Lucas Ferreira
Exercicios em Casa

Treino de pernas em casa só com peso corporal funciona mesmo?

Lucas Ferreira 1 mês, 3 semanas atras 0 views
E aí, galera do fitness! Lucas Ferreira na área. Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e tô querendo dar um up na minha forma física sem gastar com academia. A parada é que não tenho nenhum equipamento em casa, só o peso do meu corpo mesmo. Será que consigo ter resultados decentes treinando perna assim? Tipo, dá pra ganhar massa muscular e definir um pouco? Quais exercícios vocês recomendam pra um treino de perna completo em casa? Valeu pelas dicas!

4 respostas

Melhor resposta
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 3 semanas, 3 dias atras
Olá, Lucas! Sou profissional de educação física e gostaria de adicionar algumas informações importantes. O treino com peso corporal pode sim ser eficaz, especialmente para iniciantes, mas a chave está na intensidade e progressão. Um estudo publicado no 'Journal of Strength and Conditioning Research' mostrou que treinos de alta intensidade com peso corporal podem promover ganhos de força e hipertrofia semelhantes aos treinos com pesos, desde que realizados corretamente e com progressão adequada. Para otimizar seus resultados, sugiro que você siga um programa estruturado, com exercícios variados e foco em diferentes músculos das pernas. Além dos exercícios já mencionados, considere incluir isometria (ex: agachamento isométrico contra a parede) e pliometria (ex: saltos) para aumentar a intensidade e o gasto calórico. É fundamental prestar atenção à técnica dos exercícios para evitar lesões. Se possível, grave-se fazendo os movimentos e compare com vídeos de profissionais para verificar se está tudo correto. Se sentir dor, pare imediatamente e procure um profissional. **Exemplo de treino para iniciantes (3x por semana):** * Agachamento: 3 séries de 12-15 repetições * Afundo: 3 séries de 10-12 repetições por perna * Elevação de panturrilha: 3 séries de 15-20 repetições * Ponte: 3 séries de 15-20 repetições * Descanso de 1 minuto entre as séries. Lembre-se de ajustar o número de repetições e séries de acordo com seu nível de condicionamento físico e de aumentar a intensidade gradualmente. E, claro, consulte um profissional de educação física para ter um acompanhamento mais individualizado.
Gustavo Pereira
Gustavo Pereira 3 semanas, 3 dias atras
Fala, Lucas! Demais querer começar a treinar. Sim, é totalmente possível ter resultados com treino de pernas em casa usando o peso do corpo. Não vai ser igual à academia, claro, mas dá pra fortalecer a musculatura, melhorar o tônus e até ganhar um pouco de massa, especialmente se você for iniciante. Alguns exercícios top pra você incluir são: agachamento (normal, sumô, unilateral), afundo (normal e suas variações), stiff (se tiver uma barra e anilhas melhor, mas dá pra adaptar sem peso focando na execução), elevação de panturrilha (pode fazer no chão mesmo ou em um degrau pra amplitude maior) e ponte (ótimo pra glúteos também!). Uma dica: foque na execução correta dos movimentos. É melhor fazer um agachamento perfeito com poucas repetições do que um agachamento todo torto com um monte de repetições. E não esqueça de ajustar a intensidade! Se estiver muito fácil, diminua o tempo de descanso entre as séries, aumente o número de repetições ou experimente variações mais difíceis dos exercícios.
Fernanda Lima
Fernanda Lima 3 semanas, 3 dias atras
Oi, Lucas! Complementando o que o Gustavo falou, quero dar uma dica sobre a progressão. No começo, qualquer estímulo já vai trazer resultados. Mas, com o tempo, seu corpo vai se adaptar. Aí é importante você ir dificultando o treino. Uma forma é aumentar o número de repetições e séries. Outra é usar variações dos exercícios que exigem mais equilíbrio e força, como o agachamento pistol (unilateral) ou o afundo búlgaro (com o pé de trás elevado numa cadeira). Além disso, a alimentação faz toda a diferença! Pra ganhar massa muscular, você precisa consumir proteína suficiente (cerca de 1.6 a 2.2 gramas por quilo de peso corporal por dia). Inclua fontes de proteína em todas as refeições, como ovos, frango, peixe, carne magra, feijão, lentilha e tofu. E não esqueça dos carboidratos complexos, que dão energia para o treino, e das gorduras saudáveis, que são importantes para a produção de hormônios. Consulte um nutricionista para ter um plano alimentar individualizado.
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira 3 semanas, 3 dias atras
E aí, Lucas! Treinar perna em casa só com o peso do corpo é super viável, ainda mais pra quem tá começando. Eu mesmo fiz muito isso no começo e senti bastante diferença. Uma coisa que me ajudou muito foi focar na conexão mente-músculo. Sabe, sentir cada músculo trabalhando em cada repetição. Isso faz com que você aproveite ao máximo cada exercício. Outra dica é usar o que você tem em casa a seu favor. Por exemplo, use uma mochila com livros pra adicionar peso no agachamento ou no afundo. Ou use uma toalha pra fazer exercícios de alongamento e mobilidade, que são super importantes pra evitar lesões. E não se prenda só aos exercícios básicos. Experimente variações, como agachamento isométrico, agachamento com salto, afundo lateral, etc. Quanto mais variado for o seu treino, mais resultados você vai ter. E o mais importante: divirta-se! Se você não gostar do que está fazendo, vai ser muito mais difícil manter a consistência.

Quer resultados reais?

Cadastre-se no Clube Gaby para treinos personalizados e acompanhamento profissional.

Criar minha conta