções de quadril (com caneleira ou na máquina) e variações de agachamento com foco no glúteo (ex: agachamento sumô). Controlar a amplitude e cadência (velocidade) do movimento também ajuda. Evite exercícios que ativam muito o quadríceps, como leg press com amplitude total e extensora.
Lucas Ferreira
5 dias, 15 horas atras
Olá Camila! Para complementar as dicas dos colegas, vou adicionar uma perspectiva mais técnica. Estudos mostram que a ativação muscular do glúteo máximo varia de acordo com o exercício e a técnica utilizada. Por exemplo, um estudo publicado no *Journal of Strength and Conditioning Research* demonstrou que o hip thrust e o glute bridge são altamente eficazes na ativação do glúteo máximo. Além disso, a ativação muscular pode ser potencializada através de variações no posicionamento dos pés e na amplitude do movimento.
Outro ponto crucial é a progressão de carga. Não adianta fazer sempre os mesmos exercícios com a mesma carga. O músculo precisa ser constantemente desafiado para continuar crescendo. Aumente o peso gradualmente, adicione repetições ou utilize técnicas de intensidade, como drop sets e supersets. E por fim, descanso é fundamental. O músculo cresce durante o descanso, então garanta boas noites de sono (7-9 horas) e respeite os dias de descanso entre os treinos de glúteo. Se você sentir muita dor muscular, pode ser um sinal de overtraining.
Maria Costa
5 dias, 15 horas atras
Oi, Camila! Uma dica que funcionou muito pra mim foi prestar atenção na conexão mente-músculo. Sabe, sentir mesmo o glúteo trabalhando durante o exercício? No começo, eu usava cargas mais leves e focava em contrair o glúteo ao máximo em cada repetição. Imagina que você está 'espremendo' uma bolinha com o glúteo. Parece bobagem, mas faz toda a diferença! Outra coisa que me ajudou foi usar faixas de resistência (mini bands) durante os exercícios. Elas aumentam a ativação do glúteo e ajudam a estabilizar o quadril. Você pode colocar a faixa acima dos joelhos durante o agachamento ou usar durante a abdução de quadril. Pra mim, deu super certo!
Perguntas relacionadas
Como aumentar o glúteo sem engrossar muito as coxas?
2 respostasMusculação FEMINIZA ou MASCULINIZA o corpo da mulher? É mito?
2 respostasQual o melhor exercicio para aumentar o gluteo rapido?
2 respostasQuanto tempo para ver resultados visíveis na academia?
3 respostasMeu braço não cresce! O que estou fazendo de errado?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta