Lucas Ferreira
Exercicios em Casa

Treino de pernas em casa só com peso corporal funciona mesmo?

Lucas Ferreira 1 mês, 3 semanas atras 0 views
E aí, galera do fitness! Lucas Ferreira na área. Tenho 28 anos, trabalho o dia todo sentado e tô querendo dar um up na minha forma física sem gastar com academia. A parada é que não tenho nenhum equipamento em casa, só o peso do meu corpo mesmo. Será que consigo ter resultados decentes treinando perna assim? Tipo, dá pra ganhar massa muscular e definir um pouco? Quais exercícios vocês recomendam pra um treino de perna completo em casa? Valeu pelas dicas!

4 respostas

Melhor resposta
Patricia Carvalho
Patricia Carvalho 3 semanas, 3 dias atras
Olá, Lucas! Sou profissional de educação física e gostaria de adicionar algumas informações importantes. O treino com peso corporal pode sim ser eficaz, especialmente para iniciantes, mas a chave está na intensidade e progressão. Um estudo publicado no 'Journal of Strength and Conditioning Research' mostrou que treinos de alta intensidade com peso corporal podem promover ganhos de força e hipertrofia semelhantes aos treinos com pesos, desde que realizados corretamente e com progressão adequada. Para otimizar seus resultados, sugiro que você siga um programa estruturado, com exercícios variados e foco em diferentes músculos das pernas. Além dos exercícios já mencionados, considere incluir isometria (ex: agachamento isométrico contra a parede) e pliometria (ex: saltos) para aumentar a intensidade e o gasto calórico. É fundamental prestar atenção à técnica dos exercícios para evitar lesões. Se possível, grave-se fazendo os movimentos e compare com vídeos de profissionais para verificar se está tudo correto. Se sentir dor, pare imediatamente e procure um profissional. **Exemplo de treino para iniciantes (3x por semana):** * Agachamento: 3 séries de 12-15 repetições * Afundo: 3 séries de 10-12 repetições por perna * Elevação de panturrilha: 3 séries de 15-20 repetições * Ponte: 3 séries de 1