Exercicios em Casa
Treino de pernas em casa só com peso corporal funciona mesmo?
Maria Costa
2 meses, 2 semanas atras
0 views
Oi, pessoal! Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentada e tô querendo dar um jeito na minha forma física, principalmente nas pernas e glúteos. Não tenho tempo (nem grana) pra academia, então queria saber se dá pra ter resultados fazendo treino de perna em casa só com o peso do corpo. Alguém já conseguiu? Quais exercícios são mais eficazes? Preciso de um treino completo pra engrossar as pernas em casa sem usar equipamentos. É possível ganhar massa muscular nas pernas sem peso na academia? Me ajudem!
4 respostas
Melhor resposta
Vinicius Dias
3 semanas, 4 dias atras
Maria, treino de pernas em casa com peso corporal funciona, mas exige disciplina e um plano bem estruturado. Para hipertrofia (ganho de massa muscular), você precisa criar microlesões nas fibras musculares para que elas se reconstruam mais fortes. Sem peso, isso é mais desafiador, mas possível com alta intensidade e volume. Aqui vai uma sugestão de treino completo que você pode fazer 3 vezes por semana:
* **Aquecimento:** 5 minutos de polichinelos, skipping e rotação de tronco.
* **Treino:**
* Agachamento livre: 4 séries de 15-20 repetições
* Agachamento búlgaro: 3 séries de 12-15 repetições por perna
* Afundo: 3 séries de 12-15 repetições por perna
* Ponte (elevação pélvica): 4 séries de 20 repetições
* Elevação de panturrilha: 4 séries até a falha
* **Alongamento:** 5-10 minutos focando nos músculos trabalhados.
**Dica extra:** Para maximizar os resultados, combine o treino com uma dieta rica em proteínas (carnes, ovos, leguminosas) e carboidratos complexos (batata doce, arroz integral). Beba bastante água e durma bem para otimizar a recuperação muscular. E não se esqueça de consultar um profissional de educação física para uma avaliação e orientação personalizada!
Julia Santos
3 semanas, 4 dias atras
Oi, Maria! Super possível ter resultados com treino de perna em casa sim! Eu mesma comecei assim e vi uma boa diferença. O segredo é a consistência e focar em exercícios que realmente ativam a musculatura. Agachamento é rei, claro, mas tem várias variações que você pode usar pra intensificar: agachamento sumô (abre mais as pernas), agachamento búlgaro (um pé no banco, aumenta a dificuldade), agachamento com salto (pra dar um gás no cardio). Além disso, não esquece dos exercícios unilaterais, como afundo e passada, que trabalham cada perna individualmente e ajudam a corrigir desequilíbrios. Faz 3-4 séries de cada exercício, com 12-15 repetições, e descansa uns 30-60 segundos entre as séries. No começo vai ser difícil, mas com o tempo você vai pegando o jeito e pode aumentar o número de repetições ou séries.
Bruna Nascimento
3 semanas, 4 dias atras
Concordo com a Julia, Maria! Pra complementar, é importante você focar na progressão de carga. Como você não tem peso, precisa aumentar a dificuldade dos exercícios de outras formas. Além das variações que a Julia mencionou, você pode diminuir o tempo de descanso entre as séries, aumentar o número de repetições até a fadiga, ou usar exercícios isométricos (segurar a posição por um tempo). Por exemplo, faça um agachamento e segure a posição lá embaixo por 30 segundos. Isso vai queimar muito! Outra dica é prestar atenção na técnica. É melhor fazer o exercício corretamente, mesmo que com menos repetições, do que fazer errado e se machucar. Procura vídeos no YouTube pra ter certeza que você está fazendo a execução correta.
Felipe Araujo
3 semanas, 4 dias atras
Complementando o que os outros já disseram, Maria, uma coisa que me ajudou muito foi variar os estímulos. Não fique só nos mesmos exercícios sempre. Experimenta coisas novas, como o 'single leg deadlift' (levantamento terra com uma perna só) ou o 'pistol squat' (agachamento em uma perna só). São exercícios bem avançados, mas com o tempo e treino você consegue fazer. E outra coisa importante: não tenha medo de sentir dor! A dor muscular tardia (DOMS) é normal depois de um treino intenso e indica que seus músculos estão se recuperando e crescendo. Mas se for uma dor aguda ou persistente, procure um médico.
Perguntas relacionadas
Treinar em casa dá o mesmo resultado que na academia? Tô na dúvida!
4 respostasElástico de treino: quais exercícios vocês recomendam pra fazer em casa?
2 respostasQuais os melhores exercícios em casa para perder culote rápido?
4 respostasYoga ou pilates em casa: qual o melhor para iniciantes?
2 respostasElástico de treino: melhores exercícios para cada músculo do corpo?
4 respostasQuer resultados reais?
Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.
Criar minha conta